ULTIMAS NOTICIAS

Rebelião em presídio de Altamira, no Pará, deixa ao menos 52 mortos

Terça-feira, 30 de julho de 2019
Outros 16 foram decapitados; dois agentes penitenciários mantidos reféns foram liberados após uma hora de negociação
Chamas tomam instalações do presídio de Altamira, no Pará. Foto:Reprodução/Twitter
ALTAMIRA (Pará) — Uma rebeliãono Centro de Recuperação Regional de Altamira, no Sudoeste do Pará, deixou ao menos 52 mortos na manhã desta segunda-feira. Segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), 16 pessoas foram decapitadas.

Os detentos fizeram uma rebelião que durou cinco horas, das 7h às 12h,  na manhã desta segunda-feira. Dois agentes penitenciários mantidos reféns por uma hora, foram liberados pós uma negociação, que envolveu o juizado de Altamira, o Ministério Público e a Polícia Civil.

De acordo com a Susipe, presos do bloco A, de uma mesma facção criminosa, invadiram o anexo do presídio, onde vivem custodiados membros de um grupo rival. Uma briga entre essas organizações de criminosos teria motivado a rebelião. O motim durou cerca de cinco horas.

— Nosso serviço de inteligência não apontou possibilidade para ataques. Nenhum de nossos detentos fez exigências recentemente que pudesse levar a essa possibilidade. Tudo ocorreria normalmente — disse o Secretário da Susipe, Jarbas Vasconcelos.

Do lado de fora da unidade, famílias de internos aguardam por informações de parentes.

— Ninguém fala nada, não temos notícia alguma. Estou aqui sem sabe se meu sobrinho está vivo ou morto — conta a dona de casa, Clarissa Silvano.

Ao GLOBO, Vasconcelos afirmou que a unidade prisional tem capacidade para 208 detentos, mas atualmente o número era de 372 presos. Chefes de segurança do estado são aguardados na tarde desta segunda-feira para acompanhar a situação no Centro de Recuperação.

O governador do Pará, Helder Barbalho, do MDB, disse que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, acompanha a situação em Altamira. Barbalho contou ter recebido uma ligação de Moro no inicio desta tarde, onde o ministro prometeu fazer uma reunião de emergência para tratar do assunto.





Luan Santos, Especial para O GLOBO

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T