ULTIMAS NOTICIAS

Ricardo discute ampliação do Escola Cidadã com institutos parceiros do projeto

Sexta-Feira, 29 de julho de 2016
 
O governador Ricardo Coutinho se reuniu, na manhã desta sexta-feira (29), com o presidente do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) e com representantes de institutos parceiros do Projeto Escola Cidadã. Durante o encontro, realizado na Granja Santana, em João Pessoa, um dos pontos discutidos foi a ampliação do projeto, que atualmente funciona em oito escolas da rede estadual.

Na ocasião, Ricardo afirmou que, além de melhorias na execução do projeto, um dos objetivos do Governo do Estado é ampliar o Escola Cidadã, cujo modelo é o funcionamento em tempo integral. Ele destacou que o projeto vem mudando o modo com que a população vê a educação. “Quando as pessoas veem o retorno que os investimentos trazem, elas começam a cobrar. Nas primeiras plenárias do ODE [Orçamento Democrático Estadual], o mais citado eram as estradas. Hoje, a meta da sociedade é a educação, que deve ser uma política de Estado. Temos de construir esse legado”, ressaltou.

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, ressaltou que outros pontos foram discutidos, a exemplo da integração curricular das escolas cidadãs entre o ensino técnico e o profissional. “Um dos pontos que mais nos deixou felizes foi a avaliação feita com os pais e com os alunos, que disseram estar muito satisfeitos com esse modelo de escola. É uma ação inovadora do governador Ricardo Coutinho, que já conta com o apoio da sociedade. Precisamos avançar em alguns pontos, para que possamos otimizar esse projeto, que deixará legado para gerações”, pontuou.

O presidente do ICE, Marcos Magalhães, disse estar satisfeito com a execução do Projeto Escola Cidadã no Estado. “Tanto o ICE quanto os institutos parceiros temos um ritual de governança em que avaliamos a execução. O impacto positivo nos alunos que esse projeto trouxe nos dá a garantia de que o Escola Cidadã já pode ser considerado bem sucedido. Os alunos estão profundamente engajados no modelo, completamente transformados”, declarou.

O presidente do Instituto Natura, David Saad, disse estar motivado em participar da expansão do projeto. “Percebemos de forma concreta que o governador Ricardo Coutinho é um entusiasta da educação. Por isso, o Instituto Natura, e certamente os demais parceiros, sente-se muito feliz em participar desse projeto, que vem revolucionando a educação. Aqui na Paraíba, não será diferente”, ressaltou.

Escola Cidadã
Segundo o secretário da Educação, Aléssio Trindade, o Escola Cidadã já é sucesso em pelo menos dez estados do Brasil. O melhor, disse o secretário, é que nessa nova escola o Estado vai ter capacitação dos professores e diretores e ela vai funcionar em tempo integral. As escolas do projeto terão todos os laboratórios, a exemplo de Química, Física, Matemática, Biologia, Robótica e Informática. “É um modelo de escola que vai além do ensino de qualidade. É um modelo que vai formar cidadãos. Por isso, a meta do Governo do Estado é zerar a evasão escolar”, acrescentou.

Participaram ainda do encontro na Granja Santana o presidente do Instituto Sonho Grande, Igor Lima, e Ana Inoue, do Instituto Itaú BBA.



Secom-PB

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T