ULTIMAS NOTICIAS

Município de Caldas Brandão/PB também está na lista: Sudene inclui 24 municípios da Paraíba na zona do semiárido

Sexta-feira, 24 de novembro de 2017
Decisão considerou o percentual diário de déficit hídrico e índices pluviométrico e de aridez
Imagem ilustrativa
O Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou, nesta quinta-feira (23), a inclusão de 24 municípios da Paraíba na zona do semiárido. Segundo a Sudene, a inclusão se deu a partir de levantamento técnico produzido por grupo de trabalho interministerial, do qual a superintendência e o Ministério da Integração fizeram parte. A decisão considerou como critérios o percentual diário de déficit hídrico e índices pluviométrico e de aridez.

A vice-governadora, Ligia Feliciano, esteve na reunião do conselho, realizada em Fortaleza, e explicou que essas cidades vão receber ações específicas da Sudene, para promover o desenvolvimento econômico e políticas públicas diferenciadas para os moradores.

O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rômulo Montenegro, comentou que a integração dos 24 municípios na zona do semiárido vai contribuir com a qualidade de vida das pessoas, principalmente por causa das políticas públicas que são direcionadas para os municípios que estão sob abrangência do semiárido.

“Começando pelos agricultores, que terão uma política de financiamento agrícola diferenciada com juros mais tolerantes, com prazos mais dilatados e passa por uma política de FNE também extremamente mais tolerante diante do quadro de escassez chuvosa e o reconhecimento da zona do semiárido. Além disso, as políticas sociais que são direcionadas a partir do reconhecimento daquele município como sendo do semiárido são extremamente benevolentes, diante exatamente da vulnerabilidade que a população passa diante da escassez de chuva”, explicou.

Entraram na lista do semiárido os municípios de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alagoinha, Araçagi, Areia, Belém, Borborema, Caldas Brandão, Cuitegi, Duas Estradas, Guarabira, Gurinhém, Juarez Távora, Lagoa de Dentro, Matinhas, Mulungu, Pilões, Pilõezinho, Pirpirituba, São José dos Ramos, Serra da Raiz, Serra Redonda, Serraria e Sertãozinho.



Por G1 PB

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T