ULTIMAS NOTICIAS

Mesários de Caldas Brandão participam de treinamento para as Eleições 2026

Sábado, 05 de setembro-(09) de 2026 
Este ano serão computados 6 votos.
Mesários que irão atuar nas Eleições Gerais de 2026 participaram de um treinamento preparatório para orientar e capacitar os responsáveis pelos trabalhos eleitorais durante a votação, que acontece no próximo dia 4 de outubro.

O treinamento aconteceu na última quinta-feira, dia 03 de setembro o os participantes eram os mesários de Caldas Brandão, incluindo presidente de mesa e mesário. A capacitação faz parte da preparação realizada pela Justiça Eleitoral antes de cada eleição e tem como objetivo esclarecer procedimentos e orientar os mesários sobre todas as etapas do processo de votação.

O treinamento é especialmente importante para garantir que os mesários estejam preparados para operar corretamente a urna eletrônica, equipamento utilizado nas eleições brasileiras e que exige conhecimentos específicos sobre os procedimentos adotados durante a votação.

Sequência de votação
Durante o treinamento, os participantes também recebem orientações sobre a ordem em que os eleitores deverão votar nas Eleições 2026.

Neste ano, por se tratar de uma eleição de âmbito estadual e nacional, a sequência será a seguinte:

        Deputado Federal — quatro dígitos;
        Deputado Estadual — cinco dígitos;
        Senador 1 — três dígitos;
        Senador 2 — três dígitos;
        Governador — dois dígitos;
        Presidente da República — dois dígitos.

A capacitação busca preparar os mesários para esclarecer eventuais dúvidas dos eleitores e garantir que os procedimentos sejam realizados corretamente no dia da votação.

Treinamento reúne mesários de todo o muniícpio
O treinamento foi ministrado por Wellington Moreira, servidor público que estava a serviço do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), com a colaboração de Maria José e Simone, que atuam como auxiliadoras eleitorais.

Neste ano, a reunião foi realizada no Colégio Serafina Ribeiro, localizado no centro de Gurinhém-PB, e reuniu mesários que irão atuar nas localidades de Vila Nova, Cajá e Caldas Brandão.

Durante o encontro, foram repassadas orientações sobre os procedimentos que deverão ser adotados antes, durante e após a votação, além de informações relacionadas ao funcionamento das urnas eletrônicas e às atribuições de cada integrante da mesa receptora de votos.

Eleições acontecem em outubro
O primeiro turno das Eleições 2026 está marcado para o dia 4 de outubro. Caso seja necessário, o segundo turno está previsto para o dia 25 de outubro.

A segunda etapa poderá ocorrer para os cargos de presidente da República e governador, quando nenhum candidato alcançar a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno, conforme as regras eleitorais.

A preparação dos mesários é considerada uma etapa fundamental para garantir a organização e o bom funcionamento das eleições, contribuindo para que milhares de eleitores possam exercer seu direito ao voto com segurança e tranquilidade.










PORTAL CONTINENTAL — Informação que chega até você.

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T