ULTIMAS NOTICIAS

Idosa morre após infecção por superbactéria KPC em Campina Grande

Sábado, 22 de julho de 2017
Mulher morreu e outra pessoa segue internada após transferências da UPA para o Pedro I.
Idosa morre após infecção pela superbactéria KPC em Campina Grande (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Uma  idosa de 92 anos morreu em Campina Grande, nesta sexta-feira (21), após uma infecção pela superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae Carbapenemase) - rara e resistente a antibióticos. A paciente tinha sido atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e foi transferida para o Hospital Municipal Pedro I. Uma outra pessoa com a suspeita de infecção por KPC também foi transferida para a unidade e segue internada.

O exame da mulher apontou que ela morreu por insuficiência respiratória e foi confirmada a presença da bactéria KPC, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ela havia dado entrada na UPA com um quadro de pneumonia.

A assessoria da SMS informou que está apurando os casos e confirma que dois pacientes com infecção pela superbactéria KPC foram transferidos da UPA para o Pedro I em Campina Grande. As duas unidades passam por procedimentos de desinfecção.

A direção do Hospital Pedro I afirma que recebeu os pacientes da UPA. A direção da UPA retirou todos os equipamentos e fechou a ala vermelha, onde estavam os dois pacientes, para desinfecção e manutenção. A direção manteve dois leitos de unidade semi-intensiva em outra ala do hospital.

Superbactéria KPC
O contágio da bactéria KPC acontece por contato. A bactéria se multiplica em ambiente hospitalar. A KPC pode causar infecções sanguíneas, urinárias e generalizada, além de pneumonia. Os sintomas são febre, dor no corpo e dor na bexiga.

A Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande esclarece que a Ala Vermelha da UPA 24h, que funciona no bairro Alto Branco, está passando por um processo de desinfecção para garantir a segurança em saúde dos pacientes da unidade.

A medida foi adotada após a confirmação de caso de infecção pela superbactéria KPC, em paciente da UTI do Hospital Municipal Pedro I que havia sido transferido da UPA para aquela unidade hospitalar, onde foi diagnosticado. Também por medida de segurança, o mesmo procedimento de desinfecção hospitalar está sendo realizado na UTI do Hospital Pedro I.

Pedro I e UPA funcionam normalmente
A Secretaria de Saúde informa, em nota, que não houve interrupção dos atendimentos na UPA e no Pedro I. "Durante o processo de desinfecção, leitos da Ala Vermelha e da UTI continuam funcionando normalmente em outros espaços dos dois serviços de saúde. Até o final da manhã desta sexta-feira (21), nenhum paciente precisou ser transferido da UPA para outras unidades hospitalares, em decorrência da desinfecção da Ala Vermelha. A previsão é que os procedimentos nas duas unidades sejam concluídos até final desta sexta-feira (21)".



Por G1 PB

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T