Quara-feira, 20 de Maio-(05) de 2026
Matéria do Portal MaisPB.
![]() |
| Imagem ilustrativa - Foto: Lidiana Cuiabano/Detran-MT |
O Detran da Paraíba começa a exigir o exame toxicológico aos
candidatos à primeira habilitação e também para a reabilitação de
permissionário (PPD). A medida entra em vigor a partir desta quarta-feira (20),
cumprindo determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
De acordo com a Senatran, a exigência tem o objetivo de
cumprir a verificação de resultado negativo do exame toxicológico no Registro
Nacional de Condutores Habilitados (Renach) do candidato.
A exigência vale para as categorias A, B e AB e deve ser
realizado antes do exame médico, apenas para novos processos iniciados a partir
desta data. Assim, os candidatos com Renachs emitidos antes de 20 de maio não
precisarão fazer o exame.
O toxicológico é um exame específico para identificar
substâncias psicoativas no organismo e deve ser realizado em laboratórios
credenciados disponíveis em todo o estado, cuja relação está disponível no site
da Senatran.
Por: MaisPB

