ULTIMAS NOTICIAS

Dom Aldo Pagotto é ovacionado em posse de novo arcebispo; Walter Santos comenta

Segunda-feira, 22 de maio de 2017
Ainda repercute intensamente entre fiéis da Igreja Católica da Paraíba a manifestação espontânea de aplausos ao arcebispo emérito, Dom Aldo Pagotto, quando seu nome foi anunciado estando presente na celebração de posse do novo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, no Ginásio Ronaldão, em João Pessoa.

Foi a primeira manifestação pública em favor de Dom Aldo desde seu afastamento do cargo.

Já pela manhã tomou posse o novo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, na Catedral de Nossa Senhora das Neves.

Os dois bispos eméritos, Dom Aldo e Dom.José Maria Piressl  -únicos ainda vivos da Paraíba, entregaram junto com Dom Genival Saraiva o báculo pastoral a Dom Delson, que representa o trabalho de pastoreio que ele assume na Região Metropolitana de João Pessoa.

O decreto da chamada posse canônica foi lido poucos momentos antes da entrega do báculo. Assinado pelo notário apostólico Marcelo Rosetti, o documento recomenda que o novo arcebispo se "dedique a cuidar da comunidade paraibana". O Núncio Apostólico para o Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, que estaria presente na celebração, teve que cancelar a viagem por conta dos acontecimentos políticos desta semana em Brasília. Mas ele enviou uma carta que foi lida por Dom Genival e informou que visita a Paraíba na solenidade de Nossa Senhora das Neves, no dia 5 de agosto.

Durante a homilia, Dom Delson fez questão de mencionar cada um dos bispos presentes e fez um longo agradecimento aos presentes. "Eu me sinto tão confortado e apoiado pela presença de cada um de vocês aqui", justificou. Ele também se disse surpreso com a reação dos fiéis da Diocese de Campina Grande, de onde ele está sendo transferido. "A gente trabalha e não conta com nada, faz tudo por Jesus, mas a resposta do povo de Campina neste período de transição me comoveu muito", revelou.

"Com esta posse, assumo os ônus e bônus desta missão", disse sobre o que ele mesmo chamou de "preocupação com os grandes desafios da Arquidiocese". "Estou com coração confiante, feliz e esperançoso porque sei que as graças de Deus não faltam aos seus", garante, dizendo que "com o olhar em Cristo o desafios serão enfrentando com fé, calma, paciência e a força da Palavra". "Cada prece [desde que foi anunciado novo Arcebispo] chegou até mim com tal força que chego aqui tranquilo e sereno para enfrenta

O blogueiro Walter Santos comentou a manifestação pública por Dom Aldo em texto deste domingo.

Confira:
"Fiéis "lavam a alma" de Dom Aldo; Aplausos na posse do Bispo são reconhecimento
O ato religioso solene de posse do novo Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, com a presença de milhares de fiéis acabou celebrando uma nova fase de vida do arcebispo emérito da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, ovacionado no Ronaldão ao ter seu nome citado como presente.

A manifestação estrondosa da forma espontânea como se deu se traduziu em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo ex-arcebispo da Paraíba.

Na linguagem popular do bairro da Torre, significou mais do que reconhecimento a reação de fiéis desaprovando a forma como foi construída a saída de Dom Aldo ou, na contrapartida, a superação ainda em vida pelas dores acumuladas principalmente de dentro da Igreja.

O que se viu e ouviu sábado no Ronaldão é um testemunho de que os fiéis estão solidários como Dom Aldo Pagotto, que pagou o preço de ser autêntico nos seus ideais de cidadania em desalinho ao pensamento de setores da própria Igreja.

ÚLTIMA

"Cada um dá o que tem...""



WSCOM

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T