ULTIMAS NOTICIAS

Após morte de 12 animais e destruição de casa na PB, meteorologistas alertam para riscos de descargas elétricas

Segunda-feira, 08 de abril-(04) de 2024
Matéria do Portal PBAGORA
Chuva, ventos e tempestades. Fenômeno da natureza. Esta semana uma descarga elétrica matou 12 animais na zona rural do município de Ingá, no agreste paraibano. A queda de um raio também destruiu parcialmente uma casa na cidade de Itapororoca localizada na região do Vale do Mamanguape.

A recomendação Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é que em casos de tempestades com raios, há algumas opções mais seguras para se evitar que pessoas sejam atingidas.



As orientações em caso de rajadas de vento são, evitar se abrigar embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; se possível, desligar aparelhos elétricos e também o quadro geral de energia.

Os meteorologistas alertam que a queda de raios pode levar ao óbito. No ano passado, um homem morreu e dois ficaram feridos após supostamente ser atingido por um raio no município de Juru, Sertão do estado. Eles seguiram pra um açude, quando foram atingidos. Chovia bastante, com muitos relâmpagos na região.

O órgão orienta ainda que, durante tempestades, é importante buscar opções mais seguras de abrigo, como veículo não conversível, com portas e vidros fechados, evitando contato com a lataria. Em moradias ou prédios, deve-se manter distância das redes elétrica, telefônica e hidráulica, assim como de portas e janelas metálicas. Outra opção é procurar abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis.

A descarga elétrica registrada na Zona Rural do Ingá esta semana, matou 12 animais, sendo quatro vacas e oito bezerros. De acordo com o proprietário da fazenda, Carlos Ronieiri, o raio atingiu a cerca da propriedade e a descarga elétrica acabou se dissipando, vitimando esses 12 animais.

A Paraíba está com dois alertas amarelos de chuvas intensas. Os avisos, emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são válidos até hoje, quarta-feira (10/04).

O outro raio que atingiu uma casa no bairro da Roseira, em Itapororoca, no Vale do Mamanguape, ontem, terça-feira (09/04), deixou estragos que incluem eletrodomésticos quebrados, instalações danificadas e ferimentos em um morador, um homem de 49 anos.

O proprietário da casa, o agricultor José Florentino ficou com hematomas na cabeça causados pelo gesso que caiu do teto e escoriações nas costas, provocados pelos estilhaços de vidro da janela.

Ele foi encaminhado para o Hospital de Itapororoca e após o atendimento foi liberado. Porém, vai passar ainda por exames de audição para verificar se ocorreu alguma perda após o estrondo do trovão, já que desde o incidente se encontra com dificuldades para ouvir.

A suspeita é que uma antena de TV tenha atraído o raio. Chovia bastante no momento do ocorrido.

O meteorologista Flaviano Fernandes afirmou que a região entre o litoral da Paraíba e o Vale do Mamanguape está registrando a formação de nuvens que costumam estar associadas a tempestades por conta do aquecimento das águas do oceano, o que contribui para a ocorrência de raios e trovões.



Por: Severino Lopes - PB Agora

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T