Sexta-feira, 09 de abril de 2021
Matéria do Parlamento PB
O reitor da Universidade Federal da Paraíba
(UFPB), professor Valdiney Gouveia, disse nesta sexta-feira (9)ParlamentoPB que
é coerente a proposta feita pelo presidente da Assembleia Legislativa da
Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino, da concessão de bonificação de 10%
nas notas do Enem para alunos da Paraíba.
“De fato, já tínhamos acordado essa
possibilidade. O pedido do deputado Galdino é coerente com o que pretendemos.
Entretanto, unicamente isso poderá ser feito no próximo ano, uma vez que no
edital vigente isso não estava previsto. Teremos novidades no próximo ano”,
anunciou Valdiney Gouveia.
O deputado Adriano Galdino apresentou requerimento
na Casa solicitando aos reitores da UFPB, Valdiney Gouveia, e da Universidade
federal de Campina Grande (UFCG), Antônio Fernandes Filho, uma bonificação de
ao menos 10% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os
estudantes que cursaram o ensino médio e residem no território paraibano.
Adriano justifica seu pleito afirmando que a
medida estabelece critérios de inclusão regional, bem como estimula o acesso
aos estudantes do Estado a universidades. Ele lembra que a iniciativa tem sido
cada vez mais frequentes nas Universidades Públicas brasileiras, no intuito de
fortalecer a influência regional no ingresso de estudantes ao ensino superior.
“O presente requerimento tem como objetivo
sensibilizar toda a comunidade acadêmica e estudantil em resguardar a política
já implantada em diversas universidades federais e expandi-la o máximo possível
para todo o Brasil, sobretudo em nosso Estado, como forma de democratizar o
acesso à educação superior e a reduzir as desigualdades regionais do país,
garantindo a permanência de estudantes e futuros profissionais nas cidades do
interior, além de trazer benefícios para as populações locais”, afirmou.
O presidente da Assembleia ressalta que “a
própria Constituição Federal, em seu art. 3º, inciso III, admite iniciativas
que visam erradicar a marginalização e desigualdades regionais, e o Decreto nº
7.824, de 11 de outubro de 2012, autoriza as Instituições federais de ensino a
criarem outras modalidades de ação afirmativa, a exemplo da reserva de vagas”.
“As universidades públicas brasileiras
constituem um verdadeiro celeiro de ações afirmativas e que acabam servindo
como uma caixa de ressonância para o fortalecimento dessas ações nos demais
segmentos da sociedade. Entre 2003 e 2014, período no qual foram criadas 18
universidades no país, o número de municípios atendidos por essas instituições
aumentou em 153%, e o número de matrículas na graduação presencial saltou de
500.459 para 932.263. A política de interiorização do ensino superior produz,
portanto, um forte impacto na sociedade”, comentou.
Adriano acrescenta que interiorização tem como
propósito democratizar o acesso à universidade pela população das cidades
pequenas e médias. “O objetivo de nosso requerimento é tornar o estado da
Paraíba um dos pioneiros do país na adoção dessa ação afirmativa, valorizando
significativamente os estudantes de nossa terra na conquista do tão sonhado
acesso à Universidade”, completou.
Por: ParlamentoPB