ULTIMAS NOTICIAS

Gente chata: leia mais um artigo do Pastor Antônio Pereira Júnior.

Domingo, 29 de maio de 2016.
Pastor Antônio Pereira Júnior
Gente chata é uma chatice, concorda? Sempre me vejo escrevendo sobre esse tema chato. O problema não é estar chato. Afinal, quem em algum momento não se viu chato? Não, o problema não é estar chato, é ser chato. “Estar” é uma condição momentânea, passageira, o “ser” é uma condição permanente. Ser cronicamente chato é que é insuportável. Tem coisa pior do que um cara chato? Uma conversa chata sobre um assunto igualmente chato? Uma vida chata?
Quando um chato chega emudece todo prazer. Ele traz consigo a suprema capacidade de amargar o que era doce. Você conhece algum? Eu conheço vários. A vida, às vezes, já é tão cheia de dificuldades, problemas e decepções, por que piorá-la com sua chatice? Não dá para conversar com gente chata. Confesso: não aguento nem dez minutos. Na religião tem gente que quando se converte parece que fica pior, não aprecia mais as coisas simples – vira um chato gospel. Tudo parece errado, tudo é pecado, tudo é proibido, sem gosto, sem alegria, insosso. Creio que o evangelho tem o poder de transformar águas amargas em águas doces, não o contrário.
Gente que quer ser sempre séria, profunda e visceral a todo custo não se pode aguentar. Só um chato aguenta outro. Já notou? O pior é que alguém chato, que não sorri com nada, ainda quer que as pessoas ao seu redor sejam da mesma forma. Quando eles veem outros felizes ficam mais doentes ainda. São doentes que querem contagiar os outros com o vírus da chatice crônica. Deus me livre de pessoas assim.
Há um texto em Lucas que diz o seguinte: “(esta geração) São semelhantes a meninos que, sentados na praça, gritam uns para os outros: Nós vos tocamos flauta, e não dançastes; entoamos lamentações, e não chorastes” (Lucas 7.32). Esse texto trata de gente chata. Gente que não compreende o momento que está passando. Gente sem discernimento das oportunidades que Deus nos dá. O momento era de festa, de alegria, mas a geração dos chatos não compreendeu isso. O Verbo havia chegado e encarnado em figura humana; Deus visitara os homens. Por isso Jesus disse: “A que, pois, compararei os homens da presente geração, e a que são eles semelhantes?” – v. 31.
Deus nos livre do Diabo, do inferno, das tentações, do pecado e principalmente dos chatos. Dos pastores chatos, dos crentes chatos, dos políticos chatos, dos professores chatos, etc. Aliás, penso que o inferno é o lugar onde muitos chatos se reunirão. O pior deles será Satanás, ele não tem senso de humor. Para mim, bom-humor é fundamental!
Tem gente que me diz: “você precisa ser mais sério!”. Para quê? Pra ser chato como ela? Deus em livre! Algumas pessoas dizem: “Não… mas um pastor tem que ser sério o tempo todo”. Discordo! Um pastor tem que ser sério nos momentos que se requer a seriedade –e olhe que já são muitos. Em outros, ele tem que ser ele mesmo. Do contrário, será outro, e ser outro que não é você, é a pior coisa que tem. Aí, vira fariseu, mascarado, sem alma, sem alegria, sem vida. Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável.
Contudo, penso que os chatos são chatos não porque nasceram assim, foram formados. Pois é, existe uma escola que forma os chatos: a escola da vida. Essa formação pode durar muitos anos, ou se é chato logo cedo e depois apenas se aperfeiçoa a chatice. No final, não se recebe diploma, o que se ganha são apenas amarguras, tristezas e solidão.
Já escrevi em meu livro: “Tudo tem um tempo determinado” que um chato é transformado em chato quando ele não consegue mais rir de seus próprios defeitos e de quem acha defeitos nele. Quando não se consegue mais ver a beleza de um pôr-do-sol, do canto dos pássaros, do cheiro de chuva, da companhia de quem se ama, da leitura de um bom livro, da brincadeira inocente com um filho, de um beijo apaixonado, da conversa gostosa em volta de uma fogueira, de um abraço apertado, enfim, das coisas simples que Deus nos concedeu.
Você ainda brinca com as coisas simples dessa vida? Não? Tenho pena de você. Parece-me que você já foi contaminado pela síndrome da chatice. Ei, acorda, ainda dá tempo de reverter o quadro. Alguém já disse que “A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche”.Como dizia o poeta: “O tempo não para”. Tenha cuidado para quando chegar à velhice –período onde a chatice se torna aguda – não venha a lamentar pelo tempo perdido. Quero chegar à velhice com a mesma vontade de sorrir, de amar e abraçar.
Mas também entendo que muita gente chata só se tornou assim pelo fato de que nunca descobriram que a chatice não é a única forma de se viver. Tem gente que é amarga porque recebeu amargura, tem gente que não ama porque nunca foi amada, tem gente que não abraça porque nunca recebeu um abraço. Abraços são terapêuticos.  Mas eu quero te dizer que se você é um chato, ainda há tempo de mudar. Obedeçamos a Palavra de Deus que nos diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos”. Filipenses 4.4.
Jesus é aquele que muda a nossa natureza, transforma o nosso ser e nos dá a paz que precisamos. Ele tira toda a nossa esquizofrenia e psicopatologia da alma e nos transforma em seres alegres. O meu Jesus é alegre: “Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros” (Hebreus 1.9). Será que seus filhos devem ser diferentes?


Pr. Antônio Pereira Jr.
(1ª Igreja Congregacional em Guarabira – PB).


Portal Nordeste 1

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T