ULTIMAS NOTICIAS

Wilson Santiago enaltece Troféu Gonzagão, o ‘Oscar do Nordeste’

Terça-feira, 20 de agosto de 2019
O deputado federal Wilson Santiago (PTB) usou a tribuna da Câmara dos Deputados para enaltecer a realização de mais uma edição do Troféu Gonzagão, que visa a homenagem e valorização da cultura nordestina e ocorre nesta quarta-feira (21), em Campina Grande, com a previsão da participação de mais de cem artistas identificados com o Nordeste.

“Há 11 anos, em 2008, surgia a ideia da criação de um troféu que homenageasse a cultura nordestina, seja na música, no teatro, na literatura popular e erudita, no cinema, enfim, em todos os campos onde a criatividade dos nordestinos se manifestasse. Aprovada a ideia, o nome a ser consagrado como o símbolo maior da cultura nordestina se impôs: Luiz Gonzaga, o Gonzagão. Afinal, quem teria condições de suplantá-lo, apesar de outros nomes muito fortes no território da cultura regional do Nordeste”, destacou.

Para o parlamentar, o festival que ocorre na Paraíba todos os anos entrou no calendário cultural da região e, por tal razão, mereceu a menção honrosa feita por ele na principal Casa Legislativa do País.

“Hoje, o Troféu Gonzagão faz parte do calendário cultural da Paraíba, tendo, ao longo do tempo, se firmado como uma espécie de Oscar do Nordeste, tamanha é a sua importância para a região. Portanto, vale a pena registrar, nos anais desta Casa, a realização de mais essa versão do Troféu Gonzagão, por toda a importância adquirida pelo evento ao longo dos anos, na glorificação, mais do que justa, da cultura nordestina”, justificou.

Troféu Gonzagão 2019
A edição deste ano da premiação homenageia os cearenses Fagner e Alcymar Monteiro, os paraibanos Jackson do Pandeiro (que no próximo dia 31 de agosto festejaria 100 anos de nascimento) e Biliu de Campina, e o pernambucano Silvério Pessoa. Além dos homenageados, a previsão é de que o evento receba mais de 100 artistas e 800 convidados, em uma grande festa que será realizada no auditório do Centro Universitário Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas-Unifacisa, em Campina Grande. O evento já homenageou, ao longo de sua história, diversos músicos, cineastas, escritores e cordelistas, a exemplo do próprio Luiz Gonzaga (que nunca é demais ser homenageado), Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Marinês, Sivuca, Nando Cordel, Zé Dantas, Raimundo Fagner, Alcione, Genival Lacerda, Geraldo Azevedo, Quinteto Violado, Falamansa e Carlinhos Brown, entre outros.





Por: Assessoria

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T