ULTIMAS NOTICIAS

Audiência Pública reúne prefeitos vestidos de pretos em Mobilização sobre a crise dos municípios

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2015
Com o intuito de debater a crise e as dificuldades enfrentadas pelos municípios paraibanos, gerada depois que a Presidente Dilma diminuiu o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), prefeitos e deputados paraibanos se reuniram hoje (24) na Assembleia Legislativa do Estado.
 
O dia de hoje começou com a Mobilização Municipalista Permanente, movimento organizado pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), que reuniu mais de 150 prefeitos paraibanos, na Praça João Pessoa, no Centro da Capital, que culminou com audiência pública realizada no Plenário Deputado “José Mariz”.
Como presidente da Frente Parlamentar Municipalista, o Deputado Buba Germano (PSB) participou da Mobilização junto aos prefeitos e, em seguida, os conduziu ao plenário da Casa de Epitácio Pessoa. Na ocasião prefeitos e prefeitas tiveram a oportunidade de discursar sobre as dificuldades que estão enfrentando e deram sugestões de medidas que o Governo Federal poderia adotar para melhorar o enfrentamento à crise.
Buba Germano em sua fala frisou: “Queremos prestar contas à sociedade. A União não executa os serviços e transfere para os municípios e não arca com os recursos. Um quadro que não é diferente em todo o Brasil”. Ele ainda ressaltou que embora esse movimento não seja deliberativo ele reflete a insatisfação dos gestores diante da política adotada pelo Governo Federal.
O presidente da FAMUP Tota Guedes disse: “Quem mais perde com isso é a população, mal da para pagar a folha, a partir que diminui, o município para de prestar serviços, fica sem dinheiro para fazer um posto médico e aí o gestor se limita a só pagar folha”.
 Além do Deputado Buba e do Presidente da Famup, Tota Guedes, fizeram uso da palavra o representante da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Eduardo Stranz, e os prefeitos André Gadelha (Sousa), Virgínia Ribeiro (Pilar), Francisco das Chagas (São Mamede) e Beto Brasil (Solânea).
 Os prefeitos usavam camisas com frases como: “O valor per capita do Programa Saúde da Família está defasado em 58%”; “R$ 0,30 não paga a merenda escolar” e “R$ 12,00 por mês não paga o Transporte Escolar das crianças”.
Participaram da audiência prefeitos de todas as regiões, a exemplo de Dudu Dantas (Cubati), Graciete Dantas (São Vicente), Acácio Dantas (Picuí), Roberto Vasconcelos (Pedra Lavrada), Aido Lira (Frei Martinho) e Branco (Junco do Seridó).


Com assessoria

Perfil de ""

Formado em radialismo,Cursou A FUNETECE,Ensino médio Completo,E-mail: radialistasergiothiago@gmail.com.
 
Copyright © 2013 PORTAL CONTINENTAL
Design by | T