ULTIMAS NOTICIAS

Morre aos 98 anos o arcebispo emérito da Paraíba Dom José Maria Pires

Segunda-feira, 28 de agosto de 2017
Faleceu, neste domingo (27), o arcebispo emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires, em Belo Horizonte (MG). Ele completou 98 anos de idade neste 15 de março. Nascido em Conceição do Mato Dentro aos 15 de março de 1919, foi o terceiro bispo de Araçuaí e o quarto arcebispo da Paraíba. É o bispo mais antigo em ordenação episcopal do Brasil.

Dom José nasceu no distrito de Córregos e aos onze anos entrou para o seminário, ordenando-se padre aos 22, em Diamantina, Minas Gerais. Sua ordenação a bispo veio em 1957, e a arcebispo, em 1966. Foi ordenado arcebispo na Igreja de Nossa Senhora do Rosário (foto). A celebração de posse acolheu caravanas de todas as regiões do Estado.

Foi bispo de Araçuaí, membro da Comissão Central da CNBB, presidente da Comissão Episcopal Regional do Nordeste. Renunciou em 29 de novembro de 1995.

Por meio de seu trabalho, sempre pautado numa inestimável atuação na época da ditadura militar, na qualidade de arcebispo, quando desenvolveu uma atuação pautada na conjunção da atividade religiosa com a defesa dos direitos humanos, fez da religião um meio para educar com vistas à mudança social.

Seu pastoreio na Arquidiocese foi fecundo sob vários aspectos, particularmente do ponto de vista da assistência social e da luta pelos direitos dos mais necessitados.

Dom José Maria Pires tinha como lema “Scientiam Salutis” (A ciência da Salvação). Tomou posse como Arcebispo da Paraíba em 27/03/1966 e renunciou em 29/11/1995. Atualmente, Dom José Maria Pires mora em Belo Horizonte (MG).



Paraíba.com

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T