Sexta-feira, 22 de maio de 2020
Matéria da
Prefeitura de Mari/PB
Diante
da procura e reclamações acerca de resultados de exames para detecção do
Coronavírus, realizados em pacientes atendidos na rede municipal, a Secretaria
de Saúde do Município de Mari-PB, vem a público esclarecer que:
1 ) o exame denominado SWAB para diagnóstico do covid, onde
profissionais de saúde do Município realizam a coleta das amostras de secreções
do paciente, entre o 1º ao 7º dia, a contar do início dos sintomas, sendo
imediatamente enviado para análise no laboratório central do Estado – LACEN.
2) Dessa forma, cabe esclarecer que o prazo para análise do
material e posterior comunicado do resultado do exame é de competência
exclusiva do LACEN, não havendo nenhuma ingerência ou responsabilidade desta
Secretaria quantos a possíveis atrasos que possam ocorrer. Importante destacar
que situações de atraso nos resultados do LACEN já ocorreram em outras ocasiões
e vem se repetindo há alguns dias.
3) A vigilância epidemiológica de Mari, diariamente, verifica a
liberação dos exames e vem mantendo contato com o laboratório no intuito de
receber os exames.
4) Os testes rápidos para detecção de anticorpos é feito no
CEAS, neste Município, e são aplicados aos pacientes entre o 8º e o 15º dia, a
contar do início dos sintomas do paciente, cujo resultado sai em poucas horas, sendo informado
imediatamente ao paciente ou a UBS responsável pelo monitoramento.
5) Resta também esclarecer ainda que, todos os pacientes
atendidos na rede municipal de saúde e, que apresentem quadro clínico com
suspeita da COVID 19 são orientados a manter-se em isolamento domiciliar, pelo
tempo mínimo de 14 dias, independente do resultado de
6)Todos os pacientes que são atendidos pela rede municipal de
saúde são devidamente registrados e comprovadamente monitorados pelas equipes
de saúde na evolução do sintomas e quadro clínico.
Acreditando ter contribuído para um melhor esclarecimento dos
serviços ofertados, aproveitamos a oportunidade para lembrar que a nossa Rede
Municipal de Saúde passou a contar com serviço exclusivo para atendimento de
pacientes sintomáticos e uma linha telefônica para tirar dúvidas de pacientes e
da população acerca do Coronavírus.
Mari-PB, em 19 de maio de 2020.
EMANUELLE CHAVES C. TRINDADE – SECRETÁRIA DE SAÚDE
Por:
Assessoria da Prefeitura de Mari/PB