Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025
Ao todo, 105.919 contribuintes receberão R$ 314,38 milhões,
sendo R$ 211,85 milhões destinados para contribuintes com prioridade no
reembolso
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(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil) |
Cerca de 106 mil contribuintes que
caíram na malha fina e regularizaram as pendências com o Fisco acertarão as
contas com o Leão nesta sexta-feira (28). A Receita Federal pagará o lote da
malha fina de fevereiro. O pagamento também contempla restituições residuais de
anos anteriores.
Ao todo, 105.919 contribuintes
receberão R$ 314,38 milhões. Desse total, R$ 211,85 milhões irão para
contribuintes com prioridade no reembolso.
Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 60.333
contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
na declaração do Imposto de Renda ou usou a declaração pré-preenchida. Desde
2023, a informação da chave Pix dá prioridade no recebimento.
Em segundo, há
17.603 contribuintes entre 60 e 79 anos. Em terceiro, vêm 4.272 cuja maior
fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes prioritários
inclui 3.159 idosos acima de 80 anos e 2.505 com alguma deficiência física
ou mental ou moléstia grave.
A lista é
concluída com 18.047 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se
encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais.
Aberta desde o
último dia 21, a consulta pode ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta
o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão
“Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da
Receita Federal para tablets e smartphones.
O pagamento será
feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto
de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de
Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato
da declaração. Se verificar pendência, pode enviar uma declaração
retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum
motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como
no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por
até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito
em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou
ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001
(capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone
especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte
não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o
valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessando o menu
“Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida,
no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Por: Portal Correio