Domingo, 20 de dezembro de 2015.
A forma
como o Flamengo lida com suas finanças trouxe um grande feito para o clube fora
de campo. De acordo com levantamento pulgado pela BDO Sports Management, o
Rubro-Negro encerrou o ano de 2015 como o clube com maior valor de marca do
futebol brasileiro.
A
pesquisa, feita com 30 clubes, avaliou as receitas de marketing, estádio,
sócios e mídia. Além disto, foram considerados dados financeiros (fluxo de
caixa e diferenciais de marca de cada clube) e pesquisa e dados do torcedor (as
características de cada torcida).
Após cinco
anos, o Flamengo assumiu a liderança, deixando para trás o Corinthians. O clube
encerrou o ano com sua marca avaliada em R$ 1,243 bilhão - R$ 237 milhões a
mais. Segundo a BDO Sports Management, o Rubro-Negro tem 53% de sua força
nas mãos da torcida, enquanto 32% chegam pelas receitas e os outros 15% vêm
através do mercado.
O
Corinthians teve um crescimento no ranking - fechando o ano com seu valor de
marca avaliado em R$ 1,241 bilhão. Porém, sua evolução foi bem inferior à do
Fla: R$ 5,3 milhões. Embora o Timão tenha 53% de sua força na torcida, o clube
tem 24% do seu valor de marca vindo da receita, e destina 23% do mercado.
Mesmo
seguindo na terceira colocação, o São Paulo viu uma desvalorização em sua marca
ao fim de 2015. O clube atualmente tem valor em R$ 878,1 milhões (R$ 1 mi a
menos do que no ano passado). A torcida do Tricolor paulista abrange 41% da
força da marca, enquanto 30% vem do mercado e os outros 29% vêm das receitas
ligadas ao marketing.
O
Palmeiras vem logo em seguida, com sua marca avaliada em R$ 651,2 milhões.
Porém, o clube terminou 2015 com um crescimento de R$ 75,1 milhões em relação
ao ano anterior. Entre suas forças de marca, a torcida abrange 39%, bem próxima
do mercado, que ocupa 36%. As receitas refletem 25% do valor de marca.
O Grêmio
segue na quinta colocação, e evoluindo em seu valor de marca, fechando o ano em
R$ 590,1 milhões - R$ 21,6 mi a mais. Com grande campanha para
sócio-torcedor, o Tricolor gaúcho tem as forças de sua torcida e de receitas
equivalentes: 38% cada. O mercado ocupa 24% de sua força de marca.O
Internacional também permaneceu em sexto, mas encurtou sua distância para seu
maior rival. A equipe encerrou 2015 com a marca avaliada em R$ 580,7 milhões -
R$ 27 mi a mais do que no ano anterior. Sua torcida ocupa 39% do valor de
marca, enquanto 38% vem das receitas e 23% do valor é ocupado pelo mercado.
O Cruzeiro
comprovou novamente o crescimento do valor de sua marca, ultrapassando o Santos
e assumindo a sétima colocação. Os celestes têm seu valor estimado em R$ 512,2
milhões - R$ 105 mi a mais do que no ano anterior. O clube vê sua força de
marca vir especialmente das receitas, que abrangem 41%, seguido da torcida, com
35%, e de 24% vindo do mercado.
O ano de
2015 não foi bom para o Santos em termos fora do campo. Segundo a BDO Sports
Management, o clube terminou 2015 com valor de marca estimado R$ 404,6 milhões
- caindo R$ 11,4 mi em relação ao ano anterior. Com 40%, a força de marca mais
importante dos santistas é o mercado, seguido da torcida, que abrange 37%, e
receitas, com 23%.
O
Atlético-MG manteve sua nona colocação, fechando o ano com valor de marca
apontado em R$ 394,8 milhões - R$ 37,2 mi a mais. Suas receitas têm mais força
de marca, com 38%, seguido da torcida, com 35%, e mercado, com 27%.
Completando
o Top-10, está o Vasco, que fechou 2015 com valor de marca estimado em R$ 359,3
milhões - R$ 19,7 mi a mais do que no ano anterior.
Uol