ULTIMAS NOTICIAS

domingo, 30 de junho de 2019

Prefeitura de Mari realiza supervisão no plantio de Sorgo Forrageiro na zona rural do município, com resultados surpreendentes


Domingo, 30 de junho de 2019
A Prefeitura de Mari, Zona da Mata Paraibana, através dos Técnicos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário (SMDEA), fez supervisão no plantio de Sorgo forrageiro (boliviano gigante) e comprovou um desenvolvimento extraordinário no desenvolvimento do mesmo. Essa atividade faz parte das ações desenvolvidas pelo Projeto Propriedade Produtiva que vem desenvolvendo uma série de ações e atividades que objetivam melhorar a vida dos residentes na Zona Rural; dentre elas, está sendo realizada a ação denominada de “Boi Verde”; na qual, o bovino é alimentado com ração natural, seja inatura ou fenada. Com isso, o animal apresenta uma carne mais saudável, saborosa e macia.
Segundo a professora Aline da UFPB/CCA, a cultivar do sorgo é muito produtiva, seja pela precocidade (média de 100 dias para a colheita) seja pela quantidade de massa verde que ele oferece. Por se tratar de um experimento, o acompanhamento de se dar de forma periódica, tanto pela professora e sua equipe quanto pelos servidores da SMDEA. A perspectivas para a colheita é que seja realizada nos próximos 35 a 40 dias, dependendo do andamento do amadurecimento dos grãos.

Ainda, segundo a professora Aline, a previsão de produção é de cerca de 100 toneladas de massa verde a ser colhida por hectare. Por outro lado, o gerente de Agropecuária da SEMDEA, Erick Paiva, relatou “que a transformação do sorgo em silagem ficará em torno de 12 centavos/quilos, que segundo ele, é um preço bem competitivo se comparado aos outros tipos de ração que estão sendo vendidos no comércio. Além, é claro, da utilização da mão de obra local e da agregação de valor um produto desenvolvido no próprio município”, concluiu.
Para o secretário da SEMDEA, Severino Ramo, “o objetivo do experimento é o mesmo que norteia as demais ações da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário e da gestão pública municipal: a geração de renda, a valorização dos residentes na zona rural, a preservação do meio ambiente, com a consequente melhoria da qualidade de vida dos munícipes, resumiu o secretário da pasta”, frisou.

O trabalho de supervisão do plantio do sorgo é realizado pelo Gerente de Agricultura Adelaido de Araújo, o qual é entusiasta da política de produção de alimentação para os animais feita no próprio município.








Assessoria Prefeitura de Mari/PB

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T