Sábado, 31 de dezembro de 2016
Logo da
Carabao, bebida energética tailandesa será exibida a partir de 2017 na manga do
uniforme; em 2018, substitui a Caixa no espaço mais nobre do "manto"
Carabao, nas mangas da camisa, é a nova patrocinadora do Flamengo
(Foto: Reprodução)
No último dia útil de 2016, o Flamengo fechou um contrato
bastante expressivo, o maior de sua história se for levado em conta duração e
dinheiro envolvidos. A empresa tailandesa Carabao Tawandang é a nova patrocinadora
rubro-negra e pagará R$ 190 milhões ao clube para exibir a marca de seu drink
energético, Carabao, no "manto". O vínculo é de seis anos. A notícia
foi publicada inicialmente pelo colunista Ancelmo Gois e confirmada pelo
Globoesporte.com.
A
logo da Carabao será exibida em 2017 na manga do uniforme do Flamengo. A partir
de 2018, passa para o espaço mais nobre da camisa e torna-se o patrocinador
master do Rubro-Negro, substituindo a Caixa Econômica Federal, que pode ocupar
outra propriedade do uniforme ou mesmo não patrocinar mais o clube.
O
GloboEsporte.com apurou que, com a Carabao ainda na manga, serão pagos R$ 15
milhões em 2017. Nos cinco seguintes, o clube receberá R$ 35 milhões por
temporada. Com valores reajustados e bônus, o Fla crê que pode superar os R$
190 milhões inicialmente projetados.
Vice-presidente
de marketing do Flamengo, Daniel Orlean não trata a parceria com a Carabao como
um simples patrocinador. Qualifica o acordo como o início de uma parceira
estratégica, principalmente pelo fato de o clube lucrar com venda de produtos e
de acordo com o crescimento da marca da empresa tailandesa no Brasil.
A Carabao já ilustra o uniforme de treinos do Chelsea (Foto:
Reprodução/Twitter)
- Grande passo no sentido de estabelecer com as marcas uma
parceria estratégica que vai além de um patrocínio de mídia. É uma parceria onde
a gente ganha junto com o crescimento dos resultados do nosso parceiro.
Trata-se de uma empresa que já está na Europa, em vários países. É um trabalho
que vem sendo feito há alguns meses pelo nosso time de executivos, e
acreditamos que é um marco não só na história do Flamengo, mas também na
história do futebol brasileiro, porque é o maior patrocínio que a gente percebe
.na história do futebol brasileiro - disse Daniel Orlean.
- É
preciso destacar que, apesar de já termos firmado o acordo com o novo parceiro,
ele só é valido mediante a aprovação do Conselho Deliberativo, que é soberano,
e nós respeitamos a governança do clube.
Em
2017, o Flamengo receberá R$ 6 milhões do curso de línguas Yes!, cuja marca é
exibida na barra da camisa (abaixo do número), R$ 15 milhões da Carabao
(manga), R$ 7 milhões da MRV (costas superior) e R$ 25 milhões da Caixa
Econômica Federal. Em relação à última, é bom frisar que o valor é pautado nos
termos atuais, mas estes podem ser reajustados. Clube e Caixa estão em processo
de renovação, e os ganhos rubro-negros podem ser maiores.
A
Tim, que posiciona sua logo dentro do número do uniforme, investe R$ 4 milhões
no futebol.
Por Amanda
Kestelman e Fred Gomes
Rio de Janeiro