ULTIMAS NOTICIAS

Bispos do Nordeste serão recebidos pelo papa Francisco esta semana

Terça-feira, 17 de maio-05 de 2022
Matéria da Assessoria da CNBB NE 2
Foto: Padre Francisco Fernandes – Arquidiocese de Natal
O episcopado do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2 – PB, PE, RN e AL) deu início, nesta segunda-feira (16), à Visita ad Limina Apostolorum.

Ao todo, serão cinco dias intensos de reuniões com os dicastérios e organismos da Cúria Romana, e celebrações nas basílicas papais, culminando com uma audiência com o Papa Francisco, no dia 20.

Essa peregrinação a Roma acontece a cada cinco anos e estava prevista para 2020, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19.Visita ad limina Apostolorum significa no liminar, na soleira, nos limites ou estradas das Basílicas dos Apóstolos Pedro e Paulo.

Segundo a tradição, os bispos diocesanos e outros prelados visitam os sepulcros dos Apóstolos conservados na cidade italiana.

Bispos, arcebispos e administrador diocesano da CNBB NE2 chegam para esse momento após uma semana de peregrinação por Assis, Laciano e San Giovanni Rotondo.

Foram momentos de oração e partilha entre os pastores sobre a caminhada pastoral e espiritual de cada uma das 21 dioceses do Regional.

“Com o recente Motu Proprio Praedicate Evangelium, percebemos que, com a reforma da Cúria Romana, o papa deseja que os organismos da Cúria sejam instrumento de diálogo, de partilha de experiências, de correção de rumos, de aprendizado. Queremos, então, compartilhar nossa história eclesial e missionária vivida nestes últimos anos, especialmente as agruras e esperanças da travessia desse tempo de pandemia”, afirma o bispo de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson.

Às 10h30 da sexta-feira ocorrerá a audiência com o papa Francisco.

No encontro com o Pontífice, os bispos apresentam um relatório sobre o estado pastoral das dioceses e ouvem seus conselhos. A visita ad Limina, para as Igrejas diocesanas, é ocasião para consolidar os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma.

“Queremos falar ao papa sobre nossa solidariedade em seus sofrimentos físicos, nas calúnias, incompreensões e perseguições sofridas. Queremos renovar nossa mais profunda unidade com o seu magistério”, disse dom Paulo Jackson.



Por: * Fonte: CNBB NE 2

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T