Domingo, 28 de junho-(06) de 2026
O início da sua operação está previsto para setembro no
município de Casserengue, no Curimataú. O projeto vai beneficiar 390 famílias
cooperadas de 16 municípios paraibanos, e está orçado em R$ 5,08 milhões.
 |
Paraíba terá primeira fábrica de leite em pó de cabra do Nordeste
|
A primeira fábrica de beneficiamento de leite em pó de cabra
do Nordeste e a agroindústria de assentamento da Reforma Agrária vai processar
por dia cerca de 45 mil litros de leite por dia. O início da sua operação está
previsto para setembro no município de Casserengue, no Curimataú. O projeto vai
beneficiar 390 famílias cooperadas de 16 municípios paraibanos, e está orçado
em R$ 5,08 milhões. O lançamento oficial da fábrica ocorreu durante uma
solenidade na última sexta-feira (26), quando foi assinado o termo de repasse
dos recursos estaduais.
O Governo da Paraíba é parceiro da iniciativa instalada no
assentamento Che Guevara, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
(MST), e está investindo R$ 1,5 milhão. A unidade de beneficiamento de leite de
cabra em pó é um projeto da Cooperativa de Produção e Comercialização do
Curimataú Paraibano (Coopac), que já atua comercializando leite de cabra e
derivados como iogurte e queijo de coalho por meio da marca própria, a Nutrilê.
Ela surgiu a partir do processo de organização dos produtores rurais e,
atualmente, comercializa em torno de 50 mil litros de leite por mês de
produtores de vários municípios do Curimataú.
A própria Coopac está investindo R$ 1,5 milhão na instalação
da fábrica e mais R$ 580 mil na infraestrutura da construção do prédio. A
unidade conta ainda com recursos do Governo Federal.
O Governo da Paraíba apoia o projeto por meio de vários
órgãos, como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da
Pesca (Sedap-PB), Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e
Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Secretaria de Estado do Desenvolvimento
Humano (Sedh) e Projeto Cooperar.
O secretário da Sedap-PB, Júnior Nóbrega, participou da
solenidade e destacou a relevância do novo empreendimento para a caprinocultura
paraibana. “O lançamento da fábrica de beneficiamento de leite de cabra é um
marco na caprinocultura paraibana. A Coopac está fazendo história e a mensagem
que trago do governador Lucas Ribeiro é de que o Governo do Estado é parceiro e
vai continuar caminhando junto dos produtores rurais”, afirmou. Ele frisou que
a fábrica beneficiará toda uma cadeia produtiva ligada à caprinocultura e a
população paraibana por meio dos programas sociais e, no geral, o consumidor,
beneficiado com produtos de qualidade.
Durante a cerimônia, o governador Lucas Ribeiro foi
representado pelo chefe de gabinete, Neto Nepomuceno. Ele realçou a importância
do setor da caprinocultura como mola propulsora da economia local e que a nova
fábrica contribuirá para o desenvolvimento não só do Curimataú, mas das demais
regiões da Paraíba: “Eu tenho um orgulho muito grande de poder presenciar esse
momento histórico”.
A secretária da Sedh, Neide Nunes, lembrou que o Governo do
Estado já adquire da Nutrilê 36 mil litros de leite para os programas sociais.
Ela citou as chamadas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e outras
ações fundamentais para assegurar ao produtor rural a comercialização de seus
produtos. “Vamos continuar trabalhando para ampliar essa parceria com os
produtores rurais. Em breve, novas chamadas de aquisição de alimentos serão
lançadas”, comentou.
Já o secretário da Seafds, Nico Vilar, frisou que a
instalação da fábrica é fruto da ação de várias mãos e destacou, sobretudo, a
ação da diretoria da Coopac. “A cooperativa já produz leite e iogurte de
qualidade e agora vai produzir leite em pó de cabra, o que vai evitar o
desperdício. O produtor rural não terá limite de cota e isto é importante para
desenvolver ainda mais a economia das famílias e de toda a região”, avaliou.
O coordenador-geral do Projeto Cooperar, Omar Gama,
rememorou as parcerias com a Coopac. “O Projeto Cooperar trouxe uma ajuda
financeira para esse projeto. O Projeto Cooperar tem esse viés de trazer
benefícios para aquelas famílias que produzem. E é muito gratificante ver que
as famílias do campo estão conseguindo manter os seus filhos na terra para que
aumentem a produtividade econômica do estado da Paraíba”, pontuou.
O presidente da Coopac, Dido Lopes, afirmou que presenciava
a realização de um sonho. Em poucas palavras, ele disse que naquele momento
“queria agradecer a contribuição de todos na realização de um sonho”.
Para o representante comercial da Coopac, Augusto Belarmino,
uma nova etapa muito importante começará após a entrada em operação da fábrica
que é a comercialização. Ele enfatizou que a cooperativa começou com três
produtores rurais e hoje tem 390 famílias associadas, mas ressaltou que a
fábrica beneficiará 500 produtores rurais e que esse número deve chegar a 1,8
mil. “Muitos duvidaram, mas o trabalho aqui é coletivo, em mutirão. Hoje a
gente está lançando essa fábrica, que gera renda, economia, dinheiro e ajuda a
mandar a gente aqui na terra”, comentou.
Entre os parceiros para a implementação da unidade de
processamento de leite em Casserengue está o Governo Federal, que investiu a
quantia de R$ 1,5 milhão. A secretária Nacional de Segurança Alimentar e
Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e
Combate à Fome, Lilian Hahal, participou da solenidade e pontuou a importância
da união de esforços para a implementação de projetos como a fábrica de
beneficiamento de leite em pó de cabra em Casserengue. Ela frisou o papel do
Governo do Estado como parceiro do Governo Federal em várias frentes na área
social, como no Programa de Aquisição de Alimentos Leite (PAA).
A assessora de Gestão Social da Sedap-PB, Márcia Dornelles,
frisou o caráter social do empreendimento. “A fábrica de leite em pó vai muito
além de um ativo industrial: ela estabiliza o mercado agropecuário, viabiliza a
logística humanitária e atua como um motor de desenvolvimento social,
transformando o suor de produtoras e trabalhadores rurais em riqueza durável e
emancipação econômica”, comentou.
A cerimônia de lançamento da fábrica de leite em pó de cabra
da Paraíba foi prestigiada por várias autoridades, representantes de
cooperativas rurais e produtores. A programação começou com um café da manhã.
Em seguida, foi realizada uma mística e apresentadas canções e poemas
relacionados à luta pela terra. No final, foi servido um churrasco.
Por: ClickPB