ULTIMAS NOTICIAS

Saúde de Mari promove Grupo de Combate ao Tabagismo; Veja como participar!

Quarta-feira, 15 de junho de 2022
Matéria de Acyr Lessa - Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde de Mari
Com o objetivo de reduzir os problemas causados pelo uso do cigarro, a secretaria de saúde de Mari disponibiliza o Programa de Controle do Tabagismo com o compromisso de cuidar da pessoa tabagista auxiliando a se livrar da dependência química do cigarro, ter mais saúde e qualidade de vida.
O Programa de Tabagismo em Mari é desenvolvido através de equipe capacitada, que promove reuniões mensais no Espaço Saúde com a psicóloga Hívia Cavalcante e a enfermeira Emanuelle Helena. Para participar os interessados devem procurar a UBS do Centro, passar por avaliação com o médico Dr José Florismar. Após a consulta, de acordo com a necessidade, são prescritas medicações com o objetivo de cessar o uso do cigarro. As medicações são dispensadas na Farmácia Básica Municipal O uso de medicamentos tem um papel bem definido no processo de cessação do tabagismo, que é o de minimizar os sintomas da síndrome de abstinência à nicotina.
As reuniões são fundamentais para a assistência dos profissionais da saúde, e trocas pessoais durante as rodas de conversa onde são abordadas estratégias específicas com exercícios a serem praticados no dia a dia para abandonar o vício.
Equivocadamente muitas pessoas acreditam que o tabagista é um “viciado”, “sem força de vontade”, “que não deixa de fumar porque não quer”. Não é isso. Na verdade quem fuma sofre de dependência química, ou seja, é alguém que ao tentar deixar de fumar, se defronta com grandes desconfortos físicos e psicológicos que trazem sofrimento, e que pode impor a necessidade de várias tentativas até que finalmente consiga abandonar o tabaco. Entender o que acontece com o tabagista e suas tentativas de parar de fumar é fundamental para que se possa ter a real dimensão do problema. Portanto, se você quer parar de fumar comece escolhendo uma data para ser o seu primeiro dia sem cigarro. Este dia não precisa ser um dia de sofrimento. Faça dele uma ocasião especial e procure programar outra coisa que goste de fazer para se distrair e relaxar.



Por: Acyr Lessa - Assessoria de Comunicação – Secretaria Municipal de Saúde de Mari

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T