ULTIMAS NOTICIAS

Pagamentos de cotas do PIS-Pasep valem para quem trabalhou entre 1971 e 1988; entenda

Terça-feira, 20 de agosto de 2019
Pagamentos começam a ser feitos hoje pela Caixa Econômica e Banco do Brasil. Apenas quem trabalhou com carteira assinada na iniciativa privada ou foi servidor público civil ou militar tem direito ao benefício
Foto: TV Globo
Caixa Econômica e o Banco do Brasil começam a pagar as cotas do PIS (Programa de Integração Social) e do Pasep(Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) a partir de hoje. Esses pagamentos são destinados apenas a quem trabalhou com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988, e que não tenha retirado o saldo anteriormente. As cotas do PIS são pagas pela Caixa Econômica e as do Pasep pelo Banco do Brasil. Os valores serão depositados nas contas dos correntistas das duas instituições. Os demais cotistas poderão fazer o resgate do benefício conforme calendário divulgado pelos bancos. Veja abaixo!

Calendário mostra pagamentos das cotas do PIS e do PASEP — Foto: TV Globo

A cota do PIS paga quem trabalhou na iniciativa privada nesse período. Já o Pasep é para quem trabalhou como servidor público ou militar nessa mesma época. Doze milhões de brasileiros têm direito a receber esse dinheiro. E para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, o Mais Você conversou com o professor de Economia Alberto Ajzental.

"Se você trabalhou nesse período, até 1988, fazia parte desse fundo, você tem valor e tem cota. O que o governo está fazendo agora é liberando completamente esses valores. A gente acredita que seja na faixa de R$ 1.500 reais chegando a um pico R$ 15 mil. Você pode ir lá, pode receber todo esse valor", explicou ele ao repórter Fabricio Battaglini.

Alberto Ajzental, professor de Economia, com o repórter Fabricio Battaglini, do 'Mais Você' — Foto: TV Globo


Como ver o saldo
"Todas as informações estão disponíveis no site. Se você trabalhou em empresa privada e a tua cota era o PIS, busca essa informação no site da Caixa Federal. Basicamente precisa do seu CPF e do NIS. Se você era funcionário publico ou militar, teu plano é o Pasep e quem faz a gestão é o Banco do Brasil. Entra no site ou vá à agência, de posse do CPF e do NIS", esclareceu o professor de Economia.





Por: Gshow — Rio de Janeiro

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T