Quinta-feira, 12 de janeiro de 2017
O Governo do Estado já
investiu R$ 1,28 bilhão no Programa Caminhos da Paraíba, contemplando 2.432 km
de rodovias. O programa foi criado em 2011 pelo governador Ricardo Coutinho com
o objetivo de construir e restaurar rodovias que estavam deterioradas, e,
inclusive, colocando em prática um projeto para tirar do isolamento com
rodovias asfaltadas todos as 54 cidades que ainda eram servidas por estradas de
terra.
De acordo com balanço das principais
obras apresentado pelo diretor superintendente do Departamento de Estradas de
Rodagem da Paraíba (DER-PB), Carlos Pereira de Carvalho e Silva, nesses seis
anos de administração foram investidos um total de R$ 1.284.130.157,82. Somente
em pavimentação (rodovias novas concluídas) foram 65 obras, com 917,2 km, com
investimento de R$ 594.902.161,3. Em restauração de rodovias já existentes e
deterioradas, foram 44 obras, com 1.101,4 km, com investimento de R$
261.995.955,2 km. As obras concluídas chegam a 2.018,6 km, com investimento de
R$ 986.179.801,94. Outras obras e serviços concluídos, inclusive de mobilidade
urbana, são 19, onde o governo estadual investiu R$ 129.281,685,04.
Com o programa avançando em ritmo acelerado, Carlos
Pereira adiantou que atualmente 16 obras de pavimentação estão em andamento,
totalizando 242,2 km, com investimento de R$ 190.907.815,00. E ainda 10 obras
de restauração com 171,3 km e investimento de R$ 88.057.321,04. Com mais sete
obras a iniciar, o total em andamento atinge 413,5 km, com recursos de R$
324.535.457,85 sendo aplicados.
Entre as muitas obras de mobilidade urbana
em João Pessoa, Campina Grande e outras cidades do Estado, Carlos Pereira destaca
o Trevo das Mangabeiras, beneficiando cerca de 200 mil habitantes dos bairros
da zona zul da Capital, especialmente dos Bancários e de Mangabeira. Trata-se
da maior obra de mobilidade urbana do governador Ricardo Coutinho, com
investimento de R$ 25.708.109,29, recursos do Tesouro do Estado. Além de ser
considerada uma obra de beleza arquitetônica invejável, o dirigente do DER diz
que o Trevo resolveu em definitivo um velho problema de engarrafamento que
existia na entrada do Bairro de Mangabeira. O projeto técnico de engenharia
desenvolvido pelo DER permite o escoamento do tráfego viário diário rápido em
todas as direções, proporcionando fluidez nas interseções das avenidas Josefa
Taveira e Hilton Souto Maior Filho. Lembra que são cerca de 30 mil veículos por
dia que ali circulam, sem nenhum engarrafamento.
Carlos Pereira destaca outras obras de
mobilidade urbana em João Pessoa executadas pelo Governo do Estado e de grande
alcance social, como a duplicação da Av. Cruz das Armas, entre a
baixa de Oitizeiro ao Viaduto da BR-230; pavimentação da Perimetral Sul,
atualmente em construção; e as passarelas do Renascer (estrada de Cabedelo), a
do Boa Esperança (próximo do Viaduto do Geisel) e já assinou a ordem
de serviço para a construção de outra entre o IESP e o Hiper, todas na BR-230.
Na Grande João Pessoa o governo estadual construiu também o Binário
de Bayeux, resolvendo o tráfego de veículos na Av. Liberdade; o acesso a
Coqueirinho, no município do Conde, no Litoral Sul.
Contorno de Jacumã
Para desenvolver o turismo no Litoral Sul do Estado, o
governador Ricardo Coutinho construiu o Contorno de Jacumã. O trecho, com uma
extensão de 5 km, foi todo pavimentado, solucionando em definitivo um dos
maiores problemas de engarrafamentos do trânsito, especialmente durante os
feriados e festejos carnavalescos.
Utilizando recursos próprios, concluiu as
obras do aeródromo de Cajazeiras; ponte sobre o Rio do Peixe
em Patos; pavimentação da Av. Almeida Barreto, em Campina Grande; pavimentação
dos acessos a Cachoeira dos Guedes em Guarabira e o acesso à comunidade do
Bocadinho, em Cuité; alargamento da ponte de Galante/Fagundes; recuperação da
ponte sobre o Rio Paraíba em Itabaiana; reconstrução da Ponte da Batalha, entre
Santa Rita e Cruz do Espírito Santo; pavimentação da Avenida do Amor, em
Cajazeiras; o Contorno de Guarabira, em Construção, entre várias outras obras
de grande alcance social.
Entre as várias rodovias beneficiadas com
rejuvenescimento e sinalização, o diretor do DER destaca as PB-073 entre Sapé e
Guarabira; da PB-032 entre a BR-101 e Pedras de Fogo; da PB-071 entre a BR-101
a Jacaraú; da PB-250 entre a BR-412/Prata/Ouro Velho/Divisa da Paraíba com
Pernambuco; da PB-008 entre a Av. Hilton Souto Maior e Monsenhor Magno e da
PB-233 entre Santa Luzia/Várzea/Divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte.
GRANDES RODOVIAS
Anel do Cariri
Entre o grande número de rodovias pavimentadas e
restauradas pelo Governo do Estado, o diretor de Operações do DER, Hélio
Paredes Cunha Lima, destaca a pavimentação da maior obra rodoviária dos últimos
30 anos no Estado da Paraíba. Trata-se do Anel do Cariri, com uma extensão de
204,1 km, com um investimento de R$ 114.673.355,8 e que tirou do
isolamento mais cinco municípios do Cariri paraibano: São João do Tigre,
Camalaú, Congo, Caraúbas e São Domingos do Cariri.
Rodovia da Reintegração
Outra grande e importante rodovia pavimentada
pelo Governo do Estado foi a PB-228, denominada a Rodovia da Reintegração,
com 84,2 km, interligando os municípios de Assunção, Salgadinho, Areia de
Baraúna, Passagem, Quixaba, Entroncamento BR-230 e acesso a Cacimba de Areia,
incluindo a restauração e adequação de capacidade do Entroncamento da BR-230 a
Assunção, com 8 km. O investimento total é de R$ 62.409.907.92. Trata-se de uma
rodovia com o mesmo padrão técnico de uma rodovia federal.
Estrada Segura
O diretor de Planejamento e Transportes do DER,
José Arnaldo Souza Lima, ressaltou por sua vez que o Governo do Estado,
preocupado em garantir os investimentos realizados e a qualidade da rede
estadual pavimentada, criou o Programa Estrada Segura, destinado a executar todo
um trabalho voltado para a conservação rotineira da malha rodoviária, com
serviços de roço na faixa de domínio, tapa buraco, limpeza da drenagem e
renovação da sinalização horizontal e vertical. O programa é muito importante
para reduzir acidentes e evitar danos nos veículos e, consequentemente, prejuízo
aos seus proprietários. Neste programa, até o final de 2018, serão investidos
cerca de R$ 40 milhões.
Secom-PB