ULTIMAS NOTICIAS

STF reluta em afastar Cunha porque teria que fazer o mesmo com Renan.

Terça-feira, 03 de maio de 2016.
 
Renan Calheiros (PMDB-AL) é uma das pedras no caminho do STF (Supremo Tribunal Federal), que reluta em afastar Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do comando da Câmara dos Deputados. O presidente do Senado já responde a nove inquéritos na corte. Caso vire réu, estará equiparado a Cunha. Ou seja, se os magistrados decidirem que o deputado não pode seguir no cargo por esse motivo, Calheiros deverá sofrer a mesma punição.
TRAUMA
O efeito dominó de uma decisão contra Cunha coloca freio em alguns ministros do STF. Calheiros é hoje considerado peça importante no tabuleiro político, já que consegue manter diálogo tanto com a equipe de Temer quanto com o PT, além de ter bom relacionamento com diversas outras legendas. "Ele dá certa racionalidade ao parlamento", afirma um magistrado. Sua queda é considerada mais traumática até que a de Eduardo Cunha.

POR UM FIO
Assessores diretos do próprio Cunha, no entanto, já computam o voto de pelo menos cinco ministros do STF que tenderiam a decidir contra ele, se o caso entrasse em pauta hoje: Luís Roberto Barroso, Celso de Mello, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski.

REFORÇO
A Petrobras contratou o advogado Modesto Carvalhosa, um dos principais especialistas em "compliance" e em Lei Anticorrupção do país, para dar consultoria jurídica à comissão independente que investiga os desvios ocorridos na estatal. Além de tentar rastrear esquemas como os apurados pela Operação Lava Jato, a empresa tenta reconstruir sua imagem.

JUBILEU DE PRATA
A dupla Zezé Di Camargo e Luciano comemorou 25 anos de carreira com shows no Espaço das Américas, na Barra Funda. As apresentadoras Xuxa e Patrícia Abravanel e os pais dos cantores, Francisco e Helena, foram à apresentação de sexta (29). A namorada de Zezé, Graciele Lacerda, e o filho do músico, o DJ e produtor Igor Ci, com a noiva, a estudante Amabylle Eiroa, também estiveram na plateia.

MISSÃO DE PAZ
Uma frente formada por cinco ONGs será lançada nesta terça (3) para pressionar o Congresso Nacional e o governo brasileiro a ratificarem o tratado internacional sobre o comércio de armas. Anistia Internacional, Conectas, Dhesarme e os institutos Igarapé e Sou da Paz, que formam a coalizão, dizem que a adesão evitaria que países em guerra utilizem armas fabricadas no Brasil para matar pessoas.

MISSÃO DE PAZ 2
O tratado, assinado em 2013, engloba desde pistolas até tanques de guerra. Com a regulação, dizem as entidades, seria possível impedir a entrada de equipamentos ilegais no território e a transferência de armas para governos genocidas. O Brasil é o quarto maior exportador mundial de armas leves.

DIVERSÃO E ARTE
A escritora e apresentadora Fernanda Young e a cantora Miranda Kassin foram à abertura da Galeria Desperada, novo espaço de arte e música na galeria Ouro Fino. O multiartista Leandro Dário e o cineasta Pedro Urizzi também estiveram no evento, no sábado (30).

HORA PRA RIR
O ator e humorista Fábio Porchat vai apresentar novamente o Grande Prêmio Risadaria Smiles, que elege os destaques do humor no país. O evento abre o festival de humor Risadaria, que começa no dia 1º de julho.

DUPLA JORNADA
A artista Nina Pandolfo vai expor cerca de sete obras em Londres no mês de setembro. Ela também lança até o fim do ano um livro sobre seu processo de criação. "O livro vai trazer fotos de obras inéditas minhas, de 2011 pra cá. Também vou contar muito do meu dia a dia", diz Nina.

TRIPLA JORNADA
E a apresentadora e atriz Luisa Micheletti também pretende lançar uma obra com seus escritos. "Eu já tinha crônicas prontas, mas o [editor] Guilherme Coube propôs que eu fizesse uma oficina literária para aprofundar o trabalho e eu topei", afirma ela, que quis trabalhar com uma editora independente, a paulistana Touro Bengala.

CURTO-CIRCUITO
O advogado Fernando Neisser lança o livro "Crime e Mentira na Política", nesta quarta (4), às 19h, na Fiesp.

A Perrier-Jouët promove almoço de Dia das Mães, nesta terça (3), no Parigi Bistrot.

Maria Gadú canta no Esquenta Virada Cultural Paulista, nesta terça (3), às 18h30, no Teatro Sérgio Cardoso. Grátis.

A 6ª Travelweek Sao Paulo será aberta nesta terça (3), a partir das 17h, no pavilhão da Bienal.



Com JOELMIR TAVARES, MARCELA PAES e LETÍCIA MORI
Folha de São Paulo

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T