ULTIMAS NOTICIAS

Secretaria de Saúde do município de Mari emite nota de esclarecimento sobre resultados de exames do Coronavírus

Sexta-feira, 22 de maio de 2020
Matéria da Prefeitura de Mari/PB
Diante da procura e reclamações acerca de resultados de exames para detecção do Coronavírus, realizados em pacientes atendidos na rede municipal, a Secretaria de Saúde do Município de Mari-PB, vem a público esclarecer que:

1 ) o exame denominado SWAB para diagnóstico do covid, onde profissionais de saúde do Município realizam a coleta das amostras de secreções do paciente, entre o 1º ao 7º dia, a contar do início dos sintomas, sendo imediatamente enviado para análise no laboratório central do Estado – LACEN.

2) Dessa forma, cabe esclarecer que o prazo para análise do material e posterior comunicado do resultado do exame é de competência exclusiva do LACEN, não havendo nenhuma ingerência ou responsabilidade desta Secretaria quantos a possíveis atrasos que possam ocorrer. Importante destacar que situações de atraso nos resultados do LACEN já ocorreram em outras ocasiões e vem se repetindo há alguns dias.

3) A vigilância epidemiológica de Mari, diariamente, verifica a liberação dos exames e vem mantendo contato com o laboratório no intuito de receber os exames.

4) Os testes rápidos para detecção de anticorpos é feito no CEAS, neste Município, e são aplicados aos pacientes entre o 8º e o 15º dia, a contar do início dos sintomas do paciente, cujo resultado sai em poucas horas, sendo informado imediatamente ao paciente ou a UBS responsável pelo monitoramento.

5) Resta também esclarecer ainda que, todos os pacientes atendidos na rede municipal de saúde e, que apresentem quadro clínico com suspeita da COVID 19 são orientados a manter-se em isolamento domiciliar, pelo tempo mínimo de 14 dias, independente do resultado de

6)Todos os pacientes que são atendidos pela rede municipal de saúde são devidamente registrados e comprovadamente monitorados pelas equipes de saúde na evolução do sintomas e quadro clínico.

Acreditando ter contribuído para um melhor esclarecimento dos serviços ofertados, aproveitamos a oportunidade para lembrar que a nossa Rede Municipal de Saúde passou a contar com serviço exclusivo para atendimento de pacientes sintomáticos e uma linha telefônica para tirar dúvidas de pacientes e da população acerca do Coronavírus.

                                        
                                               Mari-PB, em 19 de maio de 2020.
                         EMANUELLE CHAVES C. TRINDADE – SECRETÁRIA DE SAÚDE





Por: Assessoria da Prefeitura de Mari/PB

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T