NA PB, MINISTRO DEFENDE PADRÃO DE SEGURANÇA DA COPA PARA O NORDESTE
Sábado, 09 de Agosto de 2014
Em entrevista concedida na Paraíba, Cardozo elogia segurança no mundial.
Ministro participou de encontro com secretários de estados nordestinos.
José Cardozo participa de encontro na Paraíba
(Foto: Rizemberg Felipe/Jornal da Paraíba)
O ministro da Justiça Eduardo Cardozo se mostrou satisfeito com a atuação da segurança pública do país durante a realização da Copa do Mundo 2014 e defendeu a implantação, nos estados nordestinos, do modelo de segurança utilizado durante o mundial de futebol. As declarações foram feitas durante entrevista concedida nesta sexta-feira (8), no município do Conde, litoral sul da Paraíba. “Conseguimos agregar as forças de segurança e dar um padrão muito bom de segurança pública aos pontos turísticos do país”, afirmou.
Segundo Cardozo, a integração entre os órgãos policiais foi fundamental para o que ele chamou de sucesso durante a Copa. “O segredo foi a integração da inteligência e dos órgãos policiais estaduais e federais. É isso que estamos construindo agora”, declarou Cardozo, no intervalo do encontro realizado com secretários de Segurança do Nordeste.
O ministro disse ainda que o Brasil está aproveitando os equipamentos construídos para a Copa e que o objetivo agora é tentar aplicar esses resultados para a Segurança Pública do país. “Queremos fazer a política de integração no combate ao crime organizado. Queremos fazer uma experiência. Aproveitar no Nordeste aquilo que conquistamos na Copa do Mundo para que nós possamos cada vez mais reduzir a criminalidade, homicídios e crimes patrimoniais”, frisou. “Se nós conseguirmos isso, estaremos demonstrando ao país que, através da junção das forças policiais, podemos ter um resultado excelente que satisfaça a cada um dos cidadãos do nosso território”, destacou.
O Encontro Nacional para Chefes de Organismos de Inteligência (Enchoi) reuniu os secretários da Segurança do Nordeste para discutir avanços e desafios enfrentados nos estados. Na ocasião o secretário de Segurança da Paraíba, Cláudio Lima, anunciou que o estado vai receber R$ 60 milhões para investimentos na área. O encontro, iniciado na quinta-feira, terminou nesta sexta-feira.
Valéria Sinésio
Do G1 PB

