ULTIMAS NOTICIAS

Após doação, viúva reencontra o rosto do marido em outro homem

Domingo, 12 de novembro de 2017
Na biblioteca de uma clínica, Lilly Ross caminha em direção a um estranho e o abraça. Dezesseis meses depois de uma cirurgia de transplante que deu a Andy Sandness o rosto que tinha pertencido a Calen "Rudy" Ross, ele encontra a mulher que tinha concordado em doar a face de seu amado ao homem que viveu quase uma década sem um rosto.

Os dois se encontraram no final de outubro em um encontro arranjado pela Mayo Clinic, onde Sandness passou por uma cirurgia que durou 56 horas para o transplante de rosto.

Junto com o seu filho Leonard, Ross caminhou em direção a Sandness. Lágrimas rolaram dos olhos dela enquanto os dois trocavam um abraço apertado.

Ross estava preocupada antes do encontro com medo de reviver certas lembranças de seu marido, que cometeu suicídio.
Charlie Neibergall/ AP
Lilly Ross chora ao ver Andy Sandness, que recebeu o rosto do marido de Ross
Mas sua ansiedade logo desapareceu. Sem os olhos de Calen, a testa ou as bochechas, Sandness não se parecia com ele, Ross disse a si mesma.

Ao contrário, ela viu um homem cuja vida mudou por causa do presente de seu marido, novamente confiante após passar 10 anos se escondendo de espelhos e dos olhares das pessoas.

Sandness e Calen Ross tiveram vidas repletas de caçadas, pescarias e aventuras antes de seus problemas os consumirem, apesar da distância que os separavam.

Sandness colocou um fuzil sob seu queixo em 2006 em Wyoming, seu Estado natal, e puxou o gatilho, destruindo a maior parte de seu rosto.

Ross disparou contra si e morreu em Minnesota, uma década depois.

Desde 2006, Sandness tem evitado contato com o mundo exterior, incomodado com seus ferimentos -- cirurgias de reconstituição do rosto o deixaram com uma boca deformada --, além disso, sua prótese de nariz frequentemente caía.
Charlie Neibergall/ AP
Lilly Ross (dir.) toca em Andy Sandness
Uma esperança surgiu em 2012 quando a Mayo Clinic começou a explorar o programa de transplante de rosto e novamente em 2016, quando Sandness entrou na lista de espera para o procedimento.

Ross já tinha concordado em doar os órgãos internos de seu marido aos pacientes.

Então a LifeSource, uma ONG voltada para facilitar a doação de órgãos e tecidos, levou a Ross a ideia de uma doação para um homem que estava esperando por transplante de rosto.
Charlie Neibergall/ AP
Andy Sandness olha álbum de família de Lilly Ross (esq.)
Ross e Sandness tinham a mesma idade, tipo sanguíneo, cor da pele e estrutura facial, praticamente uma combinação perfeita para a cirurgia de Sandness. O médico Samir Mardini disse que os dois homens poderiam ser primos.

Ross consentiu, apesar da hesitação sobre algum dia encontrar o rosto de seu marido em um estranho.

Na época ela estava grávida de oito meses. Ela disse que tinha uma única razão para seguir adiante com a doação: queria que seu filho um dia entendesse o que seu pai fez para ajudar os outros.

Mais de um ano depois da cirurgia, que envolveu mais de 60 profissionais médicos, Sandness está aproveitando cada momento de sua vida, recuperando até aqueles simples prazeres que perdeu por 10 anos, como mastigar um pedaço de pizza.

Ele foi promovido em seu trabalho e está expandindo seu mundo enquanto ainda aproveita o anonimato que veio com um rosto normal.
Charlie Neibergall/ AP
Andy Sandness toca a cabeça de Leonard enquanto conversa com Lilly Ross
A vida de um transplantado de rosto dá trabalho. Sandness está em um regime diário de medicações anti-rejeição. Ele constantemente trabalha para treinar seus nervos para agir em sincronia com seu novo rosto, fazendo massagem facial e treinando a dicção para melhorar sua fala.

Ross e Sandness disseram que eles se sentem como uma família agora.

No dia do encontro, a criança Leonard olhou com curiosidade para Sandness em um primeiro momento.

Pouco depois, o menino se aproximou e pediu para ser carregado por ele.

Alegremente, Sandness atendeu.
Charlie Neibergall/ AP
Andy Sandness carrega Leonard Ross



UOL

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T