ULTIMAS NOTICIAS

Prefeito e Secretária apresentam a profissionais de saúde e imprensa novos programas que serão lançados em Mari/PB

Quinta-feira, 05 de setembro de 2019
A Prefeitura de Mari, Zona da Mata Paraibana, por meio da Secretaria de Saúde do município apresentou durante evento na casa de recepções WMaison, na tarde desta terça-feira (03),  os quatro novos programas de saúde a serem implementados no município e que devem ser lançados no dia 17 de setembro dentro da programação de aniversário da cidade.

A imprensa e os profissionais da saúde acompanharam atentamente a apresentação dos programas Mamãe Saudável, Cuidados Domiciliares, Sob Medida e Viva Mais.

A secretária Emanuelle Chaves disse que sua equipe trabalhou exaustivamente durante um mês para entregar os programas elaborados, com apresentação de metodologia, objetivos e metas para cada público a ser alcançado.

PROGRAMA MAMÃE SAUDÁVEL
O foco do programa é o pré-natal das gestantes com padronização dos atendimentos oferecidos pelo serviço de saúde municipal que vai criar o “Cartão Fidelidade” onde as gestantes que atenderem os objetivos e cumprirem o calendário cronológico do programa devem receber todo material do enxoval completo da criança.

O programa também vai instituir a Semana do Bebê que será criada por lei municipal que será encaminhada a Câmara Municipal para aprovação dos vereadores.

Com isso, a secretaria municipal de saúde pretende reduzir a zero o número de óbito de bebês em Mari, bem como a qualidade da gestação das mulheres grávidas.

PROGRAMA CUIDADOS DOMICILIARES
Esse programa visa atender muitas das demandas na rede de atenção básica para facilitar a vida de muitos usuários do sistema único de Saúde.

Dentre as principais ações do programa registre-se a coleta domiciliar de exames de sangue, fezes e urina para pacientes acamados e idosos, coleta geral de exames na zona rural, e agilidade na distribuição de materiais as UBS. Contudo, a secretaria vai adquirir duas motocicletas adequadas para fazer o serviço.

Ainda será implementado um software para recebimento de exames laboratoriais com histórico do paciente, onde através da internet e com o número do protocolo do atendimento o próprio paciente pode acessar o resultado do seu exame no site da secretaria de saúde.

Os usuários de insulina, atendidos pelo município, irão receber um “porta insulina”, para armazenar e transportar corretamente os medicamentos, devendo utiliza-lo sempre que for reabastecer nas unidades.

PROGRAMA SOB MEDIDA
Esse programa visar combater a obesidade focado na reeducação alimentar com a disponibilidade de profissionais da área no sentido de orientar e acompanhar esses pacientes.

O programa vai oferecer brinde para os pacientes que conseguirem cumprir metas de desempenho.

PROGRAMA VIVA MAIS
Este é o quarto programa que fecha o ciclo de projetos focados na saúde e sua prevenção. O objetivo principal é a conscientização para os benefícios trazidos para o exercício físico.

Uma série de profissionais estarão disponíveis para acompanhar as pessoas que aderirem ao programa, que além disso vai oferecer espaços públicos estruturados para a prática da atividade física, bem como todo o material de apoio: camiseta, sacola e garrafa de água.

As mulheres terão espaço exclusivo para elas, com a implantação da hidroginásticas com turmas de até 15 alunas.
A Secretária Emanuelle Chaves ao termino da exposição dos programas lembrou dos investimentos que estão sendo feitos para a execução desses programas. “Nenhum assalariado conseguiria cuidar da saúde de forma preventiva, como estamos oferecendo gratuitamente a população de Mari”, disse.
A vice-prefeita Karina Melo se disse surpresa com o que será oferecido através dos programas apresentados e se comprometeu a incentivar as pessoas a participarem e valorizarem ações importantes como estas.
O Prefeito Antonio Gomes que participou da apresentação dos programas narrou fatos pessoais como exemplo para falar da importância da atividade física para  a saúde. Segundo ele, depois que adotou a pratica de se alimentar de forma saudável e realizar atividades físicas a sua qualidade de vida melhorou consideravelmente.

Gomes ainda enalteceu o trabalho da Dra. Emanuelle Chaves a frente da pasta da saúde, desde a metade de sua primeira gestão.

Nesta quarta-feira (04) a Secretária Emanuelle estará no Programa Liberdade de Expressão da Rádio Araçá FM apresentando com detalhes para toda a população de Mari a metodologia dos programas.

Participaram do evento de apresentação dos programas, o Secretário Adjunto da Saúde, Nilcélio Antonio, a Secretária de Desenvolvimento Humano, Rosineide Cunha, e a presença em massa a presença dos servidores de todos os setores da saúde, além da imprensa que se fez presente, com o repórter Pedro Graciano, da Rádio Rural de Guarabira, Larissa Jéssica, do Portal O Farol, e  Marcos Sales,  pela Rádio Araçá FM.

Mais fotos no link: http://www.mari.pb.gov.br/prefeito-e-secretaria-apresentam-a-profissionais-de-saude-e-imprensa-novos-programas-que-serao-lancados-em-mari-pb/





Por: ASCOM COM EXPRESSO PB.NET

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T