ULTIMAS NOTICIAS

Governo da PB define Instituto Acqua para administrar Hospital de Trauma de João Pessoa


Terça-feira, 02 de julho de 2019
Definição de nova Organização Social para Hospital de Trauma havia sido firmada em TAC assinada pelo governador com MP após Operação Calvário.
Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa vai ser administrado emergencialmente pelo Instituto Acqua — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
O Instituto Acqua, com sede em São Paulo, foi definido como a Organização Social (OS) que vai administrar o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. A confirmação foi dada pela Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) no final da tarde desta terça-feira (2). De acordo com a SES, a OS já assinou o contrato emergencial e vai administrar a unidade durante seis meses.

A mudança no comando do Hospital de Trauma de João Pessoa se dá em cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta assinado pelo governador João Azevêdo (PSB) em que ele firma o compromisso de não renovar os atuais contratos firmados com organizações sociais no Estado por conta da Operação Calvário. O termo foi firmado com o Ministério Público da Paraíba em abril de 2019.

No dia 20 de junho, a SES havia credenciado duas Organizações Sociais, além do Instituto Acqua - Ação, Cidadania, Qualidade Urbana e Ambiental, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Birigui, para concorrer ao pleito. O credenciamento havia habilitado as duas instituições a firmarem contrato com estado da Paraíba.

O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, lembrou que o contrato será permanentemente avaliado no cumprimento de suas metas e qualidade do serviço pela Secretaria de Estado da Saúde, Controladoria Geral do Estado e pelos órgãos de controle. A escolha da Organização Social obedece aos critérios adotados pelo governo no TAC.

O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa é um dos maiores do estado, sendo referência em diversas especialidades, atendendo emergência e urgência, vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência (física e sexual), queimadura e doenças clínicas em suas fases agudas (AVC e hemorragias digestivas).

A equipe é composta por mais de dois mil profissionais, sendo 438 médicos, 365 enfermeiros e 354 técnicos de enfermagem. São mais de 20 especialidades e possui 331 leitos, sendo 35 de UTI. A unidade atende a população da Grande João Pessoa e municípios adjacentes, com cerca de 7 mil atendimentos por mês.

Instituto Acqua
Há 20 anos o Instituto Acqua atua na área de saúde pública e privada em todo o território nacional. Na Paraíba desde 2018, a OS atua em quatro municípios, sendo responsável pela administração das UPAs de Princesa Isabel, Santa Rita e Guarabira, e pelo Reabilita, o Centro Especializado em Reabilitação em Sousa.





G1 PB

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T