ULTIMAS NOTICIAS

Paixão ou tesão? Descubra o que você sente aqui

Quinta-feira, 23 de março de 2017
Basta o coração dar aquela acelerada e pronto: a gente confunde tudo! Acha que está apaixonada, quando na verdade pode ser apenas atração sexual. Ambos os sentimentos são arrebatadores e a sensação física é bastante parecida! A questão é como aprender a diferenciar um e do outro e fugir das ciladas.

Segundo a psicóloga Fabiane Curvo, a paixão é um sentimento de desejo. A atração sexual também. A diferença é que na paixão a gente quer se relacionar amorosamente com o outro, quer ser aquilo que o outro tem e pode sentir também uma certa admiração. “Já o tesão está relacionado à parte sexual, a desejar fisicamente e sexualmente o outro”.

É tudo químico e biológico!
A Universidade de Concordia, em Montreal, no Canadá, mapeou o caminho que ambos os sentimentos fazem em nosso cérebro. Ainda que “habitem” a mesma área chamada de corpo estriado, eles são diferentes. Quando falamos de tesão, o desejo sexual ativa a área da recompensa. É aquela mesma que você ativa quando você tem um orgasmo, ou come uma sobremesa.

Já o sentimento da paixão age justamente no mesmo lugar em que é associado o uso de drogas (é por isso que é tão difícil superar um fora, é quase como uma abstinência). Mas, essas áreas podem se sobrepor. É aí que mora o perigo e a delícia de se apaixonar!

E não há certeza de que isso possa acontecer. Um desejo pode evoluir, mas também pode acabar. “É preciso avaliar se é isso o que ambos verdadeiramente querem. Ambas as partes precisam refletir sobre o que sentem e se estão aptos a evoluir a relação sem causar mágoas ou expectativas frustradas”.

É só atração sexual?
Para saber se você está apenas com segundas intenções com alguém, é preciso se autoanalisar e, quem sabe, chegar a um diagnóstico. “A paixão é mais profunda, exige mais de você. Ela te faz pensar mais, desejar mais e querer mais do outro”, explica a psicóloga.

Pode evoluir como também pode acabar. Tudo depende do envolvimento entre ambas as pessoas e se estão dispostas a fazer dar certo, dar continuidade. É preciso avaliar se é isso o que ambos verdadeiramente querem. Ambas as partes precisam refletir sobre o que sentem e se estão aptos a evoluir a relação sem causar mágoas ou expectativas frustradas.

O teste
Você deve se fazer uma série de perguntas. “Se todas as respostas caminharem para algo mais efêmero e carnal, é apenas atração sexual”, ensina Fabiane.

No site Psycology Today, há uma lista de perguntas desenvolvidas pela psicóloga Judith Orloff. Pergunte-se:

Desejo sexual
– Seu foco é a aparência e o corpo da pessoa?
– Tem interesse em transar com ela, mas não quer conversar?
– Prefere manter o relacionamento no nível fantasioso, não discutir sentimentos reais?
– Sente vontade de ir embora logo depois do sexo?

Paixão

– Quer passar tempo com a pessoa?
– Ficam conversando e você não vê o tempo passar?
– Quer honestamente saber o que a pessoa sente?
– Você tem vontade de querer ser alguém melhor?

Atração sempre vem antes?
Não há regras para esse dilema. Ele é individual, pessoal e intransferível! “Geralmente nos aproximamos de quem nos atrai fisicamente, mas podemos nos sentir atraídos também por outras características da pessoa”, diz. E aí a paixão pode até vir antes do desejo físico.

Mulheres X homens
É comum afirmar que as mulheres confundem paixão e tesão com mais frequência que os homens. No entanto, Fabiane diz que essa afirmação não é válida. “Tratando-se de sentimentos que caminham de maneira tão próxima e intensa, a passionalidade na hora de pensar costuma acometer ambos os gêneros”, diz.

Segundo a Fabiane, tudo vai depender de como a pessoa interpreta o que está sentindo e não de seu gênero. “Se ela consegue diferenciar os sentimentos, se ela sabe avaliar se o que ela está sentindo é puramente sexual ou há um envolvimento maior e mais profundo”. Portanto, nada de propagar por aí essa “máxima” do comportamento feminino.

Homens são mais rápidos
Uma pesquisa inglesa descobriu que os homens são os reis da “paixão à primeira vista”. Mais de 50% dos homens se apaixonam no primeiro encontro, enquanto apenas 10% das mulheres se sentem assim, a maioria precisa de, em média, 6 encontros para isso.

Mulheres e o sexo
Desde a libertação sexual, nós estamos mais abertas a nossa sexualidade e ao sexo casual. Segundo um estudo do site C-date, 64,3% das mulheres afirmam que vale tudo quando o assunto é sexo sem compromisso! Mas então porque temos tanta dificuldade em tratar a atração apenas como sexo?

“Muitas mulheres estão mais aptas e abertas a entrarem em um relacionamento mais firme, com mais compromisso”, afirma Fabiane. Enquanto alguns homens ainda são um pouco relutantes nessa questão.

Mas, independente de gênero, tudo depende de como a pessoa está se sentindo no momento. “Se ela está mais carente, se ela prefere apenas curtir o momento e sentir prazer… Uma série de fatores pessoais [é o que determina]”, explica.

Dá para evitar a paixão?

Sim, ainda que seja complicado. A dica de Fabiane é ficar em estado de alerta, mantendo sempre o seu lado racional como prioridade. “O cuidado é fundamental porque, querendo ou não, o sexo é algo íntimo e isso pode facilmente gerar algum tipo de envolvimento”, comenta.

Agora, se pintar uma paixão o jeito é tentar ser correspondida. Caso não acontece, se afaste e dê um tempo para não aumentar o sentimento de dependência e de abstinência.



Glamuor

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T