ULTIMAS NOTICIAS

Câncer é a doença que mais causa morte em crianças e adolescentes


Sábado, 18 de agosto de 2018
Foto: Andre Borges/Agência Brasília
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer infantil hoje é a doença que mais causa morte em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, representando 8% do total. Ao contrário dos adultos, onde exposições a fatores de risco como tabagismo, álcool e obesidade podem influenciar no aparecimento de câncer, para as crianças ainda não existe um motivo claro que explique o desenvolvimento da doença.

O diagnóstico do câncer em uma criança pode ser bastante complexo, pois alguns sinais podem ser confundidos com doenças comuns da infância. Nesse caso, o papel dos pais ou responsáveis é de extrema importância, além disso, o pediatra, como primeiro médico que a família procura, tem de estar atento para que algum sintoma não passe despercebido.

A pediatra Dalvaci Petrucci, do Hapvida Saúde, alerta a população. “Toda doença diagnosticada precocemente tem mais chances de cura e com o câncer infantil esse diagnóstico deve ser mais urgente ainda. É uma tarefa difícil, mas perda de peso exagerada, hematomas sem explicação, cansaço fácil, são apenas alguns dos sintomas que nos fazem ficar mais alerta que algo está errado com a criança”.

Apoio às crianças com câncer
Na Paraíba, a Associação Donos do Amanhã é uma das entidades que apoiam as crianças carentes com câncer de todo o estado, que fazem tratamento em João Pessoa. A instituição oferece apoio social, custeia alguns exames de alta complexidade e remédios de suporte domiciliar, além de doar cestas básicas enriquecidas, latas de leite, suplemento alimentar e fraldas descartáveis.

Este ano, a Donos do Amanhã está arrecadando recursos também para o Projeto Realizando Sonhos, que vai reformar e adequar as moradias das crianças com câncer, para dar mais qualidade de vida aos pequenos. Para contribuir, basta participar do McDia Feliz, no dia 25 de agosto, nos restaurantes McDonald’s de João Pessoa e Campina Grande.

Para Andreá Gadelha, oncopediatra e presidente da Associação Donos do Amanhã, é necessário que as crianças em tratamento, tenham uma estrutura digna ao retornarem para casa, para evitar contaminações e infecções. “Muitas das crianças que atendemos vivem em situações precárias, sem a estrutura necessária. Queremos oferecer uma maior chance de cura e qualidade de vida para elas”, explica a médica.

Novos casos
Andréa Gadelha alerta também que cerca de 100 novos casos de câncer infantojuvenil surgem na Paraíba, a cada ano. “É preciso ficar atento. Na hora do banho as mães e pais devem apertar a barriguinha, ver se tem algum carocinho no corpo, ter mais atenção com as crianças e, se perceber algo diferente, levar imediatamente ao médico. Os exames anuais de rotina também são importantes. Se o câncer for diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada, tem mais de 70% de chance de cura”, orienta.




Fonte:Portal Correio

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T