ULTIMAS NOTICIAS

Lançamento do Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais

Sexta-feira, 24 de setembro de 2021
Matéria da Assessoria de Comunicação
Na manhã desta quinta-feira, 22, foi lançado na cidade de Campina Grande o Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba – PLANES.

O PLANES é resultado de um movimento de agricultores e produtores familiares, cooperativas, associações e instituições ligadas ao setor rural, universidades e o Instituto Nacional do Semiárido.

E teve por objetivo apresentar à sociedade paraibana uma análise situacional dos principais problemas dos APLs da agropecuária, reivindicando e propondo aos atores político-institucionais (públicos e privados) as propostas emergenciais que constituem os eixos estruturantes capazes de superar estas adversidades em um horizonte de curto e médio prazo e os elementos básicos de uma nova política para os APLs da agropecuária familiar paraibana.

O município de Mari foi um dos grandes destaques do evento, visto que o gerente municipal de Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável, Adelaido Araújo foi o coordenador do evento, e também por sido um dos idealizadores da construção do PLANES; por outro lado, houve a exposição dos produtos derivados de raízes de mandioca oriundos do Grupo de Mulheres Semente da Terra do assentamento Tiradentes e do Grupo MANDI Derivados de Mandioca, do Sítio Pirpiri, os quais fizeram muito sucesso. O presidente da Câmara Municipal, o senhor Alisson Gomes, também participou do lançamento do PLANES.

Ainda como ponto positivo, registramos que o nosso município está inserido em três Arranjos Produtivos Locais, quais sejam: Caprino Ovinocultura, Bovinocultura e Mandiocultura, sendo que este último foi pensado, planejado e coordenado pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário, tendo o secretário.

Severino Nascimento como articulador institucional e Adelaido Araújo com coordenador técnico.

As bases para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do município de Mari estão sendo construídos de forma técnica, sólida, efetiva e permanente.

Será com o plantio de boas sementes, com o uso das práticas apropriadas e os cuidados necessários que iremos colher os melhores frutos num futuro breve! Todas as fotos desta matéria estão no link: https://mari.pb.gov.br/lancamento-do-plano-estadual-de-fortalecimento-e-desenvolvimento-dos-arranjos-produtivos-locais/



Por: Assessoria de Comunicação

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T