ULTIMAS NOTICIAS

Em Entrevista na Rádio Araçá, secretária Emanuelle Chaves, destaca triagem de catarata para cirurgia e aquisição de Colposcópio

Quarta-feira, 01 de junho-06 de 2022
Matéria do Acyr Lessa - Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde de Mari
Nesta segunda (30) na Rádio Araçá FM, em entrevista ao programa Liberdade de Expressão sob o comando de Marcos Sales e Jaílton Alves, a secretária de saúde de Mari Emanuelle Chaves, informou que na próxima quinta-feira 2 de junho, a secretaria de saúde estará realizando triagem para diagnóstico da catarata, especialmente para idosos a partir de 60 anos que não estão conseguindo enxergar bem (visão baixa ou visão nublada).

Na triagem a pessoa realiza um exame simples de vista para diagnosticar se é portadora da doença e, nos casos positivos, é encaminhada para exames laboratoriais na quinta-feira, e risco cirúrgico no sábado. A expectativa da secretaria é que o procedimento cirúrgico seja realizado ainda no mês de junho.

A catarata é a maior causa reversível de cegueira entre os brasileiros. Com a doença a pessoa fica com a lente natural do olho opaca, o que dificulta o foco da imagem pela retina. As causas são atribuídas a diversos fatores, estando associadas a diabetes, nutrição, infecções, traumatismos, envelhecimento, entre outras.

Na entrevista, Emanuelle falou sobre uma grande conquista em favor da saúde da mulher. A secretaria de saúde adquiriu um Colposcópio, aparelho que funciona como um microscópio para realização de colposcopia. O exame ginecológico é realizado em laboratório e permite a análise do colo do útero, vagina e vulva, de forma ampliada e detalhada por conta das lentes de aumento utilizadas no processo. É um exame capaz de analisar os tecidos desses órgãos e diagnosticar lesões benignas (inflamações).

"A aquisição deste aparelho vai permitir grande avanço para atendimento em favor da saúde da mulher mariense. O exame é simples, indolor, não necessita de anestesia, porém garante ao ginecologista o diagnóstico imediato de qualquer lesão com possibilidade de câncer de útero. Mari, mais uma vez se destaca no atendimento a saúde pública municipal com a aquisição de um equipamento moderno para prevenção do câncer do colo de útero” Ressaltou Emanuele.

A secretária comunicou a população que devido ao grande número de protocolos para realização de consultas, exames e cirurgias, o atendimento na secretaria de saúde referente a essas regulações, a partir do mês de junho, será de segunda a quinta-feira. Nas sextas-feiras serão realizadas análises e planejamento para atendimento a essas demandas que foram reprimidas em mais de dois anos de atendimento preferencial a pandemia do novo Coronavírus.



Por: Acyr Lessa - Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde de Mari

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T