ULTIMAS NOTICIAS

CASAMENTO PROTEGE A SAÚDE CARDÍACA PARA AS MULHERES REVELA ESTUDO


ESTUDO BRITÂNICO REVELA QUE O CASAMENTO PROTEGE A SAÚDE CARDÍACA DAS MULHERES

Quarta, 19 de Março de 2014













IMAGEM ILUSTRATIVA
Um novo estudo britânico fornece mais uma evidência de que o casamento faz bem para a saúde. Segundo a pesquisa, publicada nesta quarta-feira na revista BMC Medicine, mulheres casadas têm menores chances de morrer por doença cardíaca do que as que permanecem solteiras.


 Os efeitos do casamento sobre a saúde vêm sendo estudados por uma série de pesquisas. Um trabalho americano publicado no ano passado, por exemplo, avaliou quase 5 000 adultos e concluiu que os solteiros têm mais chances de morrer de forma prematura. Já um estudo do Instituto de Câncer Dana-Farber, nos Estados Unidos, analisou dados de mais de 700 000 indivíduos e concluiu que as chances de um câncer progredir são maiores para quem vive sem um companheiro. 

Casados correm menos risco após cirurgia cardíaca

Análise – A nova pesquisa, feita na Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, buscou entender melhor de que forma o casamento pode afetar a saúde cardíaca das mulheres. Os pesquisadores usaram dados de 734 626 mulheres com 60 anos, em média, e sem histórico de doença cardíaca que haviam participado de um levantamento nacional na Grã-Bretanha. As voluntárias foram acompanhadas ao longo de aproximadamente nove anos.

Segundo os resultados, mulheres casadas ou que viviam com um companheiro tiveram o mesmo risco de desenvolver uma doença cardíaca do que as solteiras. As comprometidas, no entanto, apresentaram um risco de morte causada pela doença 28% menor. 

"Nosso estudo sugere que o casamento diminui o risco de morte por doença cardíaca não porque reduz o risco de a mulher ter a condição, mas sim porque parece mudar a sua resposta ao problema", diz Sarah Floud, coordenadora da pesquisa. Os autores acreditam que uma possível explicação para esse achado seja o fato de maridos ou companheiros incentivarem mulheres a procurarem um médico quando elas sentem algum sintoma de doença cardíaca, além de darem apoio quando elas adoecem.

Um dos segredos da longevidade pode estar em seguir uma conhecida recomendação dos médicos: comer pelo menos cinco porções de frutas e vegetais todos os dias. Um estudo sueco publicado em 2013 acompanhou mais de 70 000 adultos durante 13 anos e descobriu que quem segue essa recomendação vive, em média, três anos a mais do que quem nunca consome frutas e vegetais. Além disso, segundo uma pesquisa da universidade americana Loma Linda, o risco de morte dentro de um período de seis anos chega a ser 12% menor entre vegetarianos em comparação com quem come carne. O consumo de carne vermelha por si só já foi associado a uma chance até 20% mais elevada de mortalidade. A conclusão faz parte de trabalho da Universidade Harvard publicado em 2012.



Fonte: Revista Veja

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T