ULTIMAS NOTICIAS

Serra do Catolé, em Gurinhém, na PB, é destino turístico com trilhas, clima ameno e comida típica

Segunda-feira, 19 de julho de 2021
Reportagem foi exibida no programa Sabores do Nordeste.
Serra do Catolé fica localizada no município de Gurinhém, na Paraíba — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
A viagem começa na BR-230, principal ligação entre João Pessoa e Campina Grande. Às margens da rodovia, na altura do km 96, é preciso fazer o contorno voltando para João Pessoa e pegar o acesso ao Sítio Boqueirão, em Gurinhém, a 75 quilômetros da capital.

A cidade oferece, o inverno, garoa e frio, típicos da região nessa época do ano. O trecho de terra é tranquilo. Um simples carro de passeio segue pelo local sem problemas, aproveitando a paisagem, com tudo verdinho.

O caminho até a cidade atravessa quatro propriedades. De porteira em porteira, é seguido o rumo até a Serra do Catolé. O acesso é livre.

A trilha revela muitas surpresas. As paisagens existem para serem contempladas, uma mais bonita que a outra.
Clima ameno e garoa são característicos de Gurinhém nessa época do ano — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
Edjane Cavalcante tem o privilégio de acordar todo dia com uma bela vista na varanda de casa. "É lindo acordar todos os dias olhando essa paisagem. É muito bom", conta Edjane.

A Pedra da Raposa é um dos pontos mais altos do município de Gurinhém. O percurso é um pouco complicado, mas, com um guia, o visitante encontra facilidades.

Elidiane Cavalcante nasceu e sempre morou em Gurinhém. Lançou um perfil numa rede social para divulgar a região e virou guia de trilhas que levam até os pontos mais altos do município de Gurinhém.

"Foi no momento que eu fiquei desempregada. Eu passei um mês pensando no que fazer. Eu pensei em criar o perfil e mostrar as belezas da serra. Inicialmente foi apenas para divulgar fotos. Aí surgiu o pessoal com vontade de vir conhecer e assim virou profissão", revela Elidiane.

Edvaldo é o irmão e parceiro na empreitada turística. Não imaginava que a ideia daria tão certo. "Eu sempre apreciei a beleza daqui", ressalta.
Elidiane e Edvaldo são irmãos e guias turísticos em Gurinhém, na Paraíba — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
Na parada para o almoço, galinha de capoeira guisada e fava. Comida caseira, simples, mas gostosa demais, com um belo tempero e um bom preço.

Depois do almoço, é possível seguir para a Pedra do Urubu, outro ponto tão alto quando a Pedra da Raposa. São 420 metros acima do nível do mar. Do alto, é possível ser a Pedra da Raposa e todo o vale de outro ângulo. A Serra do Catolé é uma experiência para lembrar o quanto a Paraíba é rica e cheia de destinos surpreendentes.



Por Hildebrando Neto, TV Cabo Branco

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T