Sábado, 11 de janeiro de 2025
Previdência Social alerta os beneficiários sobre golpes que
estão sendo feitos para comprovar que os segurados estão vivos
O INSS (Instituto Nacional do Seguro
Social) emitiu um comunicado nesta quinta-feira (9) para alertar os segurados
sobre a recorrência de golpes relacionados à prova de vida, realizada
anualmente para comprovar que os beneficiários estão vivos.
Em um dos golpes, um falso servidor do
INSS se apresenta utilizando um crachá e vai à casa dos beneficiários para
fazer prova de vida presencial. Em outro golpe mais recente, o segurado recebe
um SMS com a mensagem “PREVIDÊNCIA SOCIAL: Seu teste de vida se encontra
pendente, evite o bloqueio do seu benefício. Contate: 4XXX2266”.
“O INSS esclarece que não há prova de
vida em andamento e que não direciona servidores para colher dados e fotos dos
segurados ou beneficiários de auxílios pagos pela autarquia”, afirma o
Instituto em nota.
Os servidores do INSS só realizam
procedimentos desse tipo em casos de comprovação de vínculo, endereço e
irregularidades. Cópias de documento e fotos, no entanto, nunca são pedidos. O
servidor apenas faz o reconhecimento conferindo o documento de identificação
com foto.
Caso desconfie de um golpe, o segurado
deve solicitar o nome completo e matrícula do suposto servidor e ligar
gratuitamente para a Central de Atendimento 135 para confirmar se a pessoa é
realmente do INSS.
Em casos de identificação de golpes, o
caso será encaminhado à Polícia Federal para apuração da irregularidade.
“Nossas medidas, como revisão, prova de
vida, ou qualquer alteração que impacte a vida de segurados e beneficiários,
são divulgadas na página oficial e nas redes sociais oficiais do INSS. Nosso
compromisso é com a transparência das nossas ações”, alerta o presidente do
Instituto, Alexandre Stefanutto.
Para evitar cair em golpes, o INSS
também indica que os beneficiários devem tomar cuidado com pessoas que entram
em contato inesperadamente por email ou telefone e solicitam informações
pessoais.
O que é a prova de vida?
A prova de vida é um procedimento anual
feito para comprovar que a pessoa que recebe algum benefício de longa duração
do INSS está viva. Caso o procedimento não seja realizado, é possível que o
segurado tenha o benefício bloqueado.
Como o INSS faz a prova de
vida?
O INSS utiliza diferentes atos,
informações e bases de dados para realizar a prova de vida. Atualmente, as
seguintes interações com o cidadão já funcionam como comprovação:
Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo
ouro; Realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento
biométrico; Saque de benefícios quando realizado por identificação biométrica;
Comparecimento do segurado a uma agência do INSS para realizar algum serviço de
seu interesse; Perícia médica por telemedicina ou presencialmente; Atualizações
no CadÚnico, somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo familiar;
Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico. Aqueles
que desejarem, também podem realizar a prova de vida em uma agência bancária. É
recomendado, no entanto, que o meio à distância seja utilizado para bancos que
oferecerem a funcionalidade por meio de biometria digital.
Como saber se minha prova de
vida já foi realizada?
O segurado pode acessar o aplicativo
Meu INSS ou ligar para a Central de Atendimento telefônico 135 para verificar a
data da última confirmação de vida feita pelo INSS.
Não há necessidade de realização de
prova de vida para:
– Benefícios de curta duração com tempo
inferior a um ano
– Benefícios concedidos há menos de um ano.
Com
informações do Júlia Galvão, da Folhapress