ULTIMAS NOTICIAS

Como acabar com a insônia de uma vez por todas

Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2017
Sabe aquelas pessoas que encostam a cabeça no travesseiro e no minuto seguinte já estão roncando? Se você torceu o nariz, é porque não é o seu caso e tem até uma pontinha de inveja desses seres sortudos. Revirar na cama e contar as horas que restam para ter que levantar é cena corriqueira na vida de quem sofre de insônia (recorrente ou esporádica).

Nos dias agitados e tecnológicos em que vivemos esse problema é cada vez mais comum. “Quando se deita para dormir, para atingir o sono inicial, deve-se estar em repouso psicológico, semelhante ao pousar de um helicóptero”, ensina o otorrinolaringologista Salomão Carui, membro do grupo de medicina do sono do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Confira as dicas do especialista e tenha bons sonhos. Lembrando que nada dispensa uma consulta ao médico, viu?

Higiene do sono
Sabe escovar os dentes, tomar banho e lavar o rosto? O ritual antes de dormir deve entrar na mesma categoria de obrigação/hábito. Nosso organismo vai relaxando quando fazemos todos os dias algumas coisas antes de dormir. Com o tempo, o cérebro entende o que está por vir e vai entrando naquele modo de espera. Veja algumas medidas pra você tomar todos os dias à noite, até chegar nesse estágio:

-Estabeleça horários regulares para ir dormir e acordar. A rotina é muito importante nos primeiros dias de tratamento. O melhor é dormir no escuro e acordar no claro
– Tome chás calmantes ou um copo de suco de maracujá antes de dormir.
– Os chamados medicamentos fitoterápicos têm bons resultados, desde que utilizados sem excesso. Algumas pessoas reagem muito bem e “reaprendem” a dormir com eles
– Se for possível, faça banho de imersão (banheira ou ofurô) por 30 minutos antes de ir dormir para relaxar a musculatura. Uma ducha quente também funciona bem.
– Tente deixar o quarto o mais escuro e silencioso possível. Cubra pequenas luzes com fita isolante.
– Durma em posição correta, de lado, preferencialmente à direita, com travesseiro na altura do ombro para que a cabeça e a coluna vertebral fiquem absolutamente alinhadas. Use um travesseiro entre as pernas ou as mãos juntas, entre as coxas.
– Caso não durma em 20 minutos, levante da cama, tome um copo de água e volte depois. Ficar deitado horas tentando pegar no sono aumenta os níveis de estresse e atrapalha o sono.
– Os aplicativos que monitoram a qualidade do sono são muito bem desenvolvidos e auxiliam bastante. Mas eles não substituem o exame de polissonografia (o exame médico adequado para estudo do sono).



Fonte: Glamuor

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T