ULTIMAS NOTICIAS

POLITICA

ESPORTES

Mais Noticias

Prefeitura de Caldas Brandão-PB altera horário de expediente nesta segunda-feira (29) devido ao jogo da Seleção Brasileira

Domingo, 28 de junho-(06) de 2026 
Jogo da Seleção Canarinha acontece às 14h contra o Japão.
A Prefeitura Municipal de Caldas Brandão-PB informa aos servidores públicos e à população em geral que, nesta segunda-feira, dia 29 de junho, haverá alteração no horário de funcionamento dos órgãos municipais em razão do jogo da Seleção Brasileira contra o Japão, marcado para as 14h.

Conforme estabelecido pelo Decreto Municipal nº 018/2026, o expediente na sede da Prefeitura será realizado em horário especial, das 07h às 12h.

A medida tem como objetivo possibilitar que servidores e população possam acompanhar a partida, mantendo também o funcionamento adequado dos serviços públicos municipais.

A Prefeitura reforça que os serviços considerados essenciais funcionarão normalmente, seguindo suas respectivas escalas e garantindo o atendimento à comunidade.

Prefeitura Municipal de Caldas Brandão-PB — trabalhando pelo bem-estar da população.
Seleção Brasileira durante partida contra a Escócia  • Fifa via Getty Images



PORTAL CONTINENTAL

Cabo Verde faz história, avança na Copa e vai enfrentar a Argentina

Domingo, 28 de junho-(06) de 2026
Matéria do Portal Agência Brasil.
Vozinha, goleiro da seleção de Cabo Verde - Foto: Gettyimages
A Argentina de Lionel Messi terá pela frente um adversário que fala português nos 16 avos de final da Copa do Mundo. Não é o Brasil de Neymar e Vinícius Júnior, nem Portugal de Cristiano Ronaldo. Será o Cabo Verde de Vozinha.

Sensação maior do Mundial deste ano, a estreante seleção lusófona assegurou, na noite de sexta-feira (26), uma histórica classificação à fase seguinte da competição.

A vaga veio com o empate sem gols com a Arábia Saudita em Houston (Estados Unidos). Houve, ainda, uma “ajudinha” da Espanha, que superou o Uruguai por 1 a 0 no Estádio Akron, em Guadalajara (México).

Os Tubarões Azuis – como é conhecida a equipe caboverdiana – se classificaram sem segundo lugar no Grupo H, com três pontos.

A vice-liderança colocou Cabo Verde no caminho dos argentinos. O duelo será na sexta-feira que vem (3), às 19h (horário de Brasília), em Miami (Estados Unidos).

A ponta da chave ficou com os espanhóis, com sete pontos. Um dia antes, às 16h, eles enfrentam quem ficar em segundo no Grupo J, o dos hermanos, em Los Angeles (Estados Unidos). A briga está entre Áustria e Argélia.

O Uruguai, por sua vez, volta para casa. A seleção celeste é a primeira equipe sul-americana a se despedir da Copa.

Com apenas dois pontos, a equipe não conseguiu ficar entre as oito melhores terceiras colocadas, que também avançam aos 16 avos de final. Os sauditas, com os mesmos dois pontos dos uruguaios, também deram adeus.



Por: Agência Brasil

Do brilho ao BDSM: conheça o rubber, fetiche que explora o tesão por roupas e materiais de látex

Domingo, 28 de junho-(06) de 2026
Matéria do Portal Polêmica Paraíba.
Foto: Reprodução
O fetiche por roupas e acessórios de látex, conhecido como rubber, faz parte do universo BDSM e desperta curiosidade por envolver peças confeccionadas com um material de aparência brilhante e textura característica. Segundo especialistas em sexualidade, o interesse está relacionado tanto ao uso das roupas quanto às sensações proporcionadas pelo tecido, não sendo, necessariamente, ligado ao ato sexual em si.

A cultura rubber surgiu entre as décadas de 1970 e 1980, principalmente nos Estados Unidos e em países da Europa. Seus praticantes são conhecidos como rubberistas e costumam utilizar peças como macacões, luvas, botas, máscaras e outras roupas confeccionadas em látex.

Especialistas destacam que o fetiche por látex é diferente do fetiche por couro. Embora ambos possam estar presentes em práticas semelhantes, o látex chama atenção pelo brilho intenso, pela elasticidade, pelo toque liso e até pelo odor característico do material.

Outro aspecto que diferencia a prática é que, em alguns casos, as roupas permanecem vestidas durante toda a experiência. O interesse pode estar relacionado exclusivamente ao contato com o material, independentemente da nudez.

Curiosidades sobre o universo “rubber”

        Vestir as peças exige técnica: como o látex adere ao corpo, é comum o uso de lubrificantes ou produtos específicos para facilitar a colocação das roupas sem danificá-las.

        Há eventos e concursos internacionais: encontros voltados à comunidade rubber acontecem em diversos países, incluindo competições como o Mr. Rubber, realizadas para reunir adeptos e promover a cultura ligada ao fetiche.

        Nem toda prática é indicada: segundo especialistas, algumas atividades associadas ao universo rubber, como o uso de equipamentos de vácuo, exigem cuidados rigorosos e podem oferecer riscos à saúde se realizadas sem conhecimento técnico e medidas adequadas de segurança.

Especialistas ressaltam que fetiches fazem parte da diversidade da sexualidade humana. Quando vivenciados de forma consensual, segura e respeitando os limites de todos os envolvidos, não são considerados, por si só, um transtorno ou problema de saúde.



Por: Polêmica Paraíba

Paraíba terá primeira fábrica de leite em pó de cabra do Nordeste

Domingo, 28 de junho-(06) de 2026
O início da sua operação está previsto para setembro no município de Casserengue, no Curimataú. O projeto vai beneficiar 390 famílias cooperadas de 16 municípios paraibanos, e está orçado em R$ 5,08 milhões.
Paraíba terá primeira fábrica de leite em pó de cabra do Nordeste
A primeira fábrica de beneficiamento de leite em pó de cabra do Nordeste e a agroindústria de assentamento da Reforma Agrária vai processar por dia cerca de 45 mil litros de leite por dia. O início da sua operação está previsto para setembro no município de Casserengue, no Curimataú. O projeto vai beneficiar 390 famílias cooperadas de 16 municípios paraibanos, e está orçado em R$ 5,08 milhões. O lançamento oficial da fábrica ocorreu durante uma solenidade na última sexta-feira (26), quando foi assinado o termo de repasse dos recursos estaduais.

O Governo da Paraíba é parceiro da iniciativa instalada no assentamento Che Guevara, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e está investindo R$ 1,5 milhão. A unidade de beneficiamento de leite de cabra em pó é um projeto da Cooperativa de Produção e Comercialização do Curimataú Paraibano (Coopac), que já atua comercializando leite de cabra e derivados como iogurte e queijo de coalho por meio da marca própria, a Nutrilê. Ela surgiu a partir do processo de organização dos produtores rurais e, atualmente, comercializa em torno de 50 mil litros de leite por mês de produtores de vários municípios do Curimataú.

A própria Coopac está investindo R$ 1,5 milhão na instalação da fábrica e mais R$ 580 mil na infraestrutura da construção do prédio. A unidade conta ainda com recursos do Governo Federal.

O Governo da Paraíba apoia o projeto por meio de vários órgãos, como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e Projeto Cooperar.

O secretário da Sedap-PB, Júnior Nóbrega, participou da solenidade e destacou a relevância do novo empreendimento para a caprinocultura paraibana. “O lançamento da fábrica de beneficiamento de leite de cabra é um marco na caprinocultura paraibana. A Coopac está fazendo história e a mensagem que trago do governador Lucas Ribeiro é de que o Governo do Estado é parceiro e vai continuar caminhando junto dos produtores rurais”, afirmou. Ele frisou que a fábrica beneficiará toda uma cadeia produtiva ligada à caprinocultura e a população paraibana por meio dos programas sociais e, no geral, o consumidor, beneficiado com produtos de qualidade.

Durante a cerimônia, o governador Lucas Ribeiro foi representado pelo chefe de gabinete, Neto Nepomuceno. Ele realçou a importância do setor da caprinocultura como mola propulsora da economia local e que a nova fábrica contribuirá para o desenvolvimento não só do Curimataú, mas das demais regiões da Paraíba: “Eu tenho um orgulho muito grande de poder presenciar esse momento histórico”.

A secretária da Sedh, Neide Nunes, lembrou que o Governo do Estado já adquire da Nutrilê 36 mil litros de leite para os programas sociais. Ela citou as chamadas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outras ações fundamentais para assegurar ao produtor rural a comercialização de seus produtos. “Vamos continuar trabalhando para ampliar essa parceria com os produtores rurais. Em breve, novas chamadas de aquisição de alimentos serão lançadas”, comentou.

Já o secretário da Seafds, Nico Vilar, frisou que a instalação da fábrica é fruto da ação de várias mãos e destacou, sobretudo, a ação da diretoria da Coopac. “A cooperativa já produz leite e iogurte de qualidade e agora vai produzir leite em pó de cabra, o que vai evitar o desperdício. O produtor rural não terá limite de cota e isto é importante para desenvolver ainda mais a economia das famílias e de toda a região”, avaliou.

O coordenador-geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, rememorou as parcerias com a Coopac. “O Projeto Cooperar trouxe uma ajuda financeira para esse projeto. O Projeto Cooperar tem esse viés de trazer benefícios para aquelas famílias que produzem. E é muito gratificante ver que as famílias do campo estão conseguindo manter os seus filhos na terra para que aumentem a produtividade econômica do estado da Paraíba”, pontuou.

O presidente da Coopac, Dido Lopes, afirmou que presenciava a realização de um sonho. Em poucas palavras, ele disse que naquele momento “queria agradecer a contribuição de todos na realização de um sonho”.

Para o representante comercial da Coopac, Augusto Belarmino, uma nova etapa muito importante começará após a entrada em operação da fábrica que é a comercialização. Ele enfatizou que a cooperativa começou com três produtores rurais e hoje tem 390 famílias associadas, mas ressaltou que a fábrica beneficiará 500 produtores rurais e que esse número deve chegar a 1,8 mil. “Muitos duvidaram, mas o trabalho aqui é coletivo, em mutirão. Hoje a gente está lançando essa fábrica, que gera renda, economia, dinheiro e ajuda a mandar a gente aqui na terra”, comentou.

Entre os parceiros para a implementação da unidade de processamento de leite em Casserengue está o Governo Federal, que investiu a quantia de R$ 1,5 milhão. A secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Lilian Hahal, participou da solenidade e pontuou a importância da união de esforços para a implementação de projetos como a fábrica de beneficiamento de leite em pó de cabra em Casserengue. Ela frisou o papel do Governo do Estado como parceiro do Governo Federal em várias frentes na área social, como no Programa de Aquisição de Alimentos Leite (PAA).

A assessora de Gestão Social da Sedap-PB, Márcia Dornelles, frisou o caráter social do empreendimento. “A fábrica de leite em pó vai muito além de um ativo industrial: ela estabiliza o mercado agropecuário, viabiliza a logística humanitária e atua como um motor de desenvolvimento social, transformando o suor de produtoras e trabalhadores rurais em riqueza durável e emancipação econômica”, comentou.

A cerimônia de lançamento da fábrica de leite em pó de cabra da Paraíba foi prestigiada por várias autoridades, representantes de cooperativas rurais e produtores. A programação começou com um café da manhã. Em seguida, foi realizada uma mística e apresentadas canções e poemas relacionados à luta pela terra. No final, foi servido um churrasco.




Por: ClickPB

Venezuela tem 920 mortos por causa de terremotos

Domingo, 28 de junho-(06) de 2026
Equipes de resgate correm contra o tempo para encontrar sobreviventes
Ao anunciar os dados mais recentes em uma transmissão televisiva, Jorge Rodríguez acrescentou que os feridos chegam a 3.360 (Foto: Reuters/Gaby Oraa)
O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Jorge Rodríguez, informou nessa sexta-feira (26) que o número de mortos no país por causa das terremotos, na última quarta-feira (24) subiu para 920.

Ao anunciar os dados mais recentes em uma transmissão televisiva, ele acrescentou que os feridos chegam a 3.360, 172 pessoas continuam presas sob os escombros e mais de 4.000 estão desalojadas.

O país, segundo Rodríguez, registrou, até o momento, 302 réplicas após os dois terremotos consecutivos, que provocaram graves danos em Caracas, na capital, e outras cidades, como La Guaira, Aragua, Miranda, Carabobo, Falcón e Yaracuy.

Equipes correm contra o tempo
Equipes de resgate formadas por venezuelanos e estrangeiros correm contra o tempo para encontrar sobreviventes sob os escombros.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos previu um alto potencial para mais de 10.000 mortes, o que situaria o duplo terremoto entre os mais mortais da América Latina no último século.

A cidade costeira de La Guaira foi uma das mais afetadas, com a destruição de 100 edifícios.

Jennifer Palacios, de 25 anos, disse que os tremores ocorreram quando ela estava por um breve momento fora de casa, no complexo habitacional Hugo Chávez, composto por oito torres e nomeado em homenagem ao falecido líder socialista da Venezuela, soterrando seu filho de 6 anos e outros cinco parentes.

“Foi a comunidade que conseguiu resgatar as pessoas com vida”, disse ela, sentada em uma cadeira de plástico em frente aos escombros. “Precisamos que tragam guindastes para remover as lajes. Ainda há pessoas presas.”

Rodovias estão rachadas e dezenas de prédios ficaram reduzidos a pedaços de concreto quebrado e metal retorcido. Algumas ruínas estavam pichadas com os nomes dos edifícios, numa tentativa de ajudar os socorristas a identificar os locais, segundo a Agência Reuters.

O governo da presidente interina Delcy Rodríguez, que assumiu o poder após os Estados Unidos capturarem seu antecessor, em janeiro, prometeu um grande envio de ajuda. A televisão estatal exibiu imagens dela em visita a La Guaira na quinta-feira.

Mas por enquanto a ajuda tem sido, de modo geral, irregular nesta sexta-feira, com autoridades como bombeiros, polícia, defesa civil e militares nas ruas em alguns lugares, mas ausentes ou com presença mínima em outros.



Por: *Agência Brasil com informações da Telesur e Reuters

Jovem compra celular furtado sem saber e é autuado

Domingo, 28 de junho-(06) de 2026
Matéria da BAND.COM.BR
Foto: Reprodução
Um jovem de 18 anos foi autuado por receptação culposa após comprar, sem saber da origem ilícita, um celular furtado na cidade de Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro. O aparelho foi recuperado pela Polícia Civil na última terça-feira (23).

De acordo com as investigações, o rapaz adquiriu um iPhone 13 Pro por R$ 1.800 após indicação de conhecidos, acreditando que a negociação era legal. O celular foi localizado pelos policiais por meio do rastreamento do IMEI e encontrado na residência do comprador.

O aparelho havia sido furtado um dia antes, durante um assalto no bairro de Realengo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Na ocasião, a vítima foi abordada por criminosos em uma motocicleta e teve o celular roubado sob ameaça de arma de fogo, na presença da filha.

Durante as investigações, a Polícia Civil identificou dois suspeitos, de 19 e 21 anos, apontados como responsáveis pela negociação e venda do aparelho. Eles são investigados pelos crimes de receptação qualificada e associação criminosa.

O celular foi apreendido e será devolvido ao proprietário após a conclusão dos procedimentos legais. A Polícia Civil continua investigando o caso para identificar outros envolvidos na comercialização de aparelhos de origem criminosa.



Por: BAND.COM.BR

Após fortes chuvas, moradores são resgatados pelos bombeiros de bote em Santa Rita

Domingo, 28 de junho-(06) de 2026
Cheia do Rio Paraíba voltou a afetar Santa Rita após fortes chuvas registradas desde a sexta-feira (26).
Após alagamento por fortes chuvas, moradores são resgatados pelos bombeiros em Santa Rita | Foto: Ewerton Correia/TV Cabo Branco.
Vários moradores da cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa, precisaram ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros, na manhã deste domingo (28), após terem suas casas alagadas em virtude da cheia do Rio Paraíba. O volume da água voltou a subir com as fortes chuvas que atingiram a Paraíba entre sexta-feira (26) e sábado (27).

Segundo apuração da TV Cabo Branco, vários moradores, entre eles crianças, saíram de suas casas com ajuda de botes do Corpo de Bombeiros. Na Rua Anísio Pereira Borges, no Centro de Santa Rita, a água chegou a ficar na altura do pescoço dos moradores.

Na mesma localidade, o proprietário de uma oficina mecânica precisou retirar os carros dos clientes que estavam no estabelecimento para evitar maiores danos com o alto volume de água. Os veículos foram estacionados numa ponte que dá acesso ao centro da cidade.

A Defesa Civil de Santa Rita segue monitorando a situação desde a madrugada do sábado (27). A PB-004, na região de Várzea Nova, segue interditada.

O Núcleo de Apoio à Cultura (NAC) de prefeitura da cidade foi preparado para receber possíveis desalojados. Pelo menos duas pessoas precisaram de acolhimento, segundo a Secretaria de Assistência Social da cidade. Outras cerca de 20 pessoas desalojadas estão na casa de parentes.

Barragem rompeu e outros danos foram registrados
Um grande volume de água invadiu o km 115 da BR-101, na Paraíba, sentido Alhandra-Recife, neste sábado (27). A situação foi consequência do rompimento de uma barragem particular da região, segundo informação da Secretaria da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos da Paraíba. Fortes chuvas têm sido registradas na Paraíba desde a sexta-feira (26). Oito famílias chegaram a ficar desalojadas.

Por conta do ocorrido, o trânsito em ambos os sentidos da via ficou lento durante o período da tarde.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apesar do alto volume de água, não foi necessário interditar a via.

Após a dispersão da água, as equipes da PRF realizaram a limpeza parcial da rodovia e o trânsito foi normalizado ainda no sábado (27).



Por: Jornal da Paraíba

Com recorde de investimentos, Lula lança Plano Safra na próxima terça-feira

Sábado, 27 de junho-(06) de 2026
Matéria do MaisPB
 Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula e a ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli, anunciam o novo Plano Safra da Agricultura Familiar, nesta terça-feira (30), em Brasília. Neste ano, o goveno fará um aporte recorde.

O evento contará com a presença da ministra da Casa Civil, Míriam Belchior; da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; e do ministro da Pesca, Rivetla Edipo Araujo Cruz, além de demais autoridades.

O Plano Safra da Agricultura Familiar é um conjunto de medidas do Governo do Brasil voltadas à geração de renda no campo e à produção de alimentos que vão à mesa de todas as famílias brasileiras. O plano contempla programas de crédito, seguro agrícola, compras públicas, assistência técnica e extensão rural, entre outros.

Nas últimas três safras, o Governo do Brasil destinou mais de R$ 225 bilhões em crédito com baixas taxas de juros. No evento, será anunciado novo recorde de investimentos para a agricultura familiar brasileira.



Por: MaisPB

Governo prepara renegociação de dívidas do MEI com desconto de 70%

Sábado, 27 de junho-(06) de 2026
Medida vai permitir que ao menos 3 milhões de MEIs que têm dívidas possam regularizar seus débitos fiscais
O governo deve lançar nos próximos dias um edital de renegociação de dívidas do MEI (Microempreendedor Individual) com até 70% de desconto e parcelamento em até 145 meses. O público-alvo são 3,5 milhões de MEIs, micro e pequenas empresas com débitos de até R$ 20 mil. Ao todo, o governo espera negociar R$ 12,4 bilhões.

“Percebemos um aumento crescente de MEIs inscritos em dívida ativa, seja porque nem sabiam que tinham que pagar, ou porque não tinham condições. São dívidas com ticket muito pequeno, se você comparar com o estoque da dívida ativa, mas são dívidas importantes para aquela pessoa”, afirmou a procuradora-geral da Fazenda Nacional (PGFN), Anelize Almeida.
A procuradora afirmou que a transação tributária faz uma análise individualizada e tem condições diferentes para cada contribuinte.

“Não é todo mundo que vai ter 145 meses ou 70% de desconto. A análise é individualizada, e por isso que ela gera um compromisso maior no pagamento e reduz o risco moral do inadimplemento”, acrescentou.

Na quinta-feira (25), o ministro do Empreendedorismo, Paulo Pereira, afirmou que a proposta está em fase final, porém, a ideia é que o beneficiário pague a dívida em mais de dez anos. Segundo ele, os débitos terão redução dos custos e multa de juros.

Na ocasião, Pereira apontou que as dívidas que poderão ser renegociadas serão de até R$ 20 mil, mas esse valor ainda não está definido. A medida vai permitir que ao menos 3 milhões de microempreendedores que têm dívidas possam regularizar seus débitos fiscais.



Por: R7

Mulher morre após ataque a faca no Sertão da Paraíba

Sábado, 27 de junho-(06) de 2026
Matéria do Portal Paraíiba.com.br
Foto: Reprodução / TV Arapuan
Uma mulher de 32 anos morreu após ser esfaqueada no município de Cacimbas, no Sertão da Paraíba. A vítima foi identificada como Márcia Rosa do Carmo.

Após o ataque, Márcia foi socorrida para a unidade de saúde da cidade e, devido à gravidade dos ferimentos, transferida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Complexo Hospitalar Regional de Patos. Apesar dos esforços das equipes médicas, ela não resistiu e morreu na unidade hospitalar.

De acordo com a Polícia Militar, equipes realizaram os primeiros levantamentos no local do crime e coletaram informações que possam ajudar na identificação da autora da agressão. O caso foi encaminhado para investigação da Polícia Civil.

Segundo familiares da vítima, a principal suspeita do crime é outra mulher, que fugiu após o ataque e ainda não foi localizada. A Polícia Civil investiga a motivação do homicídio e segue em diligências para prender a suspeita.



Por: Portal Paraíba.com.br

Riachão do Poço realiza 6ª Conferência de Saúde com foco na participação popular e fortalecimento do SUS

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
Durante a conferência, foram discutidas ideias e propostas voltadas para uma saúde mais eficiente, acessível e humanizada, fortalecendo a participação dos cidadãos nas decisões que contribuem para o desenvolvimento das políticas públicas municipais.
A Prefeitura Municipal de Riachão do Poço, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (26) a 6ª Conferência Municipal de Saúde, um importante momento de diálogo, participação social e construção de propostas para aprimorar as ações de saúde pública no município.

Com o tema “Saúde, Soberania e SUS: Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, o encontro aconteceu na Escola Municipal João Ferreira Alves, reunindo profissionais da área, representantes da gestão, conselheiros municipais e membros da comunidade. A programação contou com debates sobre os desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), avanços já conquistados e novas estratégias para melhorar o atendimento oferecido à população.

Durante a conferência, foram discutidas ideias e propostas voltadas para uma saúde mais eficiente, acessível e humanizada, fortalecendo a participação dos cidadãos nas decisões que contribuem para o desenvolvimento das políticas públicas municipais.

O prefeito Marcelo Ferreira participou do evento e destacou a importância da união entre poder público e população na busca por melhorias.

“Momentos como esse são fundamentais para ouvir a comunidade, trocar experiências e construir juntos caminhos para uma saúde cada vez mais forte e de qualidade. Nosso compromisso é continuar trabalhando para garantir melhores serviços e mais cuidado para o povo de Riachão do Poço”, afirmou.

O gestor também reforçou que a administração municipal seguirá investindo na área da saúde, buscando ampliar e qualificar os serviços oferecidos aos moradores.

“Cuidar da saúde é cuidar das pessoas. Vamos continuar empenhados em avançar, garantindo atendimento humanizado e ações que tragam mais qualidade de vida para nossa população”, concluiu.

A 6ª Conferência Municipal de Saúde reforça o compromisso de Riachão do Poço com o fortalecimento do SUS, a democracia participativa e a construção coletiva de políticas públicas que beneficiem todos os cidadãos do município.












PORTAL CONTINENTAL com créditos do Portal Umari

Paraíba atinge 943,6 mil empregos em fevereiro, alta de 6,6% em 12 meses

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026 
A Relação Anual de Informações Sociais (Rais), que é o censo do mercado de trabalho formal brasileiro, foi instituído em 1975 pelo Ministério do Trabalho

Palácio dos Despachos do Governo da PB (Foto: Secom-PB)

O estoque de vínculos formais de trabalhadores na Paraíba alcançou 943,6 mil em fevereiro de 2026, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) Mensalizadas, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O número representa aumento de 59.207 mil vínculos em relação a fevereiro de 2025, crescimento de 6,69%, índice superior à média do País (3,6%) e a do Nordeste (6,14%).

Na comparação com dezembro de 2025, quando o Estado contabilizava 912.229 vínculos na Rais, houve acréscimo de 31.445 empregos formais, uma alta de 3,45% em apenas dois meses. O resultado supera mais uma vez a média nacional (2,3%) e a regional (3,27%) para o período.

4º MAIOR CRESCIMENTO DO PAÍS – Já com dados anualizados da Rais, que é o censo do mercado de trabalho, a Paraíba havia encerrado 2025 com 906,5 mil trabalhadores vinculados aos regimes celetistas e estatutários nos 12 meses, alta de 12,90% sobre o ano de 2024 (803,3 mil), resultando um saldo de trabalhadores celetistas e estatutários de 103.278 postos em 2025, o que representou a 4ª maior taxa de crescimento entre as unidades da federação e do Distrito Federal.

Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, “os dados gerais da Rais da Paraíba mostram que o Estado se destacou nacionalmente no indicador com o quarto crescimento relativo do País. Contudo, o mais importante é que o indicador revela: o aumento do trabalho formal na Paraíba nos últimos seis anos de forma consistente e contínua. Para se ter uma ideia, de 2019 para 2025 elevamos em mais de 300 mil trabalhadores na Rais. O nosso estoque em fevereiro de 943 mil trabalhadores ruma agora para a marca de 1 milhão de trabalhadores. Isso é reflexo de uma política fiscal e de desenvolvimento do Estado com a parceria da iniciativa privada responsável e séria, que tem entre outros resultados a crescente geração de emprego e renda, gerando vitalidade para a economia paraibana, pois emprego com vínculo formal garante direitos e uma série de benefícios sociais,” comentou.

Do total de vínculos formais (906,5 mil) em dezembro de 2025 na Paraíba, 549,6 mil eram celetistas (setor privado) e 356,9 mil correspondiam a agentes públicos, incluindo servidores estatutários, contratados por tempo determinado e ocupantes de cargos em comissão.

O regime celetista segue a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) com a grande maioria das empresas na iniciativa privada, enquanto o estatutário é exclusivo de servidores públicos. 

SETOR DE SERVIÇOS PREDOMINA – Na distribuição por setores, o estoque do setor de serviços predomina com 615.275 trabalhadores, sendo 259.744 de celetistas e 355.531 estatutários. Outros 132.143 do setor de comércio, enquanto a indústria acumula 8.080. Completam o estoque 57.235 do setor de construção e outros 13.853 trabalhadores da agropecuária.

Ainda segundo dados da Rais, a remuneração média do trabalhador paraibano foi de R$ 3.604,15, enquanto o perfil do grau de instrução dos trabalhadores mostram que 80% deles têm ensino médio e superior completo (731,4 mil), sendo 453,6 mil (50% do total), com ensino médio, e 277,7 mil (30,6% do total), com nível superior. 

SOBRE DADOS DA RAIS – A Relação Anual de Informações Sociais (Rais), que é o censo do mercado de trabalho formal brasileiro, foi instituído em 1975 pelo Ministério do Trabalho. Ela compila dados socioeconômicos e de vínculos empregatícios do setor público e privado, servindo de base para estatísticas governamentais, controle de direitos trabalhistas (como o abono salarial), para planejamento de políticas públicas e avaliação de pesquisas.



Por: Secom/GOVPB

Japão empata com Suécia e encara o Brasil na próxima fase da Copa do Mundo

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
A Suécia também avançou para a próxima fase como uma das melhores terceiras colocadas e agora aguarda a definição do próximo adversário.
Imagem: reprodução Cazé TV
O Japão será o próximo adversário do Brasil na Copa do Mundo. A seleção japonesa garantiu a classificação após empatar em 1 a 1 com a Suécia, nesta quinta-feira (25), em Dallas, nos Estados Unidos, pela última rodada do Grupo F.

Com o resultado, os Samurais Azuis terminaram a fase de grupos na segunda colocação, com cinco pontos, e enfrentarão a Seleção Brasileira na próxima segunda-feira (29), às 14h (horário de Brasília), em Houston.

A Suécia também avançou para a próxima fase como uma das melhores terceiras colocadas e agora aguarda a definição do próximo adversário.

A partida entre japoneses e suecos teve um primeiro tempo equilibrado e com poucas oportunidades. O Japão voltou melhor na etapa final e abriu o placar aos 10 minutos, com Maeda aproveitando belo passe de Ritsu Doan.

A Suécia reagiu rapidamente e empatou seis minutos depois, com Elanga, que acertou um chute cruzado e marcou um belo gol.

Nos minutos finais, os suecos pressionaram em busca da vitória, mas o goleiro japonês Suzuki garantiu o empate com boas defesas.

Com a classificação confirmada, o Japão agora terá pela frente o Brasil, em um duelo decisivo pela sequência da Copa do Mundo.



PORTAL CONTINENTAL

Governo Federal avalia aumentar teto do MEI para R$ 140 mil, diz ministro

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
Matéria da Agência Brasil.
O governo federal estuda elevar o limite de faturamento do microempreendedor individual (MEI) dos atuais R$ 81 mil para a faixa entre R$ 130 mil e R$ 140 mil por ano, informou nesta sexta-feira (26) o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti.

Segundo ele, a proposta deve ser enviada ao Congresso nos próximos dias pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o objetivo de recompor a inflação acumulada ao longo de quase uma década sem reajustes.

A mudança no valor deverá ser implementada de forma escalonada entre 2027 e 2028, de forma a evitar comprometer o equilíbrio das contas públicas.

“Esta é uma pauta legítima, porque o teto [do MEI] está estagnado desde 2018. Estamos trabalhando com a perspectiva de atualizar esse teto para um patamar entre R$ 130 e 140 mil, que é mais ou menos a reposição da inflação”, disse Moretti ao garantir que tudo será feito levando em conta a questão da responsabilidade fiscal.

“Fazendo de forma escalonada, a gente consegue absorver isso nas contas públicas”, complementou.



Por: Agência Brasil 

Clube dos Estado Unidos desiste de contratar Neymar

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
Matéria do Pórtal Paraíba.com.br
Foto: Lucas Figueiredo / CBF
FC Cincinnati desistiu da contratação de Neymar após interromper as negociações com o atacante brasileiro. De acordo com o portal norte-americano The Athletic, o clube da Major League Soccer (MLS) decidiu encerrar as conversas por causa da lentidão nas tratativas e da falta de um acordo financeiro.

As negociações começaram de forma preliminar em abril, quando dirigentes da equipe viajaram ao Brasil para se reunir com Neymar e seu pai. Apesar do interesse mútuo, nenhuma proposta oficial chegou a ser apresentada ao jogador.

Neymar tem contrato com o Santos até o fim deste ano e, a partir da metade da temporada, já pode assinar um pré-contrato com qualquer clube. Segundo a imprensa dos Estados Unidos, o atacante continua aberto à possibilidade de atuar na MLS, desde que receba uma proposta considerada satisfatória.

O camisa 10 retornou aos gramados nesta semana, ao entrar no segundo tempo da vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, pela Copa do Mundo. Recuperado de uma lesão na panturrilha, Neymar voltou a ficar à disposição da Seleção para a sequência da competição.



Por: Portal Paraíba.com.br

Caldas Brandão-PB em luto: morre José Gomes, conhecido como Leão, funcionário público e ex-goleiro do Brasil

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
Conhecido pela simplicidade, amizade e pelo amor ao esporte, José Gomes deixa uma lembrança de muitos momentos vividos dentro e fora dos campos

A cidade de Caldas Brandão, no Agreste da Paraíba, está em luto com a notícia do falecimento de José Gomes, carinhosamente conhecido por todos como Leão. Ele faleceu na tarde desta sexta-feira, dia 26 de junho, após estar internado.

José Gomes era funcionário público concursado do município de Caldas Brandão e dedicou muitos anos de sua vida ao serviço público, contribuindo com seu trabalho para o desenvolvimento da cidade e atendendo à população com compromisso e dedicação.

Além da sua trajetória profissional, Leão também marcou história no esporte local. Durante muitos anos, foi goleiro do tradicional time amador Brasil de Caldas Brandão, onde defendeu a equipe e conquistou o respeito e a admiração dos amantes do futebol da região.

Conhecido pela simplicidade, amizade e pelo amor ao esporte, José Gomes deixa uma lembrança de muitos momentos vividos dentro e fora dos campos.

Familiares, amigos, colegas de trabalho e toda a comunidade de Caldas Brandão lamentam profundamente sua partida e prestam solidariedade aos familiares neste momento de dor.

Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas em breve pelo nosso Portal.



PORTAL CONTINENTAL

Parte de muro de cemitério desaba após fortes chuvas e expõe ossadas em João Pessoa

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
Ocorrência foi registrada na manhã desta sexta-feira (26) no cemitério localizado no bairro Cristo
Foto: Reprodução/Redes Sociais
As chuvas intensas que atingem a cidade de João Pessoa desde a madrugada desta sexta-feira (26) causaram vários transtornos em áreas urbanas. Entre os casos registrados, parte do muro do Cemitério do Cristo Redentor desabou.

O colapso ocorreu em um trecho do ossuário da unidade, provocando a exposição de restos mortais. A área atingida também apresenta grande acúmulo de lixo, conforme mostram imagens compartilhadas nas redes sociais.

A estrutura cedeu em meio ao grande volume de chuva registrado na capital paraibana. Em nota, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsável pelos cemitérios públicos da cidade, informou que uma equipe de manutenção foi acionada para avaliar os danos e adotar as primeiras medidas. A área foi isolada para garantir a segurança e preservar os restos mortais. Os reparos definitivos devem ser realizados nos próximos dias.



Por: Yasmim Pessoa com Portal T5

Matheus Cunha chega a três gols e iguala melhor Copa de um camisa 9 do Brasil desde 2010

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
Paraibano iguala campanha de Luis Fabiano em 2010 e deixa para trás os últimos donos da camisa 9.

Matheus Cunha é o camisa 9 do Brasil na Copa do Mundo 2026. (Arte: ChatGPT)

O gol marcado por Matheus Cunha diante da Escócia na última quarta-feira (24) teve um gostinho especial para o paraibano. Com o 3° gol nessa edição de Copa do Mundo, ele alcançou uma marca importante entre os camisas 9 do Brasil nas últimas quatro edições do Mundial, igualando os números de Richarlison com menos jogos e superando Gabriel Jesus e Fred.

Matheus Cunha é o camisa 9 do Brasil na Copa do Mundo 2026. (Arte: ChatGPT)
Matheus Cunha parece ter conseguido superar a pressão de vestir a 9 do Brasil, que já era grande, mas ficou ainda maior pelos resultados ruins dos últimos que vestiram essa camisa em Copas do Mundo.

Em 2018, na RússiaGabriel Jesus passou em branco. Já em 2014, disputada em solo brasileiro, Fred balançou a rede apenas uma vez.

Matheus Cunha iguala Richarlison (2022), Luis Fabiano (2010) e Ronaldo (2006)
Luis Fabiano marcou três vezes na Copa do Mundo 2010. (Foto: Reprodução)
Com três gols, Matheus Cunha igualou a campanha de Richarlison no Mundial de 2022, com menos jogos, Luis Fabiano na Copa do Mundo de 2010 e também os números de Ronaldo Fenômeno em 2006.

A referência, porém, segue sendo Ronaldo. Em 2002, o Fenômeno viveu uma das maiores atuações individuais da história das Copas do Mundo, anotando oito gols e conduzindo o Brasil ao penta.

Depois de Ronaldo, apenas Luis Fabiano, Richarlison e agora Matheus Cunha conseguiram alcançar a marca de três gols em uma única Copa com a 9 neste século. E esse número pode ser ainda maior, já que o Brasil ainda pode jogar cinco partidas nessa edição.

Gols dos últimos camisas 9 do Brasil em Copas do Mundo:

        *2026 — Matheus Cunha: 3 gols
        2022 — Richarlison: 3 gols
        2018 — Gabriel Jesus: 0 gol
        2014 — Fred: 1 gol
        2010 — Luis Fabiano: 3 gols
        2006 — Ronaldo: 3 gols
        2002 — Ronaldo: 8 gols.

*Copa em andamento.



Por: João Pedro Gomes com Jornal da Paraíba

POLICIAL

GALERIAS DE FOTOS

ENTRETENIMENTO

 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T