ULTIMAS NOTICIAS

TINHA 3 QUILOS: Homem tira tumor do tamanho de uma bola de futebol do pescoço


Domingo, 17 de novembro de 2019
Um homem de 81 anos removeu um tumor do tamanho de uma bola de futebol no pescoço. O caso foi divulgado nesta quinta-feira (14).
Milton Wingert, 81, teve que retirar o tumor que pesava 3 kg
A massa cancerosa pesava cerca de três quilos e media 23 centímetros, de acordo com Nazir Khan, cirurgião que operou o paciente, em entrevista à CNN. Após sete horas de cirurgia, o tumor foi removido.

Segundo Khan, o homem, chamado Milton Wingert, foi diagnosticado com sarcoma pleomórfico em maio. Naquela época, entretanto, o tumor tinha o tamanho de um tomate-cereja e não apresentava incômodo. Mas uma das características desse tipo de câncer é seu rápido crescimento, e no mês seguinte ele já havia atingido a forma de uma maçã. Wingert, então, decidiu operar.

O problema é que a cirurgia de fato só ocorreu no dia 5 de novembro. Os dois primeiros cirurgiões que o paciente procurou não quiseram realizar o procedimento, por causa dos riscos. O tumor havia crescido em torno da artéria carótida do homem, que fornece sangue ao cérebro, pescoço e rosto. A cirurgia seria de risco justamente porque poderia romper esse vaso.

“Eu ficava vendo médicos diferentes e indo a hospitais diferentes, e continuava crescendo e crescendo e ficando cada vez maior”, disse Wingert ao New York Post. Segundo ele, a preocupação aumentava a cada vez que pensava quando iria fazer essa operação. Finalmente, quando ele encontrou Khan, no início deste mês, a cirurgia foi marcada.

Sarcoma pleomórfico
O tipo de câncer que provocou a massa gigante no pescoço de Wingert é chamado de sarcoma pleomórfico. “O sarcoma é um câncer raro. Só 1% dos tumores dos adultos é desse tipo. Entretanto, entre os sarcomas das partes moles, o pleomórfico é o mais comum”, diz André Molina, cirurgião oncológico da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Segundo o médico, a diferença entre o sarcoma e os outros tipos de cânceres são as células que dão origem ao tumor. “O sarcoma tem origem nas células do tecido de preenchimento (músculo, osso, gordura).

O pleomórfico é de alto grau, ou seja, tem maior chance de metástase (quando o câncer se espalha para além do local onde começou) e tem um crescimento rápido. Mas para chegar a um estágio como o de Wingert é difícil. “É um caso de negligência. Em qualquer tumor, a chance de cura é relacionada ao estágio de diagnóstico. Quanto mais demora, maior ele fica, mais invasivo, mais grave e maior chance de metástase. A chance inclusive desse homem ter uma metástase é muito alta”, diz Molina.

O médico afirma que mesmo após a cirurgia é comum a indicação de radioterapia, para controlar o local onde o tumor foi retirado, e quimioterapia, para diminuir as chances de metástase.

É o que irá acontecer com Wingert. Agora, ele está se recuperando em casa, mas deve se submeter a um novo tratamento nos próximos meses, segundo Khan. “Eu sei que ele vai precisar de mais terapia e, portanto, estou receoso, porque sei que ele ainda tem um caminho a percorrer”, disse, à CNN. “Mas, você sabe, eu estou feliz por ele, porque eu sei que ele estava com muito medo antes da cirurgia e ele se saiu bem.”

Ao New York Post, o próprio Wingert parece otimista: “Vou comemorar meu aniversário de 82 anos no final deste mês. É um milagre.





Por: Fonte: UOL - Créditos: UOL

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T