ULTIMAS NOTICIAS

Corpo de Dom Marcelo é velado na Catedral Basílica de João Pessoa

Terça-feira, 27 de março de 2017
Velório começou na manhã desta segunda, após homenagens em Guarabira.
Enterro vai ser na tarde desta segunda, na Catedral Basílica da capital.
Velório foi realizado na Catedral Nossa Senhora da Luz, em Guarabira (Foto: Reprodução/TV Cabo Branco)
Na manhã desta segunda-feira (27) teve início o velório do corpo de Dom Marcelo Carvalheira, arcebispo Emérito da Paraíba, na Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa. É o terceiro e último velório do arcebispo emérito antes do sepultamento, previsto para as 16h desta segunda-feira, na própria basílica da capital paraibana.

Dom Marcelo morreu na noite de sábado (25) aos 88 anos no Recife, onde morava há mais de 10 anos. A causa da morte não foi informada, mas, de acordo com Arquidiocese da Paraíba, dom Marcelo Carvalheira estava com a saúde debilitada, muito por conta da idade avançada. Ele morreu a caminho do hospital.

Antes de chegar à Paraíba, o corpo de dom Marcelo Carvalheira foi velado no domingo (26) na Catedral da Sé, em Olinda, Pernambuco. No final da noite de domingo, Dom Marcelo chegou à Catedral Nossa Senhora da Luz, em Guarabira, onde foi velado até o início da manhã desta segunda.

O vigário geral da Arquidiocese da Paraíba, monsenhor Virgílio Bezerra de Almeida, lamentou a morte do arcebispo emérito. “Agora, no dia da Anunciação, do Martírio de Dom Oscar Romero, Dom Marcelo faz sua Páscoa e no céu vai encontrar Dom Helder, Pe. Ibiapina e muita gente do povo de Deus”, afirmou.
Velório de Dom Marcelo Carvalheira aconteceu na Catedral da Luz, em Guarabira (Foto: Volney Andrade/TV Cabo Branco)

Biografia
Dom Marcelo Pinto Carvalheira nasceu no dia 1º de maio de 1928 no Recife. Arquidiocesano de Olinda em 1944. Em 1946 foi para a Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, onde cursou a Filosofia e a Teologia. Foi ordenado padre no dia 28 de fevereiro de 1953, em Roma. Dom Marcelo foi um dos mais importantes colaboradores de Dom Hélder Câmara. Durante o Regime Militar no Brasil, defendeu os líderes católicos perseguidos, sendo ele mesmo preso e torturado.

No dia 29 de outubro de 1975, o jovem padre Marcelo Pinto Carvalheira foi nomeado pelo Papa Paulo VI o Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, ficando sob sua responsabilidade a organização de uma nova Diocese no Brejo paraibano. Ele foi ordenado bispo no dia 27 de dezembro de 1975, pelas mãos de Dom Helder Câmara, Dom Aloísio Lorscheider e Dom José Maria Pires.

Dom Marcelo foi nomeado 5º Arcebispo Metropolitano da Paraíba após renúncia de Dom José Maria Pires. Dom Marcelo tomou posse em janeiro de 1995 e solicitou da Sé Apostólica a concessão do título de Basílica Menor à Catedral Metropolitana de Nossa Senhora das Neves. Em 1997, após reforma do templo, o título é concedido pelo Papa João Paulo II.

Entre 1998 e 2004, Dom Marcelo Carvalheira foi vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ao atingir a idade limite para o governo diocesano, Dom Marcelo solicitou sua renúncia e deixou a Arquidiocese da Paraíba no dia 5 de maio de 2004. No mesmo dia, Dom Aldo di Cillo Pagotto, então Bispo de Sobral (CE), para assumou a Arquidiocese da Paraíba. Após a renúncia, Dom Marcelo passou a morar no Mosteiro de São Bento, em Olinda, e posteriormente se mudou para o Recife.
Dom Marcelo Carvalheira foi arcebispo da Paraíba entre 1996 e 2004 (Foto: Rizemberg Felipe/Jornal da Paraíba)



Do G1 PB

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T