ULTIMAS NOTICIAS

Com apenas sete votos, suplente assume cargo de vereador em Curral Velho


Quinta-feira, 11 de julho de 2019
Suplente foi convocado para assumir o cargo após a morte do titular do cargo em acidente de moto
Bernardino foi eleito com surpreendentes sete votos. Foto: Eduarda Costa/Câmara de Vereadores de Curral Velho
Sete é comumente um número razoável de membros de uma mesma família. Na política, não raro, alguém vira piada por ter conquistado apenas votos de pais e irmãos. Só que em Curral Velho, a 371 quilômetros de João Pessoa, teve um suplente que acabou “se dando bem”. A morte do vereador mais votado na cidade se transformou na porta de entrada para uma improvável posse na Câmara Municipal. Trata-se de João Bernardino Pereira (PR), de 49 anos, dono de humildes sete votos nas eleições de 2016. Ele assumiu a vaga deixada pelo vereador mais votado na cidade, Antônio Carnaúba (PR), morto em acidente de moto no mês passado.

Vejam o contraste absurdo. Enquanto Carnaúba recebeu 237 votos, Bernardino se colocou entre os “lanternas” na disputa com pífios sete, o equivalente a 0,39% dos votos válidos no município. Entre os empossados na cidade, o menos votado até então era Lela (PSDB), com 107 votos. A situação, lógico, causou insatisfações na cidade. Outra suplente, Cícera Mota dos Santos, conhecida como Cicinha de João Paulo (PSDB), judicializou a questão. Ela conquistou 99 votos no pleito e agora briga pela vaga. A suplente deu entrada com pedido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para ficar com a vaga.

Procurado pelo G1, o presidente da Câmara de Curral Velho, Cleonaldo Leite (PSB), demonstrou desconforto com a situação. Ele explicou que a posse aconteceu em uma sessão realizada na Câmara na segunda-feira, com a presença dos demais colegas de casa. “Cumprimos o regimento e empossamos Bernardino. Sabemos que ele teve menos de 1% dos votos válidos, mas a legislação eleitoral havia indicado que ele era o suplente”, comentou o presidente, ao ser abordado pelo G1.

Morte em acidente
Antônio Carnaúba morreu na madrugada do dia 28 de junho deste ano, no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Ele foi socorrido para a instituição de saúde após sofrer um acidente de moto. Ele ficou internado por um dia, mas não resistiu aos ferimentos. O acidente foi registrado na PB-370, na saída da cidade de Curral Velho, localizada na região do Sertão da Paraíba. O salário pago a cada um dos vereadores da cidade é de R$ 3 mil.





Blog do Suetoni Souto Maior com Jornal da Paraíba e G1

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T