ULTIMAS NOTICIAS

O Município de Mari recebe alunos e professores do Campus IV – UFPB Mamanguape para a organização da IV Jornada de Estudos Freiriano

Quinta-feira, 29 de agosto de 2019
Na manhã do sábado, 24, alunos e professores do Campus IV – UFPB Mamanguape estiveram reunidos no município de Mari, precisamente, no Assentamento de Reforma Agrária Tiradentes, para a preparação da IV Jornada de Estudos Freiriano. O GEPeeS-UFPB (Grupo de Estudos Freiriano) vieram ao município com os seguintes objetivos: estudo, mobilização e conhecimento sobre a história da comunidade Tiradentes e a economia sustentável na Agricultura Familiar desenvolvida pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário – SMDEA. Na solenidade, estiveram presente também o Assessor para Assuntos Comunitária da PRAC/UFPB, o professor Emanuel Falcão, Professora Dra. Maria aparecida Nunes Pereira – DFE, UFPB, o professor Paulo Palhano (coordenador do projeto sobre estudos de Paulo Freire),  e o professor e sociólogo Stephan Sandkötter, da Universidade de VECHTA, Alemanha.

A vinda dos professores, Falcão, Aparecida, Paulo (UFPB) e Stephan (Alemanha) a Mari tem por finalidade a articulação de um estágio supervisionado de quatro estudantes da Alemanha, os quais ficarão por um período de 4 meses; sendo que um dos resultados do estágio, será a produção de um documentário sobre a história do assentamento Tiradentes e o trabalho da SMDEA, especificamente as ações focadas no desenvolvimento da agricultura familiar de base agroecológica.
O Professor Stephan Sandkötter,  fez um breve relato sobre o objetivo de sua vinda à Mari. “Hoje estou aqui no município de Mari para conhecer, também, esse projeto alternativo que fornece produtos naturais sem glúten produzidos aqui. Na minha terra Alemanha, existem muitas pessoas que não podem consumir o glúten, e esta forma dessas mulheres aqui do assentamento produzir os alimentos sem glúten para mim é bastante interessante, além de ser importante no aspecto econômico. Além do mais, como minha Universidade tem um intercâmbio com a UFPB, meus alunos virão à Paraíba, especialmente para o município de Mari, com o objetivo de conhecer todas as iniciativas da economia sustentável na Agricultura Familiar desenvolvidas”, disse.
Conforme o Secretário da SMDEA, Severino Ramo, “a comitiva foi recepcionada pelo grupo de mulheres Sementes da Terra, no assentamento, onde foi servido um café da manhã à base de produtos oriundos da agricultura familiar, tais como: bolos, biscoitos de goma, pizzas, coxinhas e panetone feitos com massas de mandioca, pastéis de batata doce, entre outras guloseimas. Logo após a recepção e interação entre os presentes, a equipe se dirigiu à residência de dona Damiana, para uma entrevista sobre as Ligas Camponesas; a senhora foi testemunha ocular dos fatos ocorridos no confronto entre trabalhadores rurais, policiais e capangas da usina, à época”, disse.

Dando continuidade as ações da programação, a comitiva se dirigiu à casa de farinha do Assentamento Tiradentes, onde foi feita uma exposição das ações desenvolvidas pela SMDEA, especialmente sobre o Projeto Propriedade Produtiva. Em seguida, o grupo se deslocou para o “casarão da cultura”, localizado no Sítio Mata. No local, o GEPeeS-UFPB fez uma reunião de planejamento da IV Jornada Pedagógica de Estudos Freiriano. Logo após a atividade foi servido o almoço, regado a comidas típicas, muito forro e MPB; a animação musical ficou por conta do Trio Mariense,  e de Adriano Basílio, ambos do nosso município. Mais fotos acesse o link: http://www.mari.pb.gov.br/o-municipio-de-mari-recebe-alunos-e-professores-do-campus-iv-ufpb-mamanguape-para-a-organizacao-da-iv-jornada-de-estudos-freiriano/





Por: Assessoria Prefeitura de Mari/PB

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T