ULTIMAS NOTICIAS

POLITICA

ESPORTES

Mais Noticias

Riachão do Poço realiza 6ª Conferência de Saúde com foco na participação popular e fortalecimento do SUS

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
Durante a conferência, foram discutidas ideias e propostas voltadas para uma saúde mais eficiente, acessível e humanizada, fortalecendo a participação dos cidadãos nas decisões que contribuem para o desenvolvimento das políticas públicas municipais.
A Prefeitura Municipal de Riachão do Poço, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (26) a 6ª Conferência Municipal de Saúde, um importante momento de diálogo, participação social e construção de propostas para aprimorar as ações de saúde pública no município.

Com o tema “Saúde, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o encontro aconteceu na Escola Municipal João Ferreira Alves, reunindo profissionais da área, representantes da gestão, conselheiros municipais e membros da comunidade. A programação contou com debates sobre os desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), avanços já conquistados e novas estratégias para melhorar o atendimento oferecido à população.

Durante a conferência, foram discutidas ideias e propostas voltadas para uma saúde mais eficiente, acessível e humanizada, fortalecendo a participação dos cidadãos nas decisões que contribuem para o desenvolvimento das políticas públicas municipais.

O prefeito Marcelo Ferreira participou do evento e destacou a importância da união entre poder público e população na busca por melhorias.

“Momentos como esse são fundamentais para ouvir a comunidade, trocar experiências e construir juntos caminhos para uma saúde cada vez mais forte e de qualidade. Nosso compromisso é continuar trabalhando para garantir melhores serviços e mais cuidado para o povo de Riachão do Poço”, afirmou.

O gestor também reforçou que a administração municipal seguirá investindo na área da saúde, buscando ampliar e qualificar os serviços oferecidos aos moradores.

“Cuidar da saúde é cuidar das pessoas. Vamos continuar empenhados em avançar, garantindo atendimento humanizado e ações que tragam mais qualidade de vida para nossa população”, concluiu.

A 6ª Conferência Municipal de Saúde reforça o compromisso de Riachão do Poço com o fortalecimento do SUS, a democracia participativa e a construção coletiva de políticas públicas que beneficiem todos os cidadãos do município.












PORTAL CONTINENTAL com créditos do Portal Umari

Paraíba atinge 943,6 mil empregos em fevereiro, alta de 6,6% em 12 meses

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026 
A Relação Anual de Informações Sociais (Rais), que é o censo do mercado de trabalho formal brasileiro, foi instituído em 1975 pelo Ministério do Trabalho

Palácio dos Despachos do Governo da PB (Foto: Secom-PB)

O estoque de vínculos formais de trabalhadores na Paraíba alcançou 943,6 mil em fevereiro de 2026, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) Mensalizadas, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número representa aumento de 59.207 mil vínculos em relação a fevereiro de 2025, crescimento de 6,69%, índice superior à média do País (3,6%) e a do Nordeste (6,14%).

Na comparação com dezembro de 2025, quando o Estado contabilizava 912.229 vínculos na Rais, houve acréscimo de 31.445 empregos formais, uma alta de 3,45% em apenas dois meses. O resultado supera mais uma vez a média nacional (2,3%) e a regional (3,27%) para o período.

4º MAIOR CRESCIMENTO DO PAÍS – Já com dados anualizados da Rais, que é o censo do mercado de trabalho, a Paraíba havia encerrado 2025 com 906,5 mil trabalhadores vinculados aos regimes celetistas e estatutários nos 12 meses, alta de 12,90% sobre o ano de 2024 (803,3 mil), resultando um saldo de trabalhadores celetistas e estatutários de 103.278 postos em 2025, o que representou a 4ª maior taxa de crescimento entre as unidades da federação e do Distrito Federal.

Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, “os dados gerais da Rais da Paraíba mostram que o Estado se destacou nacionalmente no indicador com o quarto crescimento relativo do País. Contudo, o mais importante é que o indicador revela: o aumento do trabalho formal na Paraíba nos últimos seis anos de forma consistente e contínua. Para se ter uma ideia, de 2019 para 2025 elevamos em mais de 300 mil trabalhadores na Rais. O nosso estoque em fevereiro de 943 mil trabalhadores ruma agora para a marca de 1 milhão de trabalhadores. Isso é reflexo de uma política fiscal e de desenvolvimento do Estado com a parceria da iniciativa privada responsável e séria, que tem entre outros resultados a crescente geração de emprego e renda, gerando vitalidade para a economia paraibana, pois emprego com vínculo formal garante direitos e uma série de benefícios sociais,” comentou.

Do total de vínculos formais (906,5 mil) em dezembro de 2025 na Paraíba, 549,6 mil eram celetistas (setor privado) e 356,9 mil correspondiam a agentes públicos, incluindo servidores estatutários, contratados por tempo determinado e ocupantes de cargos em comissão.

O regime celetista segue a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) com a grande maioria das empresas na iniciativa privada, enquanto o estatutário é exclusivo de servidores públicos. 

SETOR DE SERVIÇOS PREDOMINA – Na distribuição por setores, o estoque do setor de serviços predomina com 615.275 trabalhadores, sendo 259.744 de celetistas e 355.531 estatutários. Outros 132.143 do setor de comércio, enquanto a indústria acumula 8.080. Completam o estoque 57.235 do setor de construção e outros 13.853 trabalhadores da agropecuária.

Ainda segundo dados da Rais, a remuneração média do trabalhador paraibano foi de R$ 3.604,15, enquanto o perfil do grau de instrução dos trabalhadores mostram que 80% deles têm ensino médio e superior completo (731,4 mil), sendo 453,6 mil (50% do total), com ensino médio, e 277,7 mil (30,6% do total), com nível superior. 

SOBRE DADOS DA RAIS – A Relação Anual de Informações Sociais (Rais), que é o censo do mercado de trabalho formal brasileiro, foi instituído em 1975 pelo Ministério do Trabalho. Ela compila dados socioeconômicos e de vínculos empregatícios do setor público e privado, servindo de base para estatísticas governamentais, controle de direitos trabalhistas (como o abono salarial), para planejamento de políticas públicas e avaliação de pesquisas.



Por: Secom/GOVPB

Japão empata com Suécia e encara o Brasil na próxima fase da Copa do Mundo

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
A Suécia também avançou para a próxima fase como uma das melhores terceiras colocadas e agora aguarda a definição do próximo adversário.
Imagem: reprodução Cazé TV
O Japão será o próximo adversário do Brasil na Copa do Mundo. A seleção japonesa garantiu a classificação após empatar em 1 a 1 com a Suécia, nesta quinta-feira (25), em Dallas, nos Estados Unidos, pela última rodada do Grupo F.

Com o resultado, os Samurais Azuis terminaram a fase de grupos na segunda colocação, com cinco pontos, e enfrentarão a Seleção Brasileira na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston.

A Suécia também avançou para a próxima fase como uma das melhores terceiras colocadas e agora aguarda a definição do próximo adversário.

A partida entre japoneses e suecos teve um primeiro tempo equilibrado e com poucas oportunidades. O Japão voltou melhor na etapa final e abriu o placar aos 10 minutos, com Maeda aproveitando belo passe de Ritsu Doan.

A Suécia reagiu rapidamente e empatou seis minutos depois, com Elanga, que acertou um chute cruzado e marcou um belo gol.

Nos minutos finais, os suecos pressionaram em busca da vitória, mas o goleiro japonês Suzuki garantiu o empate com boas defesas.

Com a classificação confirmada, o Japão agora terá pela frente o Brasil, em um duelo decisivo pela sequência da Copa do Mundo.



PORTAL CONTINENTAL

Governo Federal avalia aumentar teto do MEI para R$ 140 mil, diz ministro

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
Matéria da Agência Brasil.
O governo federal estuda elevar o limite de faturamento do microempreendedor individual (MEI) dos atuais R$ 81 mil para a faixa entre R$ 130 mil e R$ 140 mil por ano, informou nesta sexta-feira (26) o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti.

Segundo ele, a proposta deve ser enviada ao Congresso nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de recompor a inflação acumulada ao longo de quase uma década sem reajustes.

A mudança no valor deverá ser implementada de forma escalonada entre 2027 e 2028, de forma a evitar comprometer o equilíbrio das contas públicas.

“Esta é uma pauta legítima, porque o teto [do MEI] está estagnado desde 2018. Estamos trabalhando com a perspectiva de atualizar esse teto para um patamar entre R$ 130 e 140 mil, que é mais ou menos a reposição da inflação”, disse Moretti ao garantir que tudo será feito levando em conta a questão da responsabilidade fiscal.

“Fazendo de forma escalonada, a gente consegue absorver isso nas contas públicas”, complementou.



Por: Agência Brasil 

Clube dos Estado Unidos desiste de contratar Neymar

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
Matéria do Pórtal Paraíba.com.br
Foto: Lucas Figueiredo / CBF
FC Cincinnati desistiu da contratação de Neymar após interromper as negociações com o atacante brasileiro. De acordo com o portal norte-americano The Athletic, o clube da Major League Soccer (MLS) decidiu encerrar as conversas por causa da lentidão nas tratativas e da falta de um acordo financeiro.

As negociações começaram de forma preliminar em abril, quando dirigentes da equipe viajaram ao Brasil para se reunir com Neymar e seu pai. Apesar do interesse mútuo, nenhuma proposta oficial chegou a ser apresentada ao jogador.

Neymar tem contrato com o Santos até o fim deste ano e, a partir da metade da temporada, já pode assinar um pré-contrato com qualquer clube. Segundo a imprensa dos Estados Unidos, o atacante continua aberto à possibilidade de atuar na MLS, desde que receba uma proposta considerada satisfatória.

O camisa 10 retornou aos gramados nesta semana, ao entrar no segundo tempo da vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, pela Copa do Mundo. Recuperado de uma lesão na panturrilha, Neymar voltou a ficar à disposição da Seleção para a sequência da competição.



Por: Portal Paraíba.com.br

Caldas Brandão-PB em luto: morre José Gomes, conhecido como Leão, funcionário público e ex-goleiro do Brasil

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
Conhecido pela simplicidade, amizade e pelo amor ao esporte, José Gomes deixa uma lembrança de muitos momentos vividos dentro e fora dos campos

A cidade de Caldas Brandão, no Agreste da Paraíba, está em luto com a notícia do falecimento de José Gomes, carinhosamente conhecido por todos como Leão. Ele faleceu na tarde desta sexta-feira, dia 26 de junho, após estar internado.

José Gomes era funcionário público concursado do município de Caldas Brandão e dedicou muitos anos de sua vida ao serviço público, contribuindo com seu trabalho para o desenvolvimento da cidade e atendendo à população com compromisso e dedicação.

Além da sua trajetória profissional, Leão também marcou história no esporte local. Durante muitos anos, foi goleiro do tradicional time amador Brasil de Caldas Brandão, onde defendeu a equipe e conquistou o respeito e a admiração dos amantes do futebol da região.

Conhecido pela simplicidade, amizade e pelo amor ao esporte, José Gomes deixa uma lembrança de muitos momentos vividos dentro e fora dos campos.

Familiares, amigos, colegas de trabalho e toda a comunidade de Caldas Brandão lamentam profundamente sua partida e prestam solidariedade aos familiares neste momento de dor.

Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas em breve pelo nosso Portal.



PORTAL CONTINENTAL

Parte de muro de cemitério desaba após fortes chuvas e expõe ossadas em João Pessoa

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
Ocorrência foi registrada na manhã desta sexta-feira (26) no cemitério localizado no bairro Cristo
Foto: Reprodução/Redes Sociais
As chuvas intensas que atingem a cidade de João Pessoa desde a madrugada desta sexta-feira (26) causaram vários transtornos em áreas urbanas. Entre os casos registrados, parte do muro do Cemitério do Cristo Redentor desabou.

O colapso ocorreu em um trecho do ossuário da unidade, provocando a exposição de restos mortais. A área atingida também apresenta grande acúmulo de lixo, conforme mostram imagens compartilhadas nas redes sociais.

A estrutura cedeu em meio ao grande volume de chuva registrado na capital paraibana. Em nota, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsável pelos cemitérios públicos da cidade, informou que uma equipe de manutenção foi acionada para avaliar os danos e adotar as primeiras medidas. A área foi isolada para garantir a segurança e preservar os restos mortais. Os reparos definitivos devem ser realizados nos próximos dias.



Por: Yasmim Pessoa com Portal T5

Matheus Cunha chega a três gols e iguala melhor Copa de um camisa 9 do Brasil desde 2010

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
Paraibano iguala campanha de Luis Fabiano em 2010 e deixa para trás os últimos donos da camisa 9.

Matheus Cunha é o camisa 9 do Brasil na Copa do Mundo 2026. (Arte: ChatGPT)

O gol marcado por Matheus Cunha diante da Escócia na última quarta-feira (24) teve um gostinho especial para o paraibano. Com o 3° gol nessa edição de Copa do Mundo, ele alcançou uma marca importante entre os camisas 9 do Brasil nas últimas quatro edições do Mundial, igualando os números de Richarlison com menos jogos e superando Gabriel Jesus e Fred.

Matheus Cunha é o camisa 9 do Brasil na Copa do Mundo 2026. (Arte: ChatGPT)
Matheus Cunha parece ter conseguido superar a pressão de vestir a 9 do Brasil, que já era grande, mas ficou ainda maior pelos resultados ruins dos últimos que vestiram essa camisa em Copas do Mundo.

Em 2018, na RússiaGabriel Jesus passou em branco. Já em 2014, disputada em solo brasileiro, Fred balançou a rede apenas uma vez.

Matheus Cunha iguala Richarlison (2022), Luis Fabiano (2010) e Ronaldo (2006)
Luis Fabiano marcou três vezes na Copa do Mundo 2010. (Foto: Reprodução)
Com três gols, Matheus Cunha igualou a campanha de Richarlison no Mundial de 2022, com menos jogos, Luis Fabiano na Copa do Mundo de 2010 e também os números de Ronaldo Fenômeno em 2006.

A referência, porém, segue sendo Ronaldo. Em 2002, o Fenômeno viveu uma das maiores atuações individuais da história das Copas do Mundo, anotando oito gols e conduzindo o Brasil ao penta.

Depois de Ronaldo, apenas Luis Fabiano, Richarlison e agora Matheus Cunha conseguiram alcançar a marca de três gols em uma única Copa com a 9 neste século. E esse número pode ser ainda maior, já que o Brasil ainda pode jogar cinco partidas nessa edição.

Gols dos últimos camisas 9 do Brasil em Copas do Mundo:

        *2026 — Matheus Cunha: 3 gols
        2022 — Richarlison: 3 gols
        2018 — Gabriel Jesus: 0 gol
        2014 — Fred: 1 gol
        2010 — Luis Fabiano: 3 gols
        2006 — Ronaldo: 3 gols
        2002 — Ronaldo: 8 gols.

*Copa em andamento.



Por: João Pedro Gomes com Jornal da Paraíba

Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
Consultas podem ser feitas no portal Repis Cidadão e pedir o pagamento na Caixa
Imagem: Internet
A Caixa Econômica Federal começou a pagar nesta quinta-feira (25) um novo lote de valores esquecidos.Empregados com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam de 1971 a 1988 e estão na fila para sacar cotas do antigo fundo Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem reaver o valor.

Nesta rodada, recebem aqueles que pediram o ressarcimento até 31 de maio. O valor médio pago varia de R$ 2,8 mil a R$ 2,9 mil, dependendo do tempo de trabalho e do salário da época.

Quem tem direito

Podem sacar os valores:

        SAC: 0800-726-0101;
        Ouvidoria: 0800-725-7474;
        Site: caixa.gov.br.

A orientação é verificar quanto antes se há valores disponíveis para evitar perder o prazo.



Por: Agência Brasil

Fábio Rolim destaca avanços e reforça compromisso com o desenvolvimento de Caldas Brandão

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
Com foco em desenvolvimento, responsabilidade e compromisso público, o prefeito Fábio Rolim reforça a determinação de continuar trabalhando por uma Caldas Brandão mais forte, acolhedora e com novas oportunidades para todos.
O prefeito de Caldas Brandão-PB, Fábio Rolim, reafirmou o compromisso de sua gestão com a população e destacou que o trabalho segue firme na busca por melhorias, investimentos e novas conquistas para o município.

Segundo o gestor, a administração municipal tem atuado com planejamento, responsabilidade e dedicação para construir uma cidade cada vez mais preparada para o futuro, fortalecendo serviços públicos e promovendo ações que tragam benefícios diretos para os moradores.

“Uma cidade cresce quando existe união, compromisso e vontade de fazer acontecer. Estamos trabalhando todos os dias, buscando parcerias e criando caminhos para que Caldas Brandão continue avançando”, afirmou Fábio Rolim.

O prefeito ressaltou que o objetivo da gestão é transformar esforços em resultados concretos, priorizando iniciativas que contribuam para o desenvolvimento social, econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.

Para Fábio Rolim, a atuação política deve estar sempre ligada às necessidades reais da comunidade, com ações que gerem oportunidades e tragam mais dignidade aos cidadãos.

“Todo trabalho só tem sentido quando consegue melhorar a vida das pessoas. Esse é o propósito que guia nossa caminhada e nos motiva a continuar buscando mais avanços para o nosso povo”, destacou.

A Prefeitura de Caldas Brandão segue fortalecendo o diálogo com a população e ampliando parcerias que possibilitem novos investimentos e projetos importantes para o município.

Com foco em desenvolvimento, responsabilidade e compromisso público, o prefeito Fábio Rolim reforça a determinação de continuar trabalhando por uma Caldas Brandão mais forte, acolhedora e com novas oportunidades para todos.



PORTAL CONTINENTAL com créditos do Portal Umari

Terremotos na Venezuela: números de mortos sobe para 188

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
Matéria do g1.
Imagem mostra destruição em Catia La Mar, na Venezuela, após terremoto — Foto: Federico Parra/AFP
O número de mortos por conta dos terremotos na Venezuela subiu nesta quinta-feira (25) para 188 pessoas, segundo o último balanço do governo venezuelano. O novo balanço também afirma que há 1.520 feridos e 200 pessoas presas em escombros.

Na noite de quarta-feira (24), dois terremotos em sequência atingiram a região norte do país, onde fica Caracas. Além das mortes, os tremores derrubaram prédios e deixaram um rastro de destruição na capital venezuelana e arredores. Os sismos foram os mais fortes no país em mais de 100 anos.

O presidente do Parlamento venezuelano, Jorge Rodríguez, que informou o novo balanço das vítimas, disse também que o governo registrou, até agora, 250 edifícios que foram totalmente derrubados ou sofreram danos.

O balanço, segundo Rodríguez, é provisório. Equipes de resgate agora lutam para encontrar desaparecidos e retirar pessoas de escombros. Grupos montados por moradores das áreas afetadas para quem está buscando por parentes e conhecidos já registra mais de 24 mil desaparecidos.

Pelas redes sociais, há também vários relatos e imagens de edifícios que desabaram.

Vários países, entre eles Estados Unidos e Brasil, anunciaram que enviarão equipes para auxiliar nas buscas.

Os dois terremotos que abalaram a Venezuela ocorreram em um intervalo de menos de um minuto e com uma diferença de 5 quilômetros entre eles. O epicentro do tremor mais forte foi registrado na cidade venezuelana de El Guayabo, a 168 km da capital Caracas.

Réplicas ocorreram em cidades costeiras perto da capital venezuelana, como La Guaira, que ficou fortemente destruída. O aeroporto internacional de Caracas também foi fechado.

Além da intensidade dos tremores — de magnitudes 7,2 e 7,5 — a baixa profundidade dos dois abalos também explica o rastro de destruição deixado. Isso porque, quanto mais perto do solo, mais sentido é o terremoto.

Os tremores também ocorreram em áreas densamente populadas. Um cálculo feito pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), estimou, com base nessas variáveis, que o número de mortos possa passar de 10 mil pessoas.



Por: g1.

Riachão do Poço ganha destaque com decoração junina que une tradição nordestina e clima da Copa do Mundo

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
A ornamentação tem recebido elogios de quem circula pela cidade e se tornou um dos atrativos deste período festivo.
A cidade de Riachão do Poço, sob a administração do prefeito Marcelo Ferreira, está chamando a atenção de moradores e visitantes pela criatividade e beleza da ornamentação preparada para os festejos juninos. Com uma proposta que une a tradição do São João nordestino ao espírito da Copa do Mundo, o município transformou ruas, praças e espaços públicos em grandes cenários de cultura, alegria e identidade popular.

O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo trouxe uma decoração diferenciada, com bandeirolas, balões, cores vibrantes, elementos típicos das festas juninas e referências ao futebol, criando um ambiente especial para celebrar duas grandes paixões do povo brasileiro: o São João e a Seleção.

A ornamentação tem recebido elogios de quem circula pela cidade e se tornou um dos atrativos deste período festivo. Além de valorizar a cultura local, o projeto também contribui para fortalecer o turismo e movimentar a economia, atraindo visitantes e incentivando o comércio durante o mês de junho.

De acordo com a gestão municipal, a iniciativa busca proporcionar momentos de lazer e integração para as famílias, resgatando tradições e criando espaços que representem a história e o sentimento da população de Riachão do Poço.

A união entre os símbolos juninos e o clima esportivo resultou em uma decoração moderna e ao mesmo tempo carregada de significado, mostrando que a cultura popular pode se reinventar sem perder suas raízes.

Com criatividade e valorização das tradições, Riachão do Poço reforça seu espaço como um dos municípios que mais investem na beleza dos festejos juninos, promovendo cultura, turismo e fortalecendo o orgulho de sua gente.




PORTAL CONTINENTAL com créditos do Portal Umari

Homem é assassinado a tiros enquanto assistia jogo do Brasil, na Paraíba

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
Os suspeitos efetuaram diversos disparos contra a vítima, que foi atingida por vários tiros, incluindo um disparo de arma longa.
Enquanto milhares de torcedores acompanhavam mais uma partida da Copa do Mundo, a violência voltou a fazer uma vítima na Região Metropolitana de João Pessoa. Um homem foi assassinado a tiros na comunidade de Bebelândia, em Santa Rita, na noite dessa quarta-feira (24).

Segundo as primeiras informações levantadas pelas autoridades, a vítima estava dentro de casa quando uma mulher teria chamado por ela do lado de fora da residência. Ao sair para verificar quem a procurava, o homem foi surpreendido por criminosos armados.

Os suspeitos efetuaram diversos disparos contra a vítima, que foi atingida por vários tiros, incluindo um disparo de arma longa. Devido à gravidade dos ferimentos, o homem morreu no local antes de receber atendimento médico.

Equipes das polícias Militar e Civil, além da perícia, estiveram na cena do crime para realizar os procedimentos de investigação e coleta de provas.

A Polícia Civil trabalha agora para identificar a mulher que teria atraído a vítima para fora da residência, bem como localizar os autores do homicídio e esclarecer a motivação da execução.



Por: Notícia Paraíba

São João de Santa Luzia celebra 84 anos de tradição e recebe visita do secretário George Coelho em valorização à cultura sertaneja

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026 
Durante a visita, o secretário acompanhou a programação do festejo e destacou a importância da festa para o fortalecimento da cultura, do turismo e da economia do município.
O secretário de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal, George Coelho, participou de uma das maiores celebrações juninas da Paraíba ao prestigiar o tradicional São João de Santa Luzia, no Sertão paraibano. O evento, que chega à sua 84ª edição, reforça a identidade nordestina e mantém viva a história, a música e as tradições populares da região.

Acompanhado de sua esposa, Kika Leitão, George Coelho foi recebido pelo ex-prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo, conhecido como Zezé, além de lideranças políticas e representantes da comunidade local.

Durante a visita, o secretário acompanhou a programação do festejo e destacou a importância da festa para o fortalecimento da cultura, do turismo e da economia do município. Santa Luzia é reconhecida como um dos grandes polos de valorização do forró e das manifestações culturais do Sertão paraibano.

A agenda contou ainda com a presença do pré-candidato a deputado federal Pedro Matias e da secretária de Estado Vanda Menezes, fortalecendo o diálogo com representantes da região e acompanhando de perto um dos maiores eventos culturais do calendário junino estadual.

Para George Coelho, o São João de Santa Luzia representa a força das tradições paraibanas e a capacidade que a cultura tem de unir pessoas e movimentar o desenvolvimento regional.

“Estar em Santa Luzia é vivenciar uma festa que traduz a alma do povo paraibano. O São João representa nossas raízes, nossa música, nossa história e a alegria do nosso povo. Parabenizo todos que fazem esse evento acontecer e ajudam a preservar uma tradição tão importante”, afirmou o secretário.

Ele também ressaltou que iniciativas culturais como o São João fortalecem o turismo e geram oportunidades para comerciantes, artistas e trabalhadores envolvidos na realização do evento.

“O Sertão mostra mais uma vez a sua força, com uma cultura rica, acolhedora e cheia de histórias para contar. A Paraíba tem orgulho das suas festas populares e da sua gente”, destacou.

Com muita música, tradição e participação popular, o São João de Santa Luzia segue como um dos grandes símbolos da cultura nordestina, celebrando as raízes paraibanas e mantendo acesa a chama dos festejos juninos.










PORTAL CONTINENTAL com créditos do Portal Umari

Furtos de celulares despencam 55% durante o São João na Paraíba

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
Matéria do Portal PBAgora.

A Polícia Civil da Paraíba realizou um balanço das ações desenvolvidas durante o período dos festejos juninos, entre os dias 19 e 24 de junho, com atuação reforçada nos principais polos de eventos do Estado. As atividades foram realizadas pelas quatro Superintendências Regionais de Polícia Civil (SRPCs), com equipes mobilizadas em diversos municípios, garantindo atendimento à população, registro de ocorrências, cumprimento de procedimentos policiais e resposta rápida às demandas surgidas durante as festividades.

Durante o período, foram registradas 13 prisões em flagrante diretamente ligadas aos festejos, envolvendo ocorrências como violência doméstica, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo, furto, resistência, stalking, receptação, estupro e direção sem habilitação. Um número que chamou atenção foi o de furtos de celulares. Em 2024, durante este mesmo período, 174 boletins de ocorrência de furto de celular foram registrados. Neste ano, o número foi de 77 registros de furtos de aparelhos celulares, uma redução de 55,7%.

A Polícia Civil também lavrou 13 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e registrou 143 boletins de ocorrência. Além das ações investigativas e operacionais realizadas nos locais de festa, a Polícia Civil disponibilizou estruturas especiais de atendimento, com Delegacias Móveis, polos de plantão e reforço de efetivo, permitindo maior agilidade no registro das ocorrências e na adoção das medidas policiais necessárias.

Campina Grande – Durante o Maior São João do Mundo, a Polícia Civil reforçou a presença operacional com a instalação de uma Delegacia Móvel no Parque do Povo, funcionando como ponto estratégico para registro de ocorrências e atendimento ao público. A 2ª Delegacia Distrital, conhecida como Delegacia do Forró, também recebeu reforço de equipes para atendimento das demandas relacionadas aos festejos, incluindo prisões em flagrante e lavratura de procedimentos.

No distrito de Galante, equipes da Polícia Civil foram mobilizadas para atuação durante os dias de festa, garantindo a presença da instituição e o atendimento das ocorrências no local. A Central de Flagrantes, localizada no bairro do Catolé, permaneceu em funcionamento 24 horas, dando suporte às ações desenvolvidas durante o período junino.

Patos – Na região de Patos, a Polícia Civil reforçou a atuação durante o Terreiro do Forró, com a instalação de uma Delegacia Móvel no local do evento, facilitando o acesso da população aos serviços policiais e agilizando o atendimento das ocorrências. A 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil também contou com aumento no efetivo do polo de plantão, além do reforço das equipes da Delegacia de Roubos e Furtos e da Delegacia de Homicídios, garantindo suporte às ações realizadas durante as festividades.

Guarabira – Na área da 4ª Superintendência Regional de Polícia Civil, a atuação contou com a instalação de polos plantonistas e Delegacias Móveis nos municípios de Guarabira, Solânea, Bananeiras, Cacimba de Dentro, Araruna e Serra da Raiz. As equipes foram distribuídas de forma estratégica para assegurar a presença policial nos eventos juninos da região, proporcionando maior agilidade nos registros de ocorrências, atendimento ao público e realização dos procedimentos necessários.

João Pessoa – Na região da Capital, o planejamento operacional contou com um efetivo estimado de 487 servidores, distribuídos entre a Delegacia Móvel instalada no Parque Solon de Lucena, a Central de Flagrantes, unidades especializadas e demais equipes vinculadas à 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil. A estrutura montada teve como objetivo garantir atendimento contínuo durante os festejos, reforçando a capacidade de resposta da Polícia Civil diante das ocorrências registradas nos eventos realizados na região.

IPC – O Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC/PB) também atuou de forma integrada durante os festejos juninos, com equipes deslocadas para os principais pontos de eventos. Foram realizados 11 exames periciais nos locais de festa, incluindo o Parque do Povo, em Campina Grande; o Terreiro do Forró, em Patos; além dos eventos realizados em Galante e Bananeiras. A presença do IPC nos locais de festividade garantiu maior agilidade na realização de procedimentos periciais, contribuindo para a eficiência das investigações e para a pronta resposta das forças de segurança.

A atuação da Polícia Civil da Paraíba durante o São João reforça o compromisso da instituição em garantir segurança, ampliar o atendimento à população e manter a presença policial nos grandes eventos realizados em todo o Estado. O trabalho integrado entre as unidades operacionais, áreas especializadas e demais órgãos da segurança pública assegurou uma resposta eficiente durante um dos períodos de maior movimentação do calendário paraibano.



Por: PBAgora

Artesãos de Riachão do Poço recebem reconhecimento nacional e ganham novas oportunidades para divulgar seus talentos

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
Além da emissão da carteira, os participantes puderam vivenciar novas experiências, conhecer outros trabalhos, trocar conhecimentos e fortalecer a rede de artistas que mantém viva a cultura popular paraibana.
Os artesãos de Riachão do Poço viveram um momento especial de valorização e reconhecimento durante a participação no 42º Salão do Artesanato Paraibano, realizado em Campina Grande-PB. A ação, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, levou uma caravana de artistas locais ao evento, considerado uma das maiores vitrines do artesanato nordestino.

Durante a programação, os artesãos riachãoenses conquistaram a Carteira Nacional do Artesão, documento que representa um importante avanço para a categoria, garantindo reconhecimento oficial da profissão e ampliando o acesso a feiras, exposições, capacitações e oportunidades de comercialização dos produtos artesanais.

Além da emissão da carteira, os participantes puderam vivenciar novas experiências, conhecer outros trabalhos, trocar conhecimentos e fortalecer a rede de artistas que mantém viva a cultura popular paraibana.

O artesanato de Riachão do Poço, marcado pela criatividade, tradição e identidade cultural, ganhou destaque no evento, mostrando ao público a riqueza dos talentos do município e a força dos artistas que preservam as raízes locais através de suas peças.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Fabiano Kaçula, acompanhou a comitiva e destacou a importância da iniciativa para o crescimento dos artesãos do município.

“Essa conquista representa um grande passo para nossos artesãos. A Carteira Nacional do Artesão abre portas, fortalece o trabalho de cada artista e permite que nossa cultura seja levada para novos espaços. Estamos trabalhando para valorizar nossos talentos, preservar nossas tradições e incentivar a economia criativa em Riachão do Poço”, afirmou o secretário.

Fabiano Kaçula também agradeceu o apoio do prefeito Marcelo Ferreira nas ações voltadas ao fortalecimento cultural do município.

A Prefeitura de Riachão do Poço segue desenvolvendo políticas públicas de incentivo à cultura, promovendo ações que reconhecem os artistas locais, estimulam o turismo e transformam o artesanato em uma importante ferramenta de desenvolvimento social e econômico.

Com iniciativas como essa, o município reafirma seu compromisso em valorizar aqueles que ajudam a construir diariamente a história e a identidade cultural de Riachão do Poço.



PORTAL CONTINENTAL com Portal Umari

POLICIAL

GALERIAS DE FOTOS

ENTRETENIMENTO

 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T