ULTIMAS NOTICIAS

Município de Mari/PB realiza 4ª conferência de saúde

Segunda-feira, 08 de março de 2019
Com o tema “Democracia e Saúde” o Município de Mari, na zona da mata paraibana, realizou nessa quarta-feira (04) a sua 4ª Conferência Municipal de Saúde.

O evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde aconteceu no salão de Eventos da WMaison e reuniu representantes de usuários do SUS, gestores e trabalhadores do SUS e serviu para definir a política de saúde no município a partir de três eixos temáticos:  Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

O Prefeito do Município, Antônio Gomes acompanhou todo o evento juntamente com a Vice Prefeita, Karina Melo e a Secretária de Saúde, Emanuelle Chaves. Secretários de outras pastas, Vereadores e Assessores do Governo Municipal também participaram da Conferência.
A Conferência de Saúde do Município de Mari contou com palestra de abertura proferida por Renata Madruga Costa – Bacharela em Comunicação Social e especialista em auditoria em serviços de saúde em gestão pública e regulação em saúde.

A discussão dos eixos temáticos contou com a participação dos expositores Sonia Oliveira – Odontóloga Periodontista, Naturóloga, especialista em auditoria em serviços de saúde em gestão pública e regulação em saúde, e Paulo Silva – Enfermeiro, especialista em saúde da família e em auditoria de serviços de saúde e gestão. Também foram realizadas  discussões nos grupos temáticos de trabalho e durante a plenária final foram escolhidos os delegados que irão representar o Município de Mari na Conferência Estadual de Saúde que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de junho deste ano.
Antes da plenária final da Conferência aconteceu o lançamento de uma campanha de combate a violência contra os profissionais de Saúde. O material que será utilizado durante a campanha, cartaz, vídeo e spot para rádio, foi apresentado pelo Chefe de Gabinete do Prefeito, Manuel Batista.
Em seguida, a Promotora de Justiça da Comarca local, Dra. Simone Duarte Doca, fez uma exposição sobre o objetivo da Campanha, lembrando que agressão ao profissional de saúde é crime de desacato ao servidor público e que o Ministério Público irá apurar e buscar punição para os casos que chegarem ao seu conhecimento.
Ainda, durante a plenária final da Conferência, por iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, representado por sua presidenta Nilzélia Marinho foi apresentada e aprovada Menção de Aplauso para a Secretária Municipal de Saúde, Emanuelle Chaves.
De acordo com o Prefeito Antônio Gomes, a realização da Conferência é um momento importante na definição das ações de saúde para os próximos anos, além de preparar os delegados que irão representar o município na Estadual e Nacional, quando representantes de todo o Brasil irão debater a problemática da saúde no país e definir diretrizes para a melhoria do SUS. “A participação social na discussão das políticas públicas é um fator muito positivo para a nossa administração, e quando o tema é saúde, há uma maior relevância ainda maior para a nossa sociedade,” destacou o prefeito.
Para a Secretária de Saúde, Emanuelle Chaves, as conferências são importantes momentos de discussões, e a participação da população é fundamental para que se busque o melhor para a saúde do município. “A saúde pública sempre irá exigir muito de todos nós, usuários e agentes participantes da sociedade. Por isso, este momento é significativo e, com certeza, foi muito produtivo para Mari. O nosso objetivo foi esse, juntar vários segmentos, gestão, governo, trabalhadores da área para discutir propostas que sejam viáveis a nível estadual e federal, pois são nesses âmbitos que o município poderá ser beneficiado”, concluiu.

No evento foi servido almoço aos presentes no próprio local – W.Maison- e ao final, para celebrar a grandiosidade e importância da 4ª Conferência, foi oferecido um coffe Break.
DELEGADOS ESCOLHIDOS:
Maria José da Silva Lima – titular –  segmento usuário do SUS
Raquel Barbosa – suplente – segmento usuário do SUS
Nizelia Marinho de Lima – titular – segmento trabalhador em saúde
Paula Cristina Marinho – suplente – segmento Governo





Fonte: Assessoria Prefeitura de Mari/PB

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T