ULTIMAS NOTICIAS

Temer deve vetar redução de área florestal no Pará, afirma ministro

Segunda-feira, 05 de junho de 2017
Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino
O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, disse nesta segunda-feira (5) que o presidente Michel Temer (PMDB) deverá vetar medidas provisórias que reduzem áreas de preservação no Pará.

Segundo ele, o peemedebista "se mostrou sensível" ao apelo da pasta diante de modificações realizadas nas propostas durante tramitação no Congresso Nacional. "Eu acredito firmemente que, no momento adequado, ele vai estabelecer vetos", disse o ministro.

Em maio, a Câmara dos Deputados aprovou iniciativa enviada pelo próprio presidente que alterou os limites da Floresta Nacional do Jamanxim, no Pará.

No texto substitutivo, uma emenda diminuiu ainda mais a área de proteção de 1,3 milhão para 561 mil hectares. A proposta original retirava 305 mil hectares, o equivalente a quase duas cidades de São Paulo.

Na mesma noite, foi aprovada modificação em outra medida provisória, alterando área de proteção ambiental também no Pará para a construção de estrada de ferro próxima à BR-163.

A mudança na Floresta Nacional do Jamanxim foi criticada por ambientalistas e contraria relatório de 2009 do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), segundo o qual apenas uma área de 35 mil hectares deveria ser excluída da floresta.

A Floresta do Jamanxim é a unidade de conservação com o maior incremento de desmatamento do país. A área de influência da rodovia concentra 70% dos novos desmates da Amazônia Legal.

A unidade tem registrado episódios de violência relacionados à madeira e ao garimpo. Em junho, um policial militar foi morto a tiros quando participava de uma operação do Ibama contra madeireiros.



GUSTAVO URIBE, BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T