ULTIMAS NOTICIAS

Com menor taxa de letalidade no Nordeste, PB chegou a platô da covid-19, diz secretário

Quinta-feira, 16 de julho de 2020

Matéria de Marília Domingues

Daniel Beltrammi, secretário executivo Foto: Divulgação/Secom PB

O secretário executivo da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrami, comentou em entrevista nesta quinta-feira (16), que a Paraíba tem chegado a um platô no número de casos de covid-19 e é o estado com a menor taxa de letalidade da doença no nordeste.

“Nas condições que temos com pessoas circulando e outras se mantendo em casa, temos esse número quase total regular. Os que vão se apresentando não tem oscilação, é isso que forma esse platô, mas o número de casos novos ainda é elevado e a única forma de fazer com que isso não venha a piorar é se proteger. Quem pode ficar em casa, se protege e fica, quem sai usa máscara, lava as mãos com frequência e evita lugares aglomerados”, disse.

Outros componentes são importantes para a Paraíba apresentar essa taxa, um deles é o fato de ser o estado que mais testa no Nordeste e o sexto no país. “Isso é importante porque conseguimos conhecer com clareza como o vírus está circulando e ajuda a estar mais preto das pessoas para que elas entendam quais são os sintomas de alarde e quando é adequado buscar serviços de saúde

Flexibilização: O secretário afirmou que a análise é feita com base em 15 dias de avanço, analisando vários quesitos. “Acabamos de completar a primeira semana após a terceira avaliação e já ouve avanço com a liberação da retomada de algumas atividades com novas regras. É preciso tomar cuidado porque o comércio varejista e transporte público podem contaminar muito”, destacou.

Vacina: De acordo com Beltrami, todos desejam que a vacina funcione quando estiver disponível e que os estudos, apesar de avançados, estão na metade do caminho. “Tenho a sensação de que uma vacina que irá atender à demanda mundial não vá se apresentar antes do final do ano. É bem provável que uma vacina segura esteja disponível na metade do próximo ano, mas o que conhecemos sobre vacina, entendemos que há um otimismo excessivo que gera esse sentimento também nas pessoas. O combate efetivo ao vírus são as medidas comportamentais e não se expor a ele”, finalizou.


Por: Marília Domingues

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T