ULTIMAS NOTICIAS

Número de pedidos de candidatura para deputado federal em 2018 supera o de 2014

Quarta-feira, 22 de agosto de 2018
O número de pedidos de registro de candidatura a deputado federal nas eleições de 2018 ultrapassou o de 2014, segundo um balanço parcial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até a publicação desta reportagem, havia 8.071 pedidos. Na última eleição, foram 7.137.

Dados apontam que fatia de mulheres está em 31,7% em 2018, proporção muito semelhante à registrada em 2014 – 31,8%.

Os números são parciais e ainda podem mudar pois os pedidos de candidatura puderam ser feitos pelos partidos até as 19h de quarta-feira (15), mas o TSE não divulgou um balanço fechado e tem atualizado os números regularmente – a última vez ocorreu por volta das 8h desta sexta.

Os dados finais devem ser conhecidos após o dia 20. Até lá, a Justiça Eleitoral ainda recebe os cadastros de candidatos que foram escolhidos em convenção mas não foram registrados pelos partidos até o dia 15.

Motivos
O cientista político da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) William Nozaki atribui o aumento das candidaturas a três motivos.

O primeiro, segundo ele, é o desejo de preservação dos mandatos por parte dos políticos que já ocupam cargos. "Nesse cenário de incerteza, todos estão se organizando para se manter no poder o máximo possível", diz.

Além disso, afirma Nozaki, a aversão crescente à política tradicional que se intensificou com a Lava Jato fez com que os partidos enxergassem o momento atual como propício para promover a renovação. Por isso o aumento do número de candidaturas, com nomes novos no cenário político.

Por fim, o cientista político vê o fim do financiamento privado como um impulsionador para o lançamento de mais candidaturas em um momento de fragilização dos partidos. Esta será a primeira eleição para o Congresso após a proibição, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), doações de empresas para campanhas eleitorais.

"Há uma mobilização das agremiações para aumentar seus quadros e apostar em candidatos que puxem votos e aumentem as bancadas no Congresso", explica.

O cientista político Sérgio Praça, da FGV (Fundação Getúlio Vargas), cita o aumento no número de partidos. Desde 2014, três novas siglas surgiram: Partido Novo, Rede Sustentabilidade e Partido da Mulher Brasileira. Com isso, são 35 partidos registrados no TSE.

Total de candidaturas
Cargo                    Pedidos de registro em 2018 - Candidatos em 2014
Presidente                            13                                          12
Governador                        197                                        176
Senador                              341                                        185
Deputado Federal           8.071                                     7.137
Deputado Estadual       16.831                                   17.004
Deputado Distrital              954                                     1.027
Fonte: TSE

Considerando todos os cargos em disputa (presidente, governador, senador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital), o TSE já contabilizou 27.299 pedidos de registro de candidatura. O número também já é maior do que os 26.162 registrados em 2014.

É previsível que haja mais candidatos ao Senado agora porque, neste ano, estarão em disputa 54 das 81 cadeiras, ou dois terços do total. Na Câmara dos Deputados, a eleição envolve todas as 513 vagas.

Entre as candidaturas à Câmara, as mulheres representam 30,6% do total de pedidos, mas essa proporção pode mudar uma vez que o balanço é parcial. A legislação exige que cada partido reserve pelo menos 30% das vagas para um dos sexos.




Fonte: G1

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T