ULTIMAS NOTICIAS

POLITICA

ESPORTES

Mais Noticias

Parte de muro de cemitério desaba após fortes chuvas e expõe ossadas em João Pessoa

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
Ocorrência foi registrada na manhã desta sexta-feira (26) no cemitério localizado no bairro Cristo
Foto: Reprodução/Redes Sociais
As chuvas intensas que atingem a cidade de João Pessoa desde a madrugada desta sexta-feira (26) causaram vários transtornos em áreas urbanas. Entre os casos registrados, parte do muro do Cemitério do Cristo Redentor desabou.

O colapso ocorreu em um trecho do ossuário da unidade, provocando a exposição de restos mortais. A área atingida também apresenta grande acúmulo de lixo, conforme mostram imagens compartilhadas nas redes sociais.

A estrutura cedeu em meio ao grande volume de chuva registrado na capital paraibana. Em nota, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsável pelos cemitérios públicos da cidade, informou que uma equipe de manutenção foi acionada para avaliar os danos e adotar as primeiras medidas. A área foi isolada para garantir a segurança e preservar os restos mortais. Os reparos definitivos devem ser realizados nos próximos dias.



Por: Yasmim Pessoa com Portal T5

Matheus Cunha chega a três gols e iguala melhor Copa de um camisa 9 do Brasil desde 2010

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
Paraibano iguala campanha de Luis Fabiano em 2010 e deixa para trás os últimos donos da camisa 9.

Matheus Cunha é o camisa 9 do Brasil na Copa do Mundo 2026. (Arte: ChatGPT)

O gol marcado por Matheus Cunha diante da Escócia na última quarta-feira (24) teve um gostinho especial para o paraibano. Com o 3° gol nessa edição de Copa do Mundo, ele alcançou uma marca importante entre os camisas 9 do Brasil nas últimas quatro edições do Mundial, igualando os números de Richarlison com menos jogos e superando Gabriel Jesus e Fred.

Matheus Cunha é o camisa 9 do Brasil na Copa do Mundo 2026. (Arte: ChatGPT)
Matheus Cunha parece ter conseguido superar a pressão de vestir a 9 do Brasil, que já era grande, mas ficou ainda maior pelos resultados ruins dos últimos que vestiram essa camisa em Copas do Mundo.

Em 2018, na RússiaGabriel Jesus passou em branco. Já em 2014, disputada em solo brasileiro, Fred balançou a rede apenas uma vez.

Matheus Cunha iguala Richarlison (2022), Luis Fabiano (2010) e Ronaldo (2006)
Luis Fabiano marcou três vezes na Copa do Mundo 2010. (Foto: Reprodução)
Com três gols, Matheus Cunha igualou a campanha de Richarlison no Mundial de 2022, com menos jogos, Luis Fabiano na Copa do Mundo de 2010 e também os números de Ronaldo Fenômeno em 2006.

A referência, porém, segue sendo Ronaldo. Em 2002, o Fenômeno viveu uma das maiores atuações individuais da história das Copas do Mundo, anotando oito gols e conduzindo o Brasil ao penta.

Depois de Ronaldo, apenas Luis Fabiano, Richarlison e agora Matheus Cunha conseguiram alcançar a marca de três gols em uma única Copa com a 9 neste século. E esse número pode ser ainda maior, já que o Brasil ainda pode jogar cinco partidas nessa edição.

Gols dos últimos camisas 9 do Brasil em Copas do Mundo:

        *2026 — Matheus Cunha: 3 gols
        2022 — Richarlison: 3 gols
        2018 — Gabriel Jesus: 0 gol
        2014 — Fred: 1 gol
        2010 — Luis Fabiano: 3 gols
        2006 — Ronaldo: 3 gols
        2002 — Ronaldo: 8 gols.

*Copa em andamento.



Por: João Pedro Gomes com Jornal da Paraíba

Caixa libera dinheiro de antigo fundo PIS/Pasep; veja como sacar

Sexta-feira, 26 de junho-(06) de 2026
Consultas podem ser feitas no portal Repis Cidadão e pedir o pagamento na Caixa
Imagem: Internet
A Caixa Econômica Federal começou a pagar nesta quinta-feira (25) um novo lote de valores esquecidos.Empregados com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam de 1971 a 1988 e estão na fila para sacar cotas do antigo fundo Programa de Integração Social (PIS) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem reaver o valor.

Nesta rodada, recebem aqueles que pediram o ressarcimento até 31 de maio. O valor médio pago varia de R$ 2,8 mil a R$ 2,9 mil, dependendo do tempo de trabalho e do salário da época.

Quem tem direito

Podem sacar os valores:

        SAC: 0800-726-0101;
        Ouvidoria: 0800-725-7474;
        Site: caixa.gov.br.

A orientação é verificar quanto antes se há valores disponíveis para evitar perder o prazo.



Por: Agência Brasil

Fábio Rolim destaca avanços e reforça compromisso com o desenvolvimento de Caldas Brandão

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
Com foco em desenvolvimento, responsabilidade e compromisso público, o prefeito Fábio Rolim reforça a determinação de continuar trabalhando por uma Caldas Brandão mais forte, acolhedora e com novas oportunidades para todos.
O prefeito de Caldas Brandão-PB, Fábio Rolim, reafirmou o compromisso de sua gestão com a população e destacou que o trabalho segue firme na busca por melhorias, investimentos e novas conquistas para o município.

Segundo o gestor, a administração municipal tem atuado com planejamento, responsabilidade e dedicação para construir uma cidade cada vez mais preparada para o futuro, fortalecendo serviços públicos e promovendo ações que tragam benefícios diretos para os moradores.

“Uma cidade cresce quando existe união, compromisso e vontade de fazer acontecer. Estamos trabalhando todos os dias, buscando parcerias e criando caminhos para que Caldas Brandão continue avançando”, afirmou Fábio Rolim.

O prefeito ressaltou que o objetivo da gestão é transformar esforços em resultados concretos, priorizando iniciativas que contribuam para o desenvolvimento social, econômico e a melhoria da qualidade de vida da população.

Para Fábio Rolim, a atuação política deve estar sempre ligada às necessidades reais da comunidade, com ações que gerem oportunidades e tragam mais dignidade aos cidadãos.

“Todo trabalho só tem sentido quando consegue melhorar a vida das pessoas. Esse é o propósito que guia nossa caminhada e nos motiva a continuar buscando mais avanços para o nosso povo”, destacou.

A Prefeitura de Caldas Brandão segue fortalecendo o diálogo com a população e ampliando parcerias que possibilitem novos investimentos e projetos importantes para o município.

Com foco em desenvolvimento, responsabilidade e compromisso público, o prefeito Fábio Rolim reforça a determinação de continuar trabalhando por uma Caldas Brandão mais forte, acolhedora e com novas oportunidades para todos.



PORTAL CONTINENTAL com créditos do Portal Umari

Terremotos na Venezuela: números de mortos sobe para 188

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
Matéria do g1.
Imagem mostra destruição em Catia La Mar, na Venezuela, após terremoto — Foto: Federico Parra/AFP
O número de mortos por conta dos terremotos na Venezuela subiu nesta quinta-feira (25) para 188 pessoas, segundo o último balanço do governo venezuelano. O novo balanço também afirma que há 1.520 feridos e 200 pessoas presas em escombros.

Na noite de quarta-feira (24), dois terremotos em sequência atingiram a região norte do país, onde fica Caracas. Além das mortes, os tremores derrubaram prédios e deixaram um rastro de destruição na capital venezuelana e arredores. Os sismos foram os mais fortes no país em mais de 100 anos.

O presidente do Parlamento venezuelano, Jorge Rodríguez, que informou o novo balanço das vítimas, disse também que o governo registrou, até agora, 250 edifícios que foram totalmente derrubados ou sofreram danos.

O balanço, segundo Rodríguez, é provisório. Equipes de resgate agora lutam para encontrar desaparecidos e retirar pessoas de escombros. Grupos montados por moradores das áreas afetadas para quem está buscando por parentes e conhecidos já registra mais de 24 mil desaparecidos.

Pelas redes sociais, há também vários relatos e imagens de edifícios que desabaram.

Vários países, entre eles Estados Unidos e Brasil, anunciaram que enviarão equipes para auxiliar nas buscas.

Os dois terremotos que abalaram a Venezuela ocorreram em um intervalo de menos de um minuto e com uma diferença de 5 quilômetros entre eles. O epicentro do tremor mais forte foi registrado na cidade venezuelana de El Guayabo, a 168 km da capital Caracas.

Réplicas ocorreram em cidades costeiras perto da capital venezuelana, como La Guaira, que ficou fortemente destruída. O aeroporto internacional de Caracas também foi fechado.

Além da intensidade dos tremores — de magnitudes 7,2 e 7,5 — a baixa profundidade dos dois abalos também explica o rastro de destruição deixado. Isso porque, quanto mais perto do solo, mais sentido é o terremoto.

Os tremores também ocorreram em áreas densamente populadas. Um cálculo feito pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), estimou, com base nessas variáveis, que o número de mortos possa passar de 10 mil pessoas.



Por: g1.

Riachão do Poço ganha destaque com decoração junina que une tradição nordestina e clima da Copa do Mundo

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
A ornamentação tem recebido elogios de quem circula pela cidade e se tornou um dos atrativos deste período festivo.
A cidade de Riachão do Poço, sob a administração do prefeito Marcelo Ferreira, está chamando a atenção de moradores e visitantes pela criatividade e beleza da ornamentação preparada para os festejos juninos. Com uma proposta que une a tradição do São João nordestino ao espírito da Copa do Mundo, o município transformou ruas, praças e espaços públicos em grandes cenários de cultura, alegria e identidade popular.

O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo trouxe uma decoração diferenciada, com bandeirolas, balões, cores vibrantes, elementos típicos das festas juninas e referências ao futebol, criando um ambiente especial para celebrar duas grandes paixões do povo brasileiro: o São João e a Seleção.

A ornamentação tem recebido elogios de quem circula pela cidade e se tornou um dos atrativos deste período festivo. Além de valorizar a cultura local, o projeto também contribui para fortalecer o turismo e movimentar a economia, atraindo visitantes e incentivando o comércio durante o mês de junho.

De acordo com a gestão municipal, a iniciativa busca proporcionar momentos de lazer e integração para as famílias, resgatando tradições e criando espaços que representem a história e o sentimento da população de Riachão do Poço.

A união entre os símbolos juninos e o clima esportivo resultou em uma decoração moderna e ao mesmo tempo carregada de significado, mostrando que a cultura popular pode se reinventar sem perder suas raízes.

Com criatividade e valorização das tradições, Riachão do Poço reforça seu espaço como um dos municípios que mais investem na beleza dos festejos juninos, promovendo cultura, turismo e fortalecendo o orgulho de sua gente.




PORTAL CONTINENTAL com créditos do Portal Umari

Homem é assassinado a tiros enquanto assistia jogo do Brasil, na Paraíba

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
Os suspeitos efetuaram diversos disparos contra a vítima, que foi atingida por vários tiros, incluindo um disparo de arma longa.
Enquanto milhares de torcedores acompanhavam mais uma partida da Copa do Mundo, a violência voltou a fazer uma vítima na Região Metropolitana de João Pessoa. Um homem foi assassinado a tiros na comunidade de Bebelândia, em Santa Rita, na noite dessa quarta-feira (24).

Segundo as primeiras informações levantadas pelas autoridades, a vítima estava dentro de casa quando uma mulher teria chamado por ela do lado de fora da residência. Ao sair para verificar quem a procurava, o homem foi surpreendido por criminosos armados.

Os suspeitos efetuaram diversos disparos contra a vítima, que foi atingida por vários tiros, incluindo um disparo de arma longa. Devido à gravidade dos ferimentos, o homem morreu no local antes de receber atendimento médico.

Equipes das polícias Militar e Civil, além da perícia, estiveram na cena do crime para realizar os procedimentos de investigação e coleta de provas.

A Polícia Civil trabalha agora para identificar a mulher que teria atraído a vítima para fora da residência, bem como localizar os autores do homicídio e esclarecer a motivação da execução.



Por: Notícia Paraíba

São João de Santa Luzia celebra 84 anos de tradição e recebe visita do secretário George Coelho em valorização à cultura sertaneja

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026 
Durante a visita, o secretário acompanhou a programação do festejo e destacou a importância da festa para o fortalecimento da cultura, do turismo e da economia do município.
O secretário de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal, George Coelho, participou de uma das maiores celebrações juninas da Paraíba ao prestigiar o tradicional São João de Santa Luzia, no Sertão paraibano. O evento, que chega à sua 84ª edição, reforça a identidade nordestina e mantém viva a história, a música e as tradições populares da região.

Acompanhado de sua esposa, Kika Leitão, George Coelho foi recebido pelo ex-prefeito de Santa Luzia, José Alexandre de Araújo, conhecido como Zezé, além de lideranças políticas e representantes da comunidade local.

Durante a visita, o secretário acompanhou a programação do festejo e destacou a importância da festa para o fortalecimento da cultura, do turismo e da economia do município. Santa Luzia é reconhecida como um dos grandes polos de valorização do forró e das manifestações culturais do Sertão paraibano.

A agenda contou ainda com a presença do pré-candidato a deputado federal Pedro Matias e da secretária de Estado Vanda Menezes, fortalecendo o diálogo com representantes da região e acompanhando de perto um dos maiores eventos culturais do calendário junino estadual.

Para George Coelho, o São João de Santa Luzia representa a força das tradições paraibanas e a capacidade que a cultura tem de unir pessoas e movimentar o desenvolvimento regional.

“Estar em Santa Luzia é vivenciar uma festa que traduz a alma do povo paraibano. O São João representa nossas raízes, nossa música, nossa história e a alegria do nosso povo. Parabenizo todos que fazem esse evento acontecer e ajudam a preservar uma tradição tão importante”, afirmou o secretário.

Ele também ressaltou que iniciativas culturais como o São João fortalecem o turismo e geram oportunidades para comerciantes, artistas e trabalhadores envolvidos na realização do evento.

“O Sertão mostra mais uma vez a sua força, com uma cultura rica, acolhedora e cheia de histórias para contar. A Paraíba tem orgulho das suas festas populares e da sua gente”, destacou.

Com muita música, tradição e participação popular, o São João de Santa Luzia segue como um dos grandes símbolos da cultura nordestina, celebrando as raízes paraibanas e mantendo acesa a chama dos festejos juninos.










PORTAL CONTINENTAL com créditos do Portal Umari

Furtos de celulares despencam 55% durante o São João na Paraíba

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
Matéria do Portal PBAgora.

A Polícia Civil da Paraíba realizou um balanço das ações desenvolvidas durante o período dos festejos juninos, entre os dias 19 e 24 de junho, com atuação reforçada nos principais polos de eventos do Estado. As atividades foram realizadas pelas quatro Superintendências Regionais de Polícia Civil (SRPCs), com equipes mobilizadas em diversos municípios, garantindo atendimento à população, registro de ocorrências, cumprimento de procedimentos policiais e resposta rápida às demandas surgidas durante as festividades.

Durante o período, foram registradas 13 prisões em flagrante diretamente ligadas aos festejos, envolvendo ocorrências como violência doméstica, lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo, furto, resistência, stalking, receptação, estupro e direção sem habilitação. Um número que chamou atenção foi o de furtos de celulares. Em 2024, durante este mesmo período, 174 boletins de ocorrência de furto de celular foram registrados. Neste ano, o número foi de 77 registros de furtos de aparelhos celulares, uma redução de 55,7%.

A Polícia Civil também lavrou 13 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) e registrou 143 boletins de ocorrência. Além das ações investigativas e operacionais realizadas nos locais de festa, a Polícia Civil disponibilizou estruturas especiais de atendimento, com Delegacias Móveis, polos de plantão e reforço de efetivo, permitindo maior agilidade no registro das ocorrências e na adoção das medidas policiais necessárias.

Campina Grande – Durante o Maior São João do Mundo, a Polícia Civil reforçou a presença operacional com a instalação de uma Delegacia Móvel no Parque do Povo, funcionando como ponto estratégico para registro de ocorrências e atendimento ao público. A 2ª Delegacia Distrital, conhecida como Delegacia do Forró, também recebeu reforço de equipes para atendimento das demandas relacionadas aos festejos, incluindo prisões em flagrante e lavratura de procedimentos.

No distrito de Galante, equipes da Polícia Civil foram mobilizadas para atuação durante os dias de festa, garantindo a presença da instituição e o atendimento das ocorrências no local. A Central de Flagrantes, localizada no bairro do Catolé, permaneceu em funcionamento 24 horas, dando suporte às ações desenvolvidas durante o período junino.

Patos – Na região de Patos, a Polícia Civil reforçou a atuação durante o Terreiro do Forró, com a instalação de uma Delegacia Móvel no local do evento, facilitando o acesso da população aos serviços policiais e agilizando o atendimento das ocorrências. A 15ª Delegacia Seccional de Polícia Civil também contou com aumento no efetivo do polo de plantão, além do reforço das equipes da Delegacia de Roubos e Furtos e da Delegacia de Homicídios, garantindo suporte às ações realizadas durante as festividades.

Guarabira – Na área da 4ª Superintendência Regional de Polícia Civil, a atuação contou com a instalação de polos plantonistas e Delegacias Móveis nos municípios de Guarabira, Solânea, Bananeiras, Cacimba de Dentro, Araruna e Serra da Raiz. As equipes foram distribuídas de forma estratégica para assegurar a presença policial nos eventos juninos da região, proporcionando maior agilidade nos registros de ocorrências, atendimento ao público e realização dos procedimentos necessários.

João Pessoa – Na região da Capital, o planejamento operacional contou com um efetivo estimado de 487 servidores, distribuídos entre a Delegacia Móvel instalada no Parque Solon de Lucena, a Central de Flagrantes, unidades especializadas e demais equipes vinculadas à 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil. A estrutura montada teve como objetivo garantir atendimento contínuo durante os festejos, reforçando a capacidade de resposta da Polícia Civil diante das ocorrências registradas nos eventos realizados na região.

IPC – O Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC/PB) também atuou de forma integrada durante os festejos juninos, com equipes deslocadas para os principais pontos de eventos. Foram realizados 11 exames periciais nos locais de festa, incluindo o Parque do Povo, em Campina Grande; o Terreiro do Forró, em Patos; além dos eventos realizados em Galante e Bananeiras. A presença do IPC nos locais de festividade garantiu maior agilidade na realização de procedimentos periciais, contribuindo para a eficiência das investigações e para a pronta resposta das forças de segurança.

A atuação da Polícia Civil da Paraíba durante o São João reforça o compromisso da instituição em garantir segurança, ampliar o atendimento à população e manter a presença policial nos grandes eventos realizados em todo o Estado. O trabalho integrado entre as unidades operacionais, áreas especializadas e demais órgãos da segurança pública assegurou uma resposta eficiente durante um dos períodos de maior movimentação do calendário paraibano.



Por: PBAgora

Artesãos de Riachão do Poço recebem reconhecimento nacional e ganham novas oportunidades para divulgar seus talentos

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
Além da emissão da carteira, os participantes puderam vivenciar novas experiências, conhecer outros trabalhos, trocar conhecimentos e fortalecer a rede de artistas que mantém viva a cultura popular paraibana.
Os artesãos de Riachão do Poço viveram um momento especial de valorização e reconhecimento durante a participação no 42º Salão do Artesanato Paraibano, realizado em Campina Grande-PB. A ação, promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, levou uma caravana de artistas locais ao evento, considerado uma das maiores vitrines do artesanato nordestino.

Durante a programação, os artesãos riachãoenses conquistaram a Carteira Nacional do Artesão, documento que representa um importante avanço para a categoria, garantindo reconhecimento oficial da profissão e ampliando o acesso a feiras, exposições, capacitações e oportunidades de comercialização dos produtos artesanais.

Além da emissão da carteira, os participantes puderam vivenciar novas experiências, conhecer outros trabalhos, trocar conhecimentos e fortalecer a rede de artistas que mantém viva a cultura popular paraibana.

O artesanato de Riachão do Poço, marcado pela criatividade, tradição e identidade cultural, ganhou destaque no evento, mostrando ao público a riqueza dos talentos do município e a força dos artistas que preservam as raízes locais através de suas peças.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Fabiano Kaçula, acompanhou a comitiva e destacou a importância da iniciativa para o crescimento dos artesãos do município.

“Essa conquista representa um grande passo para nossos artesãos. A Carteira Nacional do Artesão abre portas, fortalece o trabalho de cada artista e permite que nossa cultura seja levada para novos espaços. Estamos trabalhando para valorizar nossos talentos, preservar nossas tradições e incentivar a economia criativa em Riachão do Poço”, afirmou o secretário.

Fabiano Kaçula também agradeceu o apoio do prefeito Marcelo Ferreira nas ações voltadas ao fortalecimento cultural do município.

A Prefeitura de Riachão do Poço segue desenvolvendo políticas públicas de incentivo à cultura, promovendo ações que reconhecem os artistas locais, estimulam o turismo e transformam o artesanato em uma importante ferramenta de desenvolvimento social e econômico.

Com iniciativas como essa, o município reafirma seu compromisso em valorizar aqueles que ajudam a construir diariamente a história e a identidade cultural de Riachão do Poço.



PORTAL CONTINENTAL com Portal Umari

Obesidade custa até R$ 44,6 bilhões por ano aos cofres públicos do Brasil, diz estudo

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
Matéria do Folhapress.
Do total, R$ 911,6 milhões correspondem a internações hospitalares. JOÃO MATTOS/ARQUIVO/JC
A prevalência do sobrepeso ou obesidade pode ter um custo equivalente a R$ 41,7 bilhões e R$ 44,6 bilhões por ano aos cofres públicos brasileiros, o equivalente a 2% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional, aponta análise conduzida pelo Instituto Cordial, realizador do Painel Brasileiro da Obesidade.

valor pode ultrapassar R$ 60,5 bilhões até 2033, de acordo com o levantamento, financiado pela Novo Nordisk, farmacêutica que produz as canetas Ozempic e Wegovy.

Para chegar aos números, os pesquisadores adaptaram ao contexto brasileiro um modelo fiscal internacional desenvolvido pela consultoria GMAS (Global Market Access Solutions), cruzando dados de saúde, mercado de trabalho e arrecadação tributária.

A análise cruzou microdados da última edição da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), de 2019, com variáveis de gênero, idade e mortalidade para medir o peso da obesidade em três frentes: custos no sistema de saúde, reflexos na renda e empregabilidade no mercado de trabalho e o impacto fiscal nas contas do governo.

Para chegar aos valores finais, os pesquisadores aplicaram modelos de regressão estatística que compararam os indicadores reais de 2024 com um cenário hipotético de "prevalência zero" da enfermidade. O maior bloco trata dos custos de saúde associados à doença e suas comorbidades, que alcançam R$ 29,56 bilhões anuais.

Em seguida, vem a perda de arrecadação tributária, estimada em R$ 9,94 bilhões -dos quais R$ 7,35 bilhões são em impostos diretos, e R$ 2,59 bilhões em indiretos. Gastos com invalidez somam R$ 6,05 bilhões por ano, considerando que mais de 240 mil aposentadorias no Brasil estão associadas às condições.

Dentro do sistema público de saúde, os custos diretos associados à obesidade já ultrapassam R$ 1,89 bilhão ao ano. Do total, R$ 911,6 milhões correspondem a internações hospitalares e R$ 983,8 milhões, a gastos com medicamentos.

Luís Fernando Villaça Meyer, diretor de operações do Instituto Cordial, diz que esse valor, na verdade, chega a R$ 29,56 bilhões se forem avaliadas outras doenças associadas à obesidade, como hipertensão, diabetes e dislipidemias, e os custos associados a elas.

Pesquisas avaliadas pelos autores apontam que, em 2022, o Brasil gastou US$ 654 milhões (cerca de R$ 3,4 bilhões) com doenças crônicas não transmissíveis associadas a sobrepeso e obesidade no SUS (Sistema Único de Saúde), com destaque para doenças cardiovasculares, respiratórias e neoplasias.

Cada ponto adicional no IMC (Índice de Massa Corporal) médio da população representa um custo extra de R$ 387,3 milhões ao sistema público de saúde por ano, afirma o estudo. Outro dado levantado é a disparidade do impacto entre homens e mulheres no mercado de trabalho. Segundo a pesquisa, mulheres com obesidade recebem salários entre 4% e 9% menores do que mulheres sem a condição. A diferença pode chegar a 15%.

A análise dos microdados da PNS de 2019 mostrou que a participação de mulheres na força de trabalho cai progressivamente conforme o IMC aumenta, mas o padrão não se repete entre homens com a mesma intensidade. "O impacto cultural no corpo das mulheres é muito pior. Isso no mercado de trabalho se reflete em salários mais baixos também, cargos piores, e isso acaba impactando na massa salarial das pessoas", afirma Meyer, complementando que isso também afeta a arrecadação tributária.

Para os homens, parte dos modelos analisados mostra que a obesidade não apresenta efeito estatisticamente significativo sobre salários, enquanto em outros, está associada a melhores resultados. Para Meyer, não necessariamente a obesidade em homens está associada ao sucesso na carreira, mas talvez homens em posições de liderança apresentam maior índice de obesidade.

O estudo conclui que investir em prevenção e tratamento é uma estratégia fiscal, não apenas sanitária. Para os autores, pequenas reduções na prevalência da doença têm efeito imediato nas contas públicas: cada 1% de queda nos índices de obesidade gera uma economia de R$ 444,6 milhões por ano.

Para que esse cenário seja alcançado, Meyer reforça a necessidade do investimento em políticas públicas. "A obesidade já está sendo entendida como doença e tem que ser lidada no contexto da saúde pública. Então, sua resposta vai no caminho de o que a gente tem que fazer na saúde pública."

Segundo ele, o caminho passa pela atualização das linhas de cuidado nacionais, envolvendo equipes multiprofissionais e a capacitação desses profissionais para o acolhimento da pessoa com obesidade. "A palavra de ordem agora é implementação de política pública", afirma.



Por: Folhapress

Hospitais de Trauma da Paraíba registram 32 atendimentos por queimaduras; 19 foram causados por fogos de artifício

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
Atendimentos reúnem casos em João Pessoa e Campina Grande entre sábado (20) e quarta-feira (24); crianças estão entre as principais vítimas.
Hospitais de Trauma da Paraíba registram 32 atendimentos por queimaduras; 19 foram causados por fogos de artifício.
Os hospitais de Emergência e Trauma de João Pessoa e Campina Grande atenderam 32 pessoas vítimas de queimaduras durante o período de São João, entre o último sábado (20) e esta quarta-feira (24). Do total de ocorrências, 19 tiveram como causa o uso de fogos de artifício, reforçando o alerta das autoridades de saúde para os riscos do manuseio desses artefatos.

Em João Pessoa, o Hospital de Trauma registrou 21 atendimentos por queimaduras. Nove deles foram provocados por fogos de artifício. Em comparação com o mesmo período do São João do ano passado, quando a unidade contabilizou 29 casos de queimaduras, sendo 11 relacionados aos fogos, houve uma redução de 27% no número total de atendimentos.

Já no Hospital de Trauma de Campina Grande foram registrados 11 casos de queimaduras durante o feriadão. Dez pacientes sofreram lesões causadas por fogos de artifício e um por contato com fogueira. Entre os atendidos, nove eram crianças e dois eram adultos.

Apesar de destacar que a gravidade dos casos foi menor neste ano, a cirurgiã plástica do Hospital de Trauma de Campina Grande, Isis Lacerda, chamou atenção para o aumento no número de crianças vítimas de queimaduras.

“O número de atendimentos aumentou, mas a gravidade desses casos foi menor. Mas o número de crianças, por outro lado, foi maior do que o ano passado”, afirmou.

A médica também reforçou que os cuidados devem continuar mesmo após o feriado de São João, já que as festividades juninas seguem em várias cidades e o uso de fogos de artifício ainda é comum.

“Ainda permanece o alerta, temos o resto do mês de festas e ainda tem jogo do Brasil”, alertou.

Os hospitais orientam que o manuseio de fogos de artifício seja feito com cautela e recomendam que crianças não utilizem esses artefatos sem supervisão de um adulto. Em caso de queimaduras, a orientação é resfriar a área afetada com água corrente e procurar atendimento médico, evitando a aplicação de substâncias caseiras sobre a lesão.



Por: ClickPB

Jovem cantor Gilmar, da dupla Kelvin & Gilmar, morre aos 24 anos e comove Mari e região

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
Ao lado de Kelvin, Gilmar formava uma dupla que ganhou destaque nos eventos da cidade e de municípios vizinhos, levando animação aos palcos e conquistando o público com um repertório envolvente e muita energia nas apresentações.
A música paraibana amanheceu de luto nesta quinta-feira (25) após a confirmação da morte do cantor Gilmar, integrante da dupla Kelvin & Gilmar. O artista, de apenas 24 anos, era bastante querido em Mari, na Zona da Mata da Paraíba, e vinha conquistando admiradores com seu talento e carisma.

Segundo informações apuradas pelo Portal Umari, Gilmar foi levado ao Hospital Sagrado Coração de Jesus, em Mari, onde acabou falecendo. Até o momento, a causa da morte não foi divulgada oficialmente pelos familiares ou pela unidade de saúde.

Nos últimos meses, o cantor vinha enfrentando alguns problemas de saúde, conforme relatos preliminares, mas detalhes sobre seu estado clínico ainda não foram confirmados.

A notícia da partida precoce de Gilmar causou grande comoção nas redes sociais. Amigos, familiares, fãs e colegas de profissão prestaram homenagens ao jovem artista, lembrando sua alegria, humildade e dedicação à música.

Ao lado de Kelvin, Gilmar formava uma dupla que ganhou destaque nos eventos da cidade e de municípios vizinhos, levando animação aos palcos e conquistando o público com um repertório envolvente e muita energia nas apresentações.

A morte do cantor deixa uma grande tristeza entre todos que acompanhavam sua trajetória e representa uma perda para a cultura musical local. Seu talento e o carinho com que tratava seus fãs deixam uma marca na memória de quem teve a oportunidade de acompanhar seu trabalho.

Até o fechamento desta matéria, a família ainda não havia divulgado informações sobre o velório e o sepultamento. Novas informações poderão ser divulgadas a qualquer momento.




PORTAL CONTINENTAL

Na Rifa de São João, Josinaldo de Sapé é contemplado e leva uma Fiat Strada como prêmio principal

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
O ganhador terá a opção de ficar com o veículo ou escolher o valor de R$ 60 mil em dinheiro.
O São João foi de muita alegria e comemoração para vários ganhadores da tradicional Rifa do Bené, realizada no último sábado (20). O sorteio reuniu muitos participantes e distribuiu prêmios que variaram entre valores em dinheiro, uma motocicleta Honda Pop e uma Fiat Strada.

O grande destaque da noite foi o prêmio principal: uma Fiat Strada, que teve como contemplado o senhor Josinaldo, da cidade de Sapé. O ganhador terá a opção de ficar com o veículo ou escolher o valor de R$ 60 mil em dinheiro.
Além do carro, a premiação do 2º ao 10º lugar garantiu R$ 500 para cada ganhador, contemplando participantes de diferentes cidades, incluindo João Pessoa, Santa Rita e até o Rio de Janeiro.
O sorteio também contou com um prêmio extra: uma motocicleta Honda Pop, que teve como ganhador o senhor Tenor, da Ceasa, em João Pessoa.

A Rifa do Bené mais uma vez levou emoção, alegria e realizou sonhos durante os festejos juninos, reunindo participantes de várias regiões.



PORTAL CONTINENTAL

Prefeito Fábio Rolim participa de assinatura de convênio de R$ 2 milhões para fortalecer o turismo e ampliar oportunidades na Paraíba

Quinta-feira, 25 de junho-(06) de 2026
A ação faz parte de uma estratégia para fortalecer o turismo como uma das principais ferramentas de desenvolvimento econômico e social da Paraíba.
O prefeito de Caldas Brandão, Fábio Rolim, participou de uma agenda voltada ao fortalecimento do turismo e da geração de emprego e renda na Paraíba. Ao lado do governador Lucas Ribeiro e do ministro do Turismo Gustavo Feliciano, o gestor acompanhou a assinatura de um convênio no valor de R$ 2 milhões, destinado à qualificação profissional no setor turístico em todo o estado.

O investimento tem como objetivo capacitar trabalhadores, empreendedores e profissionais ligados ao turismo, preparando a população para aproveitar as novas oportunidades geradas pelo crescimento do setor. A iniciativa busca fortalecer a economia paraibana, incentivar a geração de renda e promover o desenvolvimento dos municípios.

Durante o encontro, Fábio Rolim destacou a importância da ação para Caldas Brandão e para todas as cidades paraibanas, ressaltando que a qualificação profissional é essencial para garantir mais oportunidades à população.

“Investir em capacitação é investir nas pessoas e no futuro dos municípios. Quando a população está preparada, novas portas se abrem, principalmente em áreas que têm grande potencial de crescimento, como o turismo”, afirmou o prefeito.

O gestor também ressaltou a parceria com o Governo da Paraíba e destacou que a união entre os municípios e o Estado é fundamental para a chegada de investimentos que beneficiam diretamente a população.

“Temos buscado sempre trabalhar em parceria, porque acreditamos que o desenvolvimento acontece quando todos caminham juntos. Esses investimentos representam mais oportunidades e contribuem para melhorar a qualidade de vida do nosso povo”, destacou Fábio Rolim.

A ação faz parte de uma estratégia para fortalecer o turismo como uma das principais ferramentas de desenvolvimento econômico e social da Paraíba, ampliando a preparação profissional e criando condições para que mais paraibanos possam ingressar no mercado de trabalho.

O prefeito de Caldas Brandão segue acompanhando iniciativas que tragam novos investimentos e avanços para o município, reafirmando o compromisso com projetos que promovam crescimento, inclusão e novas oportunidades para a população.



PORTAL CONTINENTAL

Paraíba lidera lista de estados do país com mais aprovados no Sisu+ 2026

Quarta-feira, 24 de junho-(06) de 2026
Resultado da edição do programa, disponível no Portal Único de Acesso, foi divulgado nesta quarta-feira
Foto: MEC/Divulgação
Paraíba foi o estado do Brasil que mais aprovou estudantes na chamada regular do Sisu+ 2026, etapa complementar inédita ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado, disponível no Portal Único de Acesso, foi divulgado nesta quarta-feira (24).

Ao todo, a Paraíba aprovou 1.775 alunos, seguida pelo Rio de Janeiro (1.636), Minas Gerais (1.462), Ceará (996) e Rio Grande do Sul (909).

Entre as instituições, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) se destacaram como as maiores ofertantes de vagas.

No cenário nacional, o estado da Paraíba liderou o acesso (1.775 aprovados), seguida pelo Rio de Janeiro (1.636), Minas Gerais (1.462), Ceará (996) e Rio Grande do Sul (909). Entre as instituições, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) se destacaram como as maiores ofertantes.

Cenário nacional
Participaram do processo 132.488 candidatos, com volume de 236.804 inscrições, já que cada estudante pôde optar por até dois cursos e, com as alterações da Lei de Cotas, quem concorre sob ações afirmativas também participa da seleção via ampla concorrência. A oferta global contemplou 532 cursos de graduação distribuídos em 34 instituições públicas de educação superior de todas as regiões do país.

Do total, 3.822 candidatos foram aprovados na modalidade de ampla concorrência, enquanto categorias de cotas, como estudantes de escolas públicas autodeclarados pretos, pardos e indígenas, somaram quase 3 mil candidatos aprovados.

As graduações com maior volume de inscrições foram direito (14.221 interessados), administração (13.653) e engenharia civil (10.844), seguidas por fisioterapia (10.580) e enfermagem (9.153). O acesso permitiu a utilização de desempenhos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 a 2025, assim como o Sisu 2026.

O que é o Sisu +?
O programa integra um ciclo mais amplo de aprimoramento do Sisu, como as alterações recentes da Lei de Cotas, aprimoramentos importantes no sistema de inscrição e melhorias na organização de vagas. A seleção é uma etapa complementar ao Sisu que tem o objetivo de ampliar o acesso à educação superior — contribuindo para a ocupação de vagas disponíveis — e de aperfeiçoar os processos da ferramenta de seleção. A etapa fortalece as instituições públicas de educação superior ao permitir que utilizem a estrutura do Sisu para ofertar vagas que, de outra forma, poderiam depender de processos seletivos próprios, com maior dispersão de regras, calendários e canais de divulgação.

A participação é voltada às instituições públicas e gratuitas que tenham participado da etapa regular do Sisu 2026 e formalizado a adesão por meio de termo. A tendência é que o Sisu+ seja utilizado especialmente para: cursos que, tradicionalmente, dependem de chamadas sucessivas para preenchimento de vagas; instituições que realizariam processos seletivos próprios para vagas com ingresso no segundo semestre; cursos de licenciatura, engenharias e demais áreas estratégicas em que a ampliação do acesso esteja associada a políticas públicas complementares; e instituições que desejem utilizar a infraestrutura do Sisu para reduzir custos administrativos, ampliar a divulgação das vagas e padronizar procedimentos de seleção.

O objetivo é reduzir a necessidade de processos seletivos próprios paralelos e apoiar a organização das ofertas acadêmicas em ambiente já conhecido pelas instituições e pelos estudantes, incluindo instituições localizadas em regiões interiorizadas do país e ampliando a visibilidade de vagas eventualmente disponíveis fora dos grandes centros urbanos.

Confira o cronograma do Sisu +



Por: Davi Albuquerque com ParaíbaJá.com.br

POLICIAL

GALERIAS DE FOTOS

ENTRETENIMENTO

 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T