Sexta-feira, 24 de outubro-(10) de 2025
Matéria da Agência Brasil
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| Foto: Joédson Alves/Agência Brasil |
Quatro milhões
de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão de fazer
prova de vida para não ter seu benefício bloqueado. De acordo com o
instituto, todos já foram notificados por meio do aplicativo Meu INSS ou
por meio do extrato do banco no qual é feito o pagamento.
Segundo o INSS, a mensagem foi entregue somente
para os beneficiários cuja comprovação de vida não pôde ser feita de forma
automática pelo sistema.
Os beneficiários
terão o prazo de 30 dias para fazer a prova de vida, contados a partir da data
do aviso para realizar o procedimento.
O instituto
divulgou um passo a passo para ajudar os beneficiários a regularizarem a
situação:
• Acesse
o site ou aplicativo Meu INSS, faça
login e siga as instruções para o reconhecimento facial, se for pedido;
• Em
alguns bancos, é possível realizar a Prova de Vida online, diretamente
pelo aplicativo ou site do banco;
• Se
preferir, o beneficiário também pode comparecer presencialmente à agência
bancária responsável pelo pagamento e apresentar um documento oficial com
foto.
Quem precisa fazer?
Mesmo com o novo
sistema automático, em alguns casos o INSS não consegue confirmar a Prova de
Vida sozinho. Quando isso acontece, o próprio beneficiário deve realizar o
procedimento, que pode ser feito pelo Meu INSS, pelo aplicativo ou site do
banco, ou indo à agência bancária pessoalmente, se preferir.
Por que a Prova de Vida é importante?
A Prova de Vida é
a confirmação de que o beneficiário está vivo e tem direito de continuar
recebendo o benefício previdenciário. O procedimento é fundamental para
prevenir fraudes e garantir que os pagamentos sejam feitos de forma correta,
protegendo o sistema e o dinheiro de quem contribuiu a vida inteira para o
país.
Alerta contra golpistas
Aposentados e
pensionistas devem ficar atentos
para os golpistas que tentam enganar os beneficiários com ligações e
mensagens falsas, ameaçando corte do benefício, solicitando dados pessoais ou
até marcando falsos agendamentos.
O INSS não realiza
contatos diretos pedindo a realização da Prova de Vida nem envia mensagens por
WhatsApp, SMS ou aplicativos, ameaçando o bloqueio do benefício. Também
não envia servidores às residências dos beneficiários para recolher documentos
ou para fazer o procedimento de comprovação de vida.
Dúvidas podem ser
esclarecidas por meio dos canais oficiais do INSS:
-Central 135
(funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h)
-Site: gov.br/inss
-Aplicativo Meu INSS
Por: Agência Brasil

