ULTIMAS NOTICIAS

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Ricardo destaca importância da Transposição para o Nordeste em MG

Quarta-feira, 12 de julho de 2017
Na palestra, Ricardo também destacou a atual situação dos reservatórios da Paraíba
O governador Ricardo Coutinho ministrou palestra, nesta terça-feira (11), durante a conferência de abertura do VI Workshop Internacional Sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Bacias Hidrográficas, que acontece na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em Minas Gerais.

A palestra teve como tema principal o Projeto de Integração do rio São Francisco. Durante a conferência, Ricardo fez um balanço sobre a atual situação hídrica da Paraíba, falou sobre as obras relacionadas à transposição do São Francisco, os impactos da chegada das águas no estado, entre outros assuntos.

“É uma satisfação poder participar desse evento tendo a honra de ter sido convidado para a conferência de abertura do workshop. Através desse projeto de Integração do São Francisco, 12 milhões de pessoas serão beneficiadas. É uma das obras mais baratas do Brasil quando comparada aos efeitos positivos que trará para a sociedade e para o País. É importante dizer também que cerca de R$ 1 bilhão são investidos em programas ambientais para recuperar o rio São Francisco, até então nada tinha sido feito. Mais de 1700 nascentes do rio estão sendo preservadas e também há um programa de conservação da fauna e flora. É preciso fazer a ação com a responsabilidade de que ela tenha sustentabilidade”, frisou Ricardo.

O governador também falou sobre a importância da inclusão produtiva através da transposição do São Francisco. “Por trás desta, que é a maior obra hídrica que o país já teve, tem muitas comunidades ao redor dos rios que têm a capacidade de conviver e melhorar a vida do ponto de vista econômico. Ver os rios com muita água correndo, mesmo sem chuvas, é emocionante para quem mora nas redondezas. Além de suprir as necessidades das pessoas e animais, acredito que as águas também devem ser implantadas para desenvolvimento econômico das regiões”, pontuou.

Ricardo citou ainda algumas obras complementares realizadas para receber as águas e destacou que a Paraíba será o Estado com a maior distribuição das águas do rio São Francisco.

Na palestra, Ricardo também destacou a atual situação dos reservatórios da Paraíba. “Temos 126 reservatórios monitorados, os maiores estão abaixo da capacidade esperada e 44 se encontram em situação crítica. Dos 223 municípios do Estado, 196 estão em situação de emergência devido à falta de chuvas. Estamos com cinco barragens em construção que daqui para o fim do ano, acredito que estarão prontas e já recuperamos muitas barragens com recursos próprios. Fizemos uma nova barragem de Camará que rompeu em 2004, mas tivemos a capacidade de reconstruí-la para o bem do povo, um investimento na ordem de R$ 48 milhões, enfim, temos um olhar muito especial para a área hídrica”, ressaltou.



WSCOM

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T