ULTIMAS NOTICIAS

Após falta de energia elétrica, homem constrói candeeiro com 2 metros de altura no Sertão da PB

Sexta-feira, 16 de novembro de 2018
Antônio Modesto, de 51 anos, levou 15 dias para concluir objeto mede mais de 2 metros de altura e pode iluminar até 800 metros quadrados.
Após falta de energia elétrica, homem constrói candeeiro com mais de dois metros, na PB — Foto: Antônio Modesto/Arquivo
Motivado pela falta constante de energia elétrica na região onde mora, um homem construiu um candeeiro gigante feito de zinco, que mede 2,1m de altura e tem capacidade para 1.080 litros de querosene, em Itaporanga, no Sertão da Paraíba. Antônio Modesto, de 51 anos, levou 15 dias para concluir o trabalho.

O candeeiro foi levado para o Sítio Jenipapo, na zona rural da cidade. Cerca de 10 pessoas passam pelo local, diariamente, para conferir o trabalho e registrar o que veem através de fotografias.

"Eu compro poucas quantidades de querosene e acendo ele em algumas noites, mas não por muito tempo, pra não perder a graça", revelou Antônio.

O construtor do objeto contou que o filho dele é estudante de Engenharia Civil e o ajudou a pedir o reconhecimento do trabalho ao livro dos recordes, mas até o momento não receberam resposta. "Eu pesquisei e não encontrei, no mundo, um maior do que ele não", reforçou.

Foi o filho de Antônio que também aplicou conhecimentos técnicos para medir a área de alcance de iluminação do candeeiro. Segundo eles, a luz do objeto pode chegar a clarear até 800 metros quadrados.

Tradição
O candeeiro é parte da cultura sertaneja. O objeto foi utilizado durante anos para iluminar espaços quando ainda não existia a energia elétrica. No entanto, ainda é possível encontrá-lo em comunidades rurais que se agarram à tradição e o enxergam como um meio para economizar.

Inauguração
A inauguração oficial do candeeiro será feita apenas no dia 8 de janeiro de 2019, data em que se comemora o aniversário da cidade. Para "inaugurar" o candeeiro, Antônio pretende organizar um evento de luta feminina. Ele contou que montará um ringue embaixo do equipamento para que as competidoras, que já são 10, sejam iluminadas. Haverá premiação para as três melhores colocadas. A campeã deve ganhar R$ 700. A que ficar em segundo lugar vai receber uma cesta básica e uma bicicleta. A terceira colocada vai embolsar R$ 300.
Após falta de energia elétrica, homem constrói candeeiro com mais de dois metros, na PB — Foto: Antônio Modesto/Arquivo




Fonte: Por Iara Alves, G1 PB

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T