ULTIMAS NOTICIAS

CNH digital é lançada na Paraíba; emissão começa nesta sexta-feira


Sexta-feira, 13 de abril de 2018
É necessário ter um código QR no documento impresso para poder solicitar a emissão.
Carteira de Habilitação Digital será emitida a partir desta sexta-feira, na Paraíba (Foto: Reprodução/TV Globo)
A Carteira de Habilitação Eletrônica já poderá ser emitida gratuitamente na Paraíba a partir desta sexta-feira (13). A CNH digital é opcional e tão válida quanto o documento impresso, mas tem o objetivo de garantir uma maior segurança para o condutor. O lançamento do serviço foi feito pelo governador Ricardo Coutinho nesta quinta-feira (12), em João Pessoa, seguindo uma recomendação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Para ser usuário do serviço, é preciso ter a carteira de motorista com um código QR, uma espécie de código de barras, existente na parte interna do documento. Aqueles que renovaram ou tiraram a CNH depois de maio do ano passado já têm esse código, no entanto, os documentos que não têm essa marca deverão ser renovados ou ter a 2ª via impressa.

Com o código em mãos, o condutor deve realizar o cadastro no portal de serviços do Denatran, do qual irá receber um e-mail. Após isso, o interessado deverá clicar no link que aparece na mensagem e comparecer a um dos postos de atendimento do Detran para atualizar os seus dados. Aqueles que têm um certificado digital podem completar todo o processo online.
Para solicitar a CNH Digital, condutores precisam ter versão impressa do documento com código QR (Foto: Adneison Severiano/G1 AM)
Depois de atualizar as informações, o usuário deve solicitar, também no portal de serviços do Denatran, o código de ativação para a versão eletrônica, que será enviado por e-mail. Então, o condutor deve baixar no smartphone o aplicativo da CNH Digital, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, fazer o login com o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a mesma senha do portal e, em seguida, digitar o código de ativação.

Ao criar uma senha de quatro dígitos no aplicativo, que será usada para acesso ao serviço, o condutor deve estar conectado à internet, no entanto, para outros acessos, a versão eletrônica da carteira de motorista estará disponível sem necessidade de conexão.

O superintendente do Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), Agamenon Vieira, destacou que uma estrutura que conta com 26 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e 28 postos avançados foi montada e preparada para a emissão da CNH Digital.



Por G1 PB

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T