ULTIMAS NOTICIAS

Doações de órgãos crescem na PB; fila de espera ainda tem 510 pessoas

Sábado, 12 de março (03) de 2022
Nos três primeiros meses deste ano, o número de doadores subiu de oito para dez
(Foto: Reprodução/Secretaria de Saúde)
As doações de órgãos para transplantes aumentaram no início deste ano, na Paraíba. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), nos três primeiros meses de 2022, o número de doadores efetivos subiu de oito para dez. Um crescimento de 25% em comparação com o mesmo período do ano passado.

O número de transplantes também aumentou, em mais de 16%. Até março de 2021, o estado somou 49 cirurgias. Este ano, já foram feitos 57 procedimentos.

Mesmo com o crescimento no número de doações e transplantes, a Paraíba ainda tem 510 pessoas na fila aguardando por um órgão. São 302 à espera de uma córnea, cinco esperando um coração, 18 aguardam um fígado e 185 precisam de um rim.

“Nunca é fácil tomar uma decisão numa hora de tanta dor, por isso o trabalho da Central é feito com muito respeito, responsabilidade e seriedade. Nosso intuito maior sempre é salvar vidas”, explica a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplantes, Rafaela Carvalho.

Ultima doação
A última doação de múltiplos órgãos registrada na Paraíba aconteceu na madrugada dessa quinta-feira (10), no Hospital Estadual de Emergência e Trauma de João Pessoa. O doador teve morte cerebral confirmada, na noite da terça-feira (8). A doação só aconteceu após a autorização familiar.

O fígado foi para um paciente de 67 anos, morador do Rio de Janeiro, o rim esquerdo foi implantado em um menino de oito anos do estado de São Paulo, e o rim direito foi encaminhado para uma adolescente de 15 anos, do Rio Grande do Norte. As córneas foram levadas para o Banco de Olhos.

Central de Transplantes
A sede da Central de Transplantes da Paraíba funciona no prédio anexo ao Hospital de Trauma da Capital. Os telefones para entrar em contato são: (83) 3244-6192 (João Pessoa) e (83) 3310-9252 (Campina Grande).



Por: Portal T5

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T