ULTIMAS NOTICIAS

Antônio Gomes participa de reunião sobre implantação do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos

Quinta-feira, 18 de novembro de 2021
Reunião tece por finalidade o alinhamento sobre o funcionamento compartilhado do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos que será construído no município de Mari, mas com abrangência nos municípios de Riachão do Poço, Sobrado e Caldas Brandão.
Na manhã desta terça-feira, 09, o prefeito Antônio Gomes, da cidade de Marí, localizada na região da zona da Mata Paraibana, esteve acompanhado do secretário do Desenvolvimento Econômico e Agrário, do Gerente de Meio Ambiente e do Gerente de Urbanismo em uma reunião realizada na sede da Secretaria de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, na cidade de João Pessoa. Reunião tece por finalidade o alinhamento sobre o funcionamento compartilhado do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos que será construído no município de Mari, mas com abrangência nos municípios de Riachão do Poço, Sobrado e Caldas Brandão. O evento foi assessorado pela Dr.ª Vanessa Oliveira Fernandes, secretária Executiva da SERHMACT-PB.

Além do prefeito (e auxiliares da gestão municipal), estiverem participando da reunião os prefeitos (e assessores) de Sobrado e Caldas Brandão. Prefeita de Riachão do Poço justificou a ausência. Foram discutidos e encaminhados temas ligados a coleta seletiva dos resíduos sólidos, a capacitação dos diversos atores envolvidos no processo: catadores de materiais recicláveis, Agentes de Saúde e pessoal ligado à Secretaria de Educação.
Foram debatidas outras temáticas, tais como: a implantação da Logística Reversa, via Pontos de Coletas em cada município; adequação da legislação municipal à Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS; definição, via projetos de lei municipal sobre a coleta, tratamento e destinação dos resíduos sólidos de cada município; busca de recursos financeiras, via editais, para apoio a infraestrutura e ações educativas e formativas sobre politica municipal de resíduos sólidos.
Ficou acerto que as gestões municipais terão um prazo de 15 dias para enviar à SERHMACT-PB a relação dos catadores de cada município. A SERHMACT-PB assumiu o compromisso em fazer um processo de capacitação, envolvendo os catadores, os Agentes Comunitários de Saúde e o pessoal das secretarias Municipais de Educação.
Na avaliação dos presentes, a reunião foi muito e ficou claro que se diante de uma grande oportunidade de revolucionar o processo de segregação, coleta, tratamento e destinação correta e legal aos resíduos sólidos dos municípios envolvidos no projeto do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos.



Por: Assessoria

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T